A mundialmente famosa série “El Chavo del Ocho” teve sua estreia há 45 anos, no México, e em pouco tempo ganhou o mundo com personagens extremamente carismáticos e inesquecíveis: Chaves, Chiquinha, Quiko, Pópis, Nhonho, Dona Florinda, Seu Madruga, Professor Girafales, Seu Barriga, Dona Clotilde (A bruxa do 71), entre outros. A série foi produzida de 1971 a 1992 e em 2006 a Turma do Chaves virou desenho animado, atingindo toda uma nova geração.
A série conquistou milhões de fãs pelo mundo, principalmente pela América Latina. Grande parte do sucesso da série se dá pelo conteúdo que aborda temas universais de forma leve e divertida, isso faz com que todas as culturas e idades se identifiquem com os episódios e as personagens. O sucesso foi tamanho que os atores faziam turnês internacionais, para os países que transmitiam a série na época, eles se apresentavam dançando e atuando ao vivo.
No Brasil, a série se chamava “Chaves” e marcou a infância de várias gerações, mas o ápice de popularidade foi durante os anos 80. Difícil encontrar algum adulto de 40 a 27 que não saiba cantar alguma música do “Chaves”. Vamos relembrar:
“Que bonita a sua rooouuuupa… que roupinha mutcho louuuuca… nela é tudo remendadoooo…”
“Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda… amanhã velho será, velho será, velho será… a menos que o coração, que o coração sustente… a juventude, que nunca morrerá!”
Os episódios se passavam, principalmente, na vila e na escola. Mas em alguns momentos eles gravavam externas, como no caso do famoso episódio em Acapulco. Nada melhor do que comemorar os 45 anos dessa incrível série assistindo as aventuras de Chaves e sua turma no balneário mexicano:
Por Natália Brandão