Com todas as plataformas de streaming que existem hoje – como Spotify, Deezer e Tidal – sabemos como é incomum o ato de comprar um álbum em alguma loja local, né? Não quando se trata de Adele!
Apenas dois dias após o início das vendas do álbum 25, já foi atingida a marca de 500 mil cópias no Reino Unido e 1,9 milhões de CDs nos Estados Unidos, ultrapassando o recorde de Britney Spears com o álbum Oops… I Did It Again, lançado no ano 2000. Mas calma galera! Estes recordes batidos foram apenas nos dois primeiros dias! Acompanhe todo o processo para entender porque Adele se tornou a “quebradora de recordes da história da música” em apenas uma semana!
Porcentagem do total de vendas na semana de lançamento:
Vamos exemplificar para vocês… Na semana do dia 17 de maio de 2001, o álbum da Lady Gaga Born This Way foi responsável por 19,6% das vendas no MUNDO TODO! Ou seja, os outros artistas venderam os seus CDs, mas a Rainha Gaga liderou com 19,6% do total de vendas.
Backstreet Boys, ‘N Sync, Britney Spears e entre outros bateram recordes e brilharam com os lançamentos de seus álbuns, mas a poderosa Adele ultrapassou todos com folga e 25 foi responsável por 42% das vendas do mercado da música na semana do lançamento. Quase METADE! Só para termos uma noção, o álbum 25 foi produzido para vender 2,9 milhões de cópias em uma semana, nos Estados Unidos, mas em apenas três dias foram vendidas 2,3 milhões! Queremos ver quando e quem irá bater essa marca histórica…
UOL! Adele é destruidora mesmo, heim!
Mas agora, teletransportando Adele para o ano 2000, como seriam as vendas da cantora na época de ‘N Sync e Backstreet Boys?
Mais de 7 milhões de vendas seriam feitas! O que podemos concluir? Pode ser em 2000 ou 2015, Adele definitivamente bateu recordes nunca vistos na indústria musical!
Vale lembrar que algumas das diferenças entre os anos não podem ser desconsideradas quando se comparar a primeira semana de vendas. O iTunes não existia em 2000, logo, sem Strings anexados não tinham às 900.000 pré-encomendas feitas com o 25. No entanto, a indústria musical não perdeu o gosto dessa disputa de vendas e fez questão de ilustrar o poder do álbum que foi tão aguardado durante quatro anos!
Todo esse estouro em apenas uma semana. Imagina daqui a um mês? É melhor colocar mais CD para produzir mesmo!
Por Bia Coelho