Neste dia 1º de novembro, Anthony Kiedis completa 54 anos de idade, sendo 33 deles a frente do microfone do Red Hot Chili Pepers. Referência para diversas bandas de rock nos dias de hoje, não existia a possibilidade de não homenagearmos e relembrarmos um pouco da vida de Kiedis!
Famoso por suas caras e bocas no palco, Anthony Kiedis nasceu em 1962, em Michigan, nos Estados Unidos, se mudou para Los Angeles aos 11 anos, foi vegetariano desde os anos 80, hoje é vegano, tem ascendência indígena, lituana, alemã, irlandesa e francesa, teve a cantora Cher como sua babá durante alguns anos, pratica a meditação vipassan (ligada ao budismo), tem um filho chamado Everly Bear e é um dos roqueiros que mais levou a sério o lema “sexo, drogas e rock and roll”!
Responsável pelas principais composições do Red Hot Chili Pepers, Kiedis começou escrevendo sobre o que conhecia, colocando o foco de suas músicas em garotas, drogas e a vida que levava em Los Angeles. Conforme a banda amadureceu e sua visão sobre o mundo em geral cresceu, suas composições começaram a falar mais sobre espiritualidade (não é a toa que Anthony é adepto dos mandamentos do Cabala!), sobre problemas da vida, perdas de amigos… Tudo isso voltado para a realidade social.
Em 2004, lançou o livro “Scar Tissue“, uma autobiografia que traz muitas curiosidades sobre Kiedis. No livro, por meio de entrevistas, o vocalista do RHCP conta que era um grande CDF, sempre com notas muito altas, mas que mesmo assim os professores não gostavam muito dele, porque o consideravam um “trombadinha”. Foi, inclusive, durante a escola que conheceu Michael Balzary (Flea), Hillel Slovak e Jack Irons, aos 15 anos. Alguns anos depois, o quarteto fundou o Red Hot Chili Pepers, que na época se chamava Tony Flow and the Miraculous Majestic Masters of Mayhem. Da formação atual, o baterista Chad Smith se juntou ao RHCP, logo depois da formação, em 1988, já o guitarrista Josh Klinghoffer entrou na banda, em 2009, depois de John Frusciante anunciar sua saída após mais de 14 anos (intermitentes) como o guitarrista principal.
Um verdadeiro camaleão, Anthony Kiedis também se arriscou no cinema, usando o nome artístico Cole Dammett (uma adaptação do nome artístico de seu pai, Blackie Dammett). Kiedis participou do filme “F.I.S.T.”, que era estrelado por ninguém menos que Sylvester Stallone, em 1978. Em 1991, interpretou um surfista chamado Tony em “Caçadores de Emoção”, protagonizado por Keanu Reeves e Patrick Swayze. Três anos depois, se juntou ao seu amigo inseparável Flea para participar do filme “Rotação Máxima”, que trazia Charlie Sheen no papel principal.
A frente do vocal do Red Hot Chili Pepers, Anthony Kiedis alcançou números muitos expressivos: 10 álbuns de estúdio, 16 turnês, mais de 80 milhões de discos vendidos em todo o mundo, seis Grammy Awards, oito VMAs, quatro EMAs, três American Music Awards e um BRIT Awards. Em 2012, a banda também entrou no Rock and Roll Hall of Fame. Pouco, né? #soquenao
Ainda quer mais um pouco de Kiedis? Então dá o play em um dos maiores hinos da banda: “Californication“!
Por Rebeca Guio