press

Cirque Éloize: companhia canadense encerra turnê do espetáculo Cirkopolis em Porto Alegre no dia 29 de setembro


Com mais de 20 anos de história e celebrada como uma das mais inovadoras expressões do circo contemporâneo, o Cirque Éloize iniciou as suas apresentações no Brasil. Após passar por Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Ribeirão Preto, a companhia se despede do Brasil em Porto Alegre, nesta sexta.

 

Companhia Cirque Éloize chegou ao Brasil neste mês de setembro trazendo, pela primeira vez, Cirkopolis, espetáculo aclamado pela crítica e inédito no país, que mistura circo, música, dança e teatro. Após se apresentar em Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo Ribeirão Preto, a companhia faz a última apresentação no brasil em Porto Alegre, dia 29, no Teatro do Bourbon Country.

O espetáculo é o nono show em turnê da companhia Cirque Éloize e se desenrola no coração de uma cidade aparentemente rígida e imponente, onde engrenagens gigantes e portais escuros simbolizam um mecanismo que esmaga a individualidade. A turnê brasileira do Cirque Éloize é mais uma realização da Gaia Produções Artísticas com produção da Dell’Arte Soluções Culturais.

A turnê tem apresentação da SulAmérica, patrocínio da Accenture, da White Martins e de Furnas. O espetáculo integra o Circuito SulAmérica de Música e Movimento, programa de fomento da seguradora SulAmérica que investe em ações para o desenvolvimento social, cultural e esportivo por meio da arte, música, dança e esportes de participação, trazendo uma agenda diversificada durante o ano todo nas diversas regiões do país.

A montagem de Cirkopolis conta com um palco extremamente criativo, além de uma trilha sonora original e projeções especiais de vídeo. Doze acrobatas e artistas multidisciplinares se rebelam contra a monotonia, se reinventam e desafiam os limites da cidade fabril. Em um mundo onde a fantasia provoca a realidade, o véu do anonimato e da solidão é erguido e substituído por rajadas de cor. Cirkopolis transporta os artistas e espectadores entre sonho e realidade com uma corrente ininterrupta de acrobacias, música, imagens e desenhos altamente gratificantes aos olhos.

Cirkopolis foi idealizado como um meio termo entre imaginação e realidade, entre individualidade e comunidade, entre limites e possibilidades. O espetáculo é conduzido pelo impulso poético da vida, pela destreza física do circo e pelo seu humor, ao mesmo tempo sério e descontraído. Entrar em Cirkopolis tem tudo a ver com se deixar levar e permitir que a esperança te mantenha em cima”, explica o diretor artístico e codiretor de Cirkopolis, Jeannot Painchaud.

Desde que o espetáculo iniciou a sua turnê, em setembro de 2012, ele recebeu avaliações empolgantes do público e da crítica. O New York Times escreveu: “Não há nenhum [espetáculo] mais bonito [que Cirkopolis]”, enquanto o New York Post escreveu: “Extraordinário! Existe o circo e existe o Cirque Éloize. Eles estão em um nível bem acima”. Perez Hilton disse: “Se Christopher Nolan dirigisse um circo, seria o CIRKOPOLIS. Genioso. Sexy. Todos deveriam ver!” e a Montreal Gazette descreveu assim: “Cirkopolis é uma maravilha. Isso já era esperado, já que é uma criação do Cirque Éloize”. Quando o espetáculo visitou a Europa, as avaliações foram igualmente entusiásticas, com o The Stage escrevendo: “Uma produção impressionantemente coerente. Bem mais do que simples entretenimento!” e concluindo: “Eletrizante, dramático, surpreendente e fascinante. Simplesmente um sonho”.

Cirkopolis leva a assinatura do diretor artístico do Cirque Éloize, Jeannot Painchaud, e de Dave St-Pierre, que também é coreógrafo. O espetáculo conta ainda com cenários de Robert Massicotte, música de Stefan Boucher, acrobacias de Krzysztof Soroczynski, figurinos de Liz Vandal, iluminações de Nicolas Descoteaux, vídeo-projeções de Robert Massicotte e Alexis Laurence e maquiagem de Virginie Bachand. Renald Laurin é consultor de dramaturgia, Emmanuel Guillaume, coordenador artístico, e Jonathan St-Onge, o produtor executivo.

A Companhia Cirque Éloize

Com um papel central na renovação das artes circenses, o Cirque Éloize cria espetáculos plenos de mágica e emoção desde 1993. Sempre em busca da perfeição, a companhia é uma das líderes na arte circense contemporânea. Graças ao talento multidisciplinar dos seus artistas, o Cirque Éloize inova através de teatralidade e humanidade, combinando circo com música, dança e teatro de maneira original.

Cirkopolis Cirque Eloize

O nome Éloize significa “carregado de energia”. A expressão vem do dialeto acadiano, falado nas Ilhas Madalena, no estado canadense do Québec, de onde vieram os primeiros integrantes do grupo.

Cirque Éloize possui dez espetáculos próprios e já contabiliza mais de 4 mil apresentações em 440 cidades de mais de 40 países diferentes. A companhia já participou de inúmeros festivais internacionais, além de apresentações na Broadway, em Nova York, e no West End, em Londres. O Cirque Éloize também desenvolve espetáculos especiais para eventos internacionais. Até hoje, mais de 1300 eventos receberam o Cirque Éloize.


Este evento é realizado pela empresa DELL'ARTE SOLUÇÕES CULTURAIS, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com a empresa responsável por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Serviço


Porto Alegre 29 de setembro (Teatro do Bourbon Country)

Data:
29 de setembro

Local:
Teatro do Bourbon Country (Bourbon Shopping Country - Av. Túlio de Rose, 80 - Passo d'Areia)

Horário:
21h

Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.