Esta semana recebemos a confirmação do Desert Trip Music Festival para os dias 7 a 9 de outubro. Com os mesmos organizadores e local do Coachella, o evento contará com um line-up digno dos maiores festivais da história. Paul McCartney, Rolling Stones, Roger Waters, Bob Dylan, The Who e Neil Young são os confirmados para tocar durante as três noites do evento californiano.
O Foi Show resolveu abrir o baú e relembrar outros dez festivais inesquecíveis:
Woodstock (1969)
É impossível falar de grandes festivais sem falar de Woodstock. O evento foi um marco histórico e da geração dos baby boomers. Em meio a um conturbado contexto político internacional, no auge da Guerra Fria e com o questionamento da Guerra do Vietnã, o movimento hippie ganhou espaço além da música. Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Who, Santana e Joe Cocker foram alguns dos nomes a participar dos quatro dias de festival – originalmente programado para três.
Isle of Wight Festival (1970)
Em sua terceira edição, o festival recebeu 600 mil pessoas em uma ilha de 100 mil habitantes no sul da Inglaterra. Foi a versão de Woodstock na Inglaterra. Jimi Hendrix, The Who, The Doors e Jethro Tull foram alguns dos responsáveis pelo grande sucesso do festival.
Rock in Rio (1985)
A primeira edição do festival carioca foi, sem dúvidas, a mais marcante. Em dez dias de evento, a maior parte das bandas pôde se apresentar duas vezes. Nomes como AC/DC, Queen, Rod Stewart, Yes e George Benson entre muitos outros colocaram 1985 na história do rock nacional e internacional.
Monsters of Rock (1988)
Entre muitas edições marcantes nos anos 1980, o festival da pequena Castle Donington, no interior da Inglaterra, se consolidou como o maior do rock mundial na época, chegando a emplacar algumas turnês. Em 1988, Iron Maiden, KISS, David Lee Roth, Megadeth, Guns N’ Roses e Helloween formaram o line-up do Monsters of Rock.
Rock in Rio II (1991)
Na única edição realizada no Maracanã, o Rock in Rio manteve a fórmula do sucesso em 1991. Guns N’ Roses, Judas Priest, Santana, Prince, Joe Cocker e George Michael se juntaram aos grandes nomes do rock brasileiro para compor os nove dias de shows. O Rock in Rio II não ficou atrás do original.
Woodstock (1994)
Comemorando 25 anos da histórica primeira edição, Woodstock 94 não teve a mesma conotação política e social de seu antecessor, mas teve sua importância musical. Grandes nomes dos anos 80 e 90 como Metallica, Aerosmith, Red Hot Chili Peppers e Green Day colocaram aquele fim de semana na história.
Lollapalooza (1996)
Nos anos 90, o Lollapalooza ainda não tinha se estabelecido em Chicago nem chegado a outros países. O Lolla era é um festival itinerante que rodava a América do Norte. Na edição de 1996, a turnê contou com Metallica, Ramones, Soundgarden e Rage Against the Machine.
Ozzfest (2004)
Outro festival itinerante a marcar época foi a Ozzfest. Organizado pelo cantor Ozzy Osbourne e sua esposa Sharon, o evento se tornou um dos grandes expoentes do heavy metal após a descontinuação do Monsters of Rock. A edição de 2004 trouxe bandas clássicas como Black Sabbath, Judas Priest e Slayer junto a nomes mais novos como Slipknot, Lamb of God e Black Label Society.
Lollapalooza (2006)
A segunda edição fixa do Lolla em Chicago também marcou época. Com uma variedade maior de estilos, Red Hot Chili Peppers, Queens of the Stone Age, Kanye West e Panic! at the Disco foram destaques do festival, que juntou mais de 50 atrações musicais diferentes.
Sonisphere Festival (2014)
O último integrante da nossa lista ocorreu há pouco menos de dois anos. Voltado para o heavy metal, juntou em um final de semana nomes como Iron Maiden, Metallica, Slayer, Anthrax, Mastodon e Alice in Chains. A edição foi a última do Sonisphere até agora, depois do cancelamento no ano passado e da falta de um anúncio para este ano.
Por Matheus Wenna, Foi Show.