O tradicional Bazar da Preta, evento organizado anualmente pela cantora Preta Gil aconteceu dia 15 de dezembro, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), que abriu suas portas para sediar o evento, das 13h às 20h.
Com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar instituições, ONG’s e projetos, o evento vende roupas, sapatos, bolsas e acessórios doados pela própria cantora, que conta com a ajuda de amigos famosos e marcas como Eva, Farm, Alphorria, Zinzane e Maria Valentina, que estarão presentes esse ano, sensibilizados pela iniciativa. Assim, o público presente no local poderá comprar peças em ótimo estado, doadas por famosos como Fernanda Souza, Fe Paes Leme, Fernanda D’AVila, Flora Gil, Giovanna Lancellotti, Hugo Gloss, Isis Valverde, Juliana Paiva, Taís Araújo, Fernando Torquatto, Sabrina Sato, entre outros, que sempre ajudam na realização do bazar.
“O bazar é algo que me faz feliz. Nossa equipe trabalha o ano todo, é um lindo exemplo de união dos amigos e marcar doadoras. Eu faço questão de ficar no caixa durante todo o evento para também estar com o público que compra para ajudar o próximo”, diz Preta Gil.
Em sua edição 2019, o bazar de Preta Gil destinou o lucro obtido do evento ao projeto “Voz das Comunidades”, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro/RJ. O Jornal é realizado desde 2005 e beneficia áreas extremamente carentes do complexo dando voz as favelas do Rio, como o Morro do Adeus, Capão, Casinhas, Palmeiras, Inferno Verde, Favela dos Mineiros, Pedra do Sapo, Matinha, Favelinha Beira Rio, Serra e Lagoinha.
Além dessa ação o lucro do Bazar também teve parte revertida para a “ONG IKMR – Eu Conheço Meus Direitos”. Com sedes em Uberlândia, Rio de Janeiro e São Paulo, a ONG foi fundada em 2012 com o objetivo de dedicar-se a crianças refugiadas. Através de programas de conscientização, promoção, esclarecimento e defesa dos direitos, a instituição atende hoje a centenas de crianças vindas de todas as partes do mundo, especialmente Síria, Afeganistão e Somália.
O Bazar da Preta é um projeto beneficente, que vem sendo realizado desde 2007, sempre no Rio de Janeiro, e este ano teve sua segunda edição em São Paulo. Além dos artistas amigos, Preta também conta com a ajuda de marcas parceiras, que todo ano fazem questão de ajudar. Todas as peças vendidas no bazar se encontram em ótimo estado e, mesmo entre as doadas pelos artistas, algumas nunca foram usadas.
Então, lembrando: o Bazar da Preta será realizado no domingo, dia 15 de dezembro, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), das 13h às 20h. A entrada do evento custa R$ 20,00. Todo o lucro, tanto da bilheteria, quanto da venda de roupas, será revertido ao Projeto “Voz das Comunidades”, do Complexo do Alemão – Rio de Janeiro/RJe a ONG IKMR Brasil, que se dedica especificamente às crianças refugiadas.