Nesta semana, algumas integrantes das Spice Girls se reuniram para uma gravação em estúdio. Isso quer dizer que uma nova música de uma das girl bands mais icônicas do mundo está por vir. Nada de mais, só uma reunião das Spice Girls, não é mesmo? Não, não!
Se você viveu os anos 90, com certeza ouviu Mel B, Emma, Geri, Mel C e Victoria cantando e conquistando o mundo com suas canções sobre relacionamentos e girl power. As cinco eram a representação do poder feminino na época, levando ao seu jovem público mensagens de empoderamento, que possivelmente não chegariam a eles de outra maneira.
“Para todas nós, o nosso legado que mais nos orgulha foi dar a tantas fãs a confiança para ser e fazer o que quisessem com suas vidas”, comentou Mel C à revista Cosmopolitan. “Acho que a melhor coisa sobre as Spice Girls foi tornar o feminismo acessível aos jovens.”
Você pode discordar disso, claro, mas você não pode negar o poder e o impacto cultural que o grupo causou.
Felizmente, as Spice Girls não foram as únicas com músicas sobre empoderamento feminino. Outras girl bands fizeram o mesmo e você confere agora algumas delas:
Destiny’s Child
Entre o final dos anos 90 e começo dos anos 2000, o quarteto, que depois se tornou um trio formado por Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams, fez um enorme sucesso. Entre os grandes hits das Destiny’s Child, estão três canções bem fortes:
“Survivor”
“Survivor” está presente no álbum de mesmo nome, lançado em 2001. A letra é sobre superar um relacionamento abusivo e conquistar sua própria independência.
“Agora que você está fora da minha vida, estou muito melhor. Você achou que eu estaria fraca sem você, mas estou mais forte.”
“Independent Women”
“Independent Women” também faz parte do disco Survivor e integrou a trilha sonora do filme “As Panteras”. As Destiny’s Child cantam sobre serem independentes e não precisarem de um homem para bancá-las, uma mensagem diferente daquela em “Bills Bills Bills”, por exemplo, lançada em 1999.
Nem todas as mulheres podem se identificar com a letra de “Independent Women”, afinal, nem todas as mulheres possuem a situação financeira de Kelly, Beyoncé e Michelle, além de outros motivos. Ainda assim, a música é um ótimo lembrete de que as mulheres podem alcançar seus sonhos, e eles não precisam, necessariamente, envolver homens.
“Diga-me como você se sente sobre isso. Tentando me controlar, cara, você será dispensado. Eu pago pela minha própria diversão e eu pago minhas próprias contas. Sempre meio a meio nos relacionamentos.”
“Girl”
“Girl” está presente em Destiny Fulfilled, de 2004. O clipe da música foi inspirado na série “Sex and the City” e traz as três protagonistas apoiando umas às outras, como amigas de verdade. Kelly teve seu coração partido por um namorado que a traiu, mas ela descobre um amor muito mais forte ao lado de Beyoncé e Michelle.
“Amiga, você não precisa se esconder, não tenha vergonha de admitir que ele te machucou. Eu sou sou amiga, você é minha amiga, nós somos amigas, você não sabe que te amamos?”
The Pussycat Dolls
Em 2005, as Pussycat Dolls conquistaram o mundo com a contagiante “Don’t Cha”. Embora as músicas do grupo fossem, em maioria, sobre relacionamentos (também não há mal algum nisso), elas encontravam tempo para cantar sobre empoderamento feminino.
“I Don’t Need a Man”
“I Don’t Need a Man” é uma das faixas do primeiro álbum das Pussycat Dolls, o PCD. Na letra, elas deixam bem claro que não precisam de um homem para nada. Mas nada mesmo. Elas questionam a ideia do casamento como forma de realização pessoal e dizem que o comprimento da roupa não dá direito algum ao homem sobre o corpo delas.
“Eu não preciso de um homem para me sentir bem, eu me satisfaço sozinha. Eu não preciso de um anel no meu dedo para me sentir completa.”
“Hush Hush; Hush Hush”
“Hush Hush; Hush Hush” é uma música para lá de divertida e empoderadora. Nos versos, as meninas cantam sobre o fim de um relacionamento em que o rapaz provavelmente as abusava psicologicamente. E o que falar do mash-up com “I Will Survive”, hit de Gloria Gaynor? Uma maravilha em diversos sentidos.
“Eu nunca precisei de você para ser forte. Nunca precisei de você para apontar meus erros. Nunca precisei de dor. Nunca precisei de pressão.”
“When I Grow Up”
“When I Grow Up” é, basicamente, uma canção sobre a ambição das garotas em se tornaram famosas. E embora isso pareça algo vazio, a letra mostra que elas trabalharam duro para chegarem onde estão, cantando e atuando. Além do mais, vamos ficar questionando os objetivos pessoais de cada um?
“Eles costumavam me dizer que eu era boba até eu aparecer na TV. Eu sempre quis ser uma superstar e sabia que cantando ia conseguir chegar lá.”
Fifth Harmony
Ally Brooke Hernandez, Normani Kordei, Dinah Jane Hansen, Camila Cabello e Lauren Jauregui se juntaram no programa “The X-Factor” e formaram a girl band Fifth Harmony. As garotas vêm ao Brasil no mês que vem e já demonstraram muito girl power em seus trabalhos.
“BO$$”
Em “BO$$”, as Fifth Harmony são as líderes e não vão aceitar ninguém diminuindo-as. Elas ainda exaltam duas mulheres negras inspiradoras: Michelle Obama, primeira-dama dos Estados Unidos, e Oprah Winfrey, famosa apresentadora de televisão.
“Essa sou eu, sou confiante. Não quero seus elogios, use seu bom senso. […] Cara, você sabe quem manda nessa casa, não gaste sua saliva por ninguém, pois já sei o que você quer dizer.”
“Brave Honest Beautiful”
“Brave Honest Beautiful” possui em sua letra uma mensagem para que as meninas aceitem-se como são, que amem suas ‘imperfeições’, pois todas as mulheres são lindas exatamente como são.
“Não há ninguém que se compare a você. Você só precisa se lembrar que é maravilhosa, querida. Você arrebenta de diversas formas.”
“Reflection”
“Reflection” é outra música sobre gostar de si do jeito que é. Aliás, não só gostar, mas amar de verdade a pele que te reveste.
“Acho que estou apaixonada, porque você é tão sensual. Cara, não estou falando sobre você, estou falando do meu próprio reflexo.”
Little Mix
O quarteto britânico, Little Mix, também foi formado no “The X-Factor” e é composto por Jade Thirlwall, Jesy Nelson, Leigh-Anne Pinnock e Perrie Edwards. Elas podem não ser grandes conhecidas do público brasileiro, mas isso não significa que elas não estejam com tudo lá fora.
“Wings”
A música “Wings” está presente no álbum DNA, de 2012, e é sobre ir atrás dos seus sonhos e não permitir que ninguém te impeça de realizá-los.
“E nós não permitimos que ninguém nos derrube, não importa o que você dia, não vai me machucar. Não importa se eu cair do céu, essas asas foram feitas para voar.”
“Change Your Life”
Essa balada também está presente no disco DNA, assim como “Wings”. O bacana da música é que, além de ser inspiradora, ela foi escrita tanto para meninas quanto para meninos, usando pronomes femininos e masculinos.
“Você tem o direito de mostrar ao mundo algo nunca visto. Queremos ouvir você gritar, você não está sozinha.”
“Salute”
“Salute” é uma das faixas do álbum que leva o mesmo nome, lançado em 2014. A ideia é similar a de Beyoncé com o hino “Run the World (Girls)”, mas aqui as meninas do Little Mix estão atrás de um exército de mulheres para dominar o mundo.
“Você pode pensar que somos apenas rostinhos bonitos, e você não poderia estar mais errado. Somos fortes, nós prosseguimos, seguimos em frente, vamos adiante.”
Spice Girls
Para fechar a lista, o quinteto da Inglaterra não poderia ficar de fora. As Spice Girls são icônicas e serão sempre lembradas pelas músicas inesquecíveis e pelo girl power, claro.
“Wannabe”
Foi com “Wannabe” que Mel B, Mel C, Victoria, Emma e Geri estouraram. Com a música, elas não só alcançaram o topo das paradas do mundo todo, como também mostraram às meninas a importância da individualidade. Cada uma delas possuía um estilo diferente, incluindo uma que adorava esportes, além de reiterarem que a amizade entre as mulheres vem primeiro.
“Se você quer namorar comigo, precisa se dar bem com minhas amigas. Faça durar para sempre, a amizade nunca termina.”
“Who Do You Think You Are”
O single lançado em 1997 faz parte do disco Spice. Divertida e animada, a música fala sobre a parte ruim da fama, como deixar sua autenticidade de lado. Mas estamos falando das Spice Girls, certo? Autenticidade sempre foi o lema dessas garotas. Portanto, não esqueça quem você é e corra atrás dos seus sonhos.
“Você precisa seguir em frente, nunca perca sua alma. Você precisa seguir em frente, nunca perca o controle.”
*Por Artur Francischi do Prosa Livre