Historicamente, o Japão e Coreia não possuem as melhores das relações. Pudera. A Coreia foi colônia do Japão por 35 anos e durante esse período, o governo nipônico restringiu a liberdade civil e explorou de diversas formas o povo coreano. A dominação japonesa só terminou após sua derrota na Segunda Guerra Mundial, mas esse doloroso período para o povo coreano ainda não foi completamente superado.
No entanto, consequências do mundo moderno, como relações econômicas, políticas e o mundo das artes acabou por reaproximar os dois povos asiáticos. Japão e Coreia, inclusive, chegaram a sediar juntos a Copa do Mundo de Futebol de 2002.
O mundo da música também ajudou a reaproximar Japão e Coreia. O mercado fonográfico japonês é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e é claro que os ídolos do k-pop encontraram lugar cativo em um mercado desses. A presença de artistas coreanos na terra do sol nascente se deve muito à carreira da cantora coreana BoA no país, que no início dos anos 2000 abriu portas para que seus conterrâneos pudessem conquistar os japoneses com seu som.
BoA fez uma carreira de sucesso no Japão, com músicas lançadas exclusivamente para público de lá e, depois dela, diversos outros artistas seguiram seus passos e passaram a acrescentar músicas em japonês em seu repertório, podendo, muitas vezes, explorar sonoridades que não são muito populares na Coreia.
Alguns deles, como o FTISLAND, encontraram mais afinidade com o público japonês do que em sua terra natal. Outros, como o KARA e 2PM quebraram recorde no país e se tornaram um dos nomes mais populares por lá. Assim como na Coreia, o TVXQ se tornou uma lenda no Japão e quebrou recordes de vendas que antes pertenciam a nomes como Beatles, Led Zeppelin, Bon Jovi e Elton John, um feito notável considerando a força do mercado japonês no mundo da música.
Muitos fãs do k-pop, no entanto, tendem a não ter tanta afinidade com o material lançado por seus ídolos na terra dos mangás e animes. Por isso, selecionamos 15 músicas lançadas por artistas coreanos originalmente para o mercado japonês.
Dê o play e conheça mais sobre as investidas do k-pop no Japão:
1. TVXQ, “Lovin’ You”
2. B2ST, “Adrenaline”
3. U-kiss, “Tick Tack”
4. 2PM, “Higher”
5. INFINITE, “Dilemma”
6. Girls’ Generation, “Paparazzi”
7. KARA, “Jet Coaster Love”
8. FTISLAND, “Shiawa Theory”
9. Big Bang, “Tell Me Goodbye”
10. 4minute, “Ready Go”
11. Super Junior, “Blue World”
12. BoA, “Do The Motion”
13. B.A.P, “Excuse Me”
14. CNBLUE, “Where You Are”
15. 2NE1, “Scream”
Por ShaKin’ Pop