Ambientada no Grishaverso, universo literário de Leigh Bardugo, Sombra e Ossos tem aventura, ação, romance e é entretenimento garantido pra todos que se proponham a assistir seus 8 episódios. Ainda não tá convencido? Então calma, que a gente reuniu seis motivos para assistir e se apaixonar por essa adaptação maravilhosa!
1) Construção do Universo
Com nada menos que NOVE livros (em uma trilogia, duas duologias, e dois extras) o Grishaverso de Leigh Bardugo é rico em detalhes, mas calma que não precisa entender tudo logo de cara. A série conta a história do primeiro livro da primeira série, e também conta com personagens da segunda série. Por enquanto, você precisa entender que existem quatro países: Fjerda, Shu Han, Ravka e Kerch. Os três primeiros estão em guerra, enquanto o último é uma ilha que tenta ficar fora da treta. A história se passa na maior parte do tempo em Ravka mas os personagens vem de todos os lugares. Ravka está dividida por uma vasta escuridão chamada Dobra (ou Não Mar), e para chegar ao outro lado do país, só atravessando ela (ou dando a volta, por Shu Han ou Fjerda, mas graças a guerra, a situação fica bem mais complicada). A escuridão não seria tão ruim, se não fosse pelas Volcras – criaturas que parecem com dragões e que atacam toda e qualquer forma de vida que passe pela Dobra. Parece complicado mas a gente promete que não é! A série explica tudo com calma, e quem assistiu Game Of Thrones, vai tirar de letra!
2) Representatividade
Como todo bom projeto audiovisual do século XXI, não faria o menor sentido um elenco completamente branco e heterossexual. A protagonista Alina Starkov é mestiça, com pais de Shu e Ravka, então durante toda a série, ela sofre diversos preconceitos por suas características físicas que remetem ao povo do país vizinho. Na realidade, a atriz Jessie Mei Li é filha de mãe inglesa e pai chinês.
A personagem Inej, é Suli, um povo nômade, e é interpretada por Amita Suman, que é natural do Nepal.
Jesper, que não tem sua ascendência explicada na série (mas no livro ele é natural de Novyi Zem, um país com população predominante de pele escura) é interpretado por Kit Young que tem descendência escocesa e ugandense. Jesper também é bissexual e deixa isso muito claro em diversas cenas.
Os Corporalki Fedyor (Julian Kostov) e Ivan (Simon Sears) também são gays e apesar da série não explorar isso, alguns momentos mostram evidentemente os dois como um casal.
3) Casais
Como toda boa série, Sombra e Ossos tem vários casais – alguns mais esclarecidos que outros, mas com certeza não falta material para os shippers de plantão. Alina começa a série com um interesse em seu melhor amigo, Mal (Archie Renaux), mas o coração da mocinha dá outros indícios após conhecer o General Kirigan (Ben Barnes).
Se o romance triângulo amoroso não é o seu tipo, também temos Nina (Danielle Galligan) e Matthias (Calahan Skogman) – uma Grisha que foi sequestrada por um Drüskelle (soldado de Fjerda que caça e executa Grishas) – como um perfeito exemplo de “enemies to lovers” para aqueles que gostam de um ódio que vira amor.
Ainda não curtiu? Calma que tem um “slow burn” entre Kaz (Freddy Carter) e Inej, um mafioso líder de uma gangue e sua espiã. O que começou como uma amizade e uma parceria de trabalho, se torna algo carregado de sentimentos e indiretas para o casal em potencial.
4) Magia
Conheça os Grishas – seres poderosos com controle do que eles chamam de “Pequena Ciência”. Os Grishas são divididos em três grupos (e eles tem uniformes específicos para cada um – uma espécie de roupão chamado kefta) – sempre nessa ordem: Corporalki, Etherealki e Materialki. Os Corporalki usam kefta vermelho, possuem poderes moleculares referente ao corpo humano, e são divididos em três tipos – os Sangradores, que podem manipular os batimentos cardíacos e usam keftas com bordado preto, os Curandeiros, que podem curar quaisquer ferimentos e usam keftas com bordado cinza, e os Artesãos, que podem manipular a aparência física de uma pessoa, e usam keftas com bordado azul. Os Etherealki usam kefta azul, possuem poderes que manipulam os elementos naturais e são divididos em três tipos – os Hidros, que controlam a água e usam keftas com bordado azul claro, os Infernais que controlam o fogo e usam keftas com bordado vermelho, e os Aeros que controlam o ar e usam keftas com bordado prateado. Os Materialki usam kefta roxo e possuem poderes de manipulação de materiais como elementos químicos, vidro e tecidos. Eles são divididos em dois tipos – Durastes, que manipulam metais, tecidos e vidros, e usam keftas com bordado cinza, e Alquimistas, que manipulam venenos, explosivos e químicos, e usam keftas com bordado vermelho. Além deles, também existe o Darkling, que usa kefta preto e manipula as sombras. Para finalizar, existia uma lenda sobre um Grisha Conjurador do Sol, que teria um poder oposto ao do Darkling, de manipular a luz solar. Como o próprio trailer já mostra, Alina é essa Conjuradora e seu kefta é azul com bordado dourado. É válido reforçar que eles consideram os Grishas cientistas e não bruxos, já que todos seus poderes são apenas manipulações de elementos já existentes, e não criações.
5) Plot Twists
Nem tudo é o que parece em Sombra e Ossos. Não dá pra desenvolver mais que isso sem dar spoilers, mas mesmo os leitores do livro podem esperar surpresas já que a série conta com novas histórias.
6) Ben Barnes
9 entre 10 fancasts do Tumblr nos últimos 15 anos incluem Ben Barnes. Além de ser o queridinho do fandom de Harry Potter para interpretar o jovem Sirius Black, nas redes sociais é possível ver os fãs pedindo Ben em papéis de adaptações como Dimitri Belikov de Academia de Vampiros, Baz Pitch de Carry On, Cassian e Azriel de Corte de Espinhos e Rosas (sim, ele ganhou o coração dos fãs pra DOIS papéis na mesma adaptação), e inclusive o Darkling (ou General Kirigan, como é conhecido na série), o papel que ele conseguiu em Sombra e Ossos. A situação se torna ainda mais interessante depois que o showrunner da série, Eric Heisserer, contou que durante um almoço com Ben Barnes para discutir o papel, Ben mostrou a ele um post com sua foto como o personagem no Tumblr e perguntou “Agora você vai me contratar, não vai?”.
Sombra e Ossos é a oitava adaptação na filmografia de Ben Barnes, sendo as anteriores Stardust – O Mistério da Estrela, As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian, As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada, O Retrato de Dorian Grey, Killing Bono, O Sétimo Filho e O Justiceiro. Se tem algo que Ben Barnes consegue entregar perfeitamente como ator, é uma personificação fiel de um personagem já existente.