Foi pensando na importância que Mauricio de Sousa e seus personagens icônicos têm para os brasileiros que o canal National Geographic escolheu o artista para ser o primeiro biografado nacional pelo programa documental “Bios. Vidas que marcaram a sua”.
Em uma hora e meia, o público poderá conhecer um pouco mais sobre o artista além das páginas dos gibis. Acompanhado por Fabio Porchat, apresentador do programa, Mauricio de Sousa percorre importantes lugares da sua vida, desde a casa em que viveu com a família na infância em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, passando pela redação do jornal Folha de S. Paulo, onde emplacou as primeiras tirinhas, até a sede da Mauricio de Sousa Produções.
No documentário, ficamos sabendo sobre os altos e baixos da vida de Mauricio, suas inspirações e sobre como ele encontrou o nicho infantil e se tornou um grande ídolo nacional – já parou para pensar que muitos pequenos foram (e ainda são) alfabetizados e introduzidos no mundo da leitura pelos gibis da Turma? Isso há quatro gerações!
O documentário conta com as participações dos filhos e familiares de Mauricio, além de funcionários, amigos e a presença especial de Xuxa. Os depoimentos são interessantes por mostrarem mais do Mauricio pai, marido e chefe, quebrando a mística do ídolo no pedestal. E por mostrar esse lado humano, o programa é inspirador e deixa a mensagem da importância de confiar nos sonhos e não desistir apesar das turbulências. A semelhança com “Lua de Cristal” é pura coincidência.
O formato já tinha edições feitas na América Latina, com os biografados Charly García, Gustavo Cerati e Alex Lora. Mauricio dá início à versão brasileira do programa.
Em encontro com a imprensa para a primeira exibição do documentário, na segunda-feira (01/04) em São Paulo, Mauricio deixou escapar que mais filmes estão por vir – “Turma da Mônica: Laços” estreia em 27 de junho – e que o foco da empresa agora está na internacionalização. “Não vou parar por aqui”, disse o artista, de 83 anos. Ainda bem!
“Bios. Vidas que marcaram a sua” estreia no próximo sábado (13/04) às 21h, no National Geographic, com transmissão simultânea no aplicativo Nat Geo.
Por Balde de Pipoca