Portfolio: 2018
Phil Collins, Depeche Mode, Festival Teen, Katy Perry, Radiohead, Erasure, Simple Plan, Camila Cabello, Tim Music, New Order, A Era dos Games, Preta Gil, Sinfonia Samsung Rock e outros...
A volta da lenda Phil Collins aos palcos foi um dos expoentes do ano de 2018, contando com a abertura luxuosa do The Pretenders, mas que também recebeu outros nomes de peso da música internacional, como Radiohead, Katy Perry, Camila Cabello, Depeche Mode e New Order, entre outros. No campo de exposições, A ERA DOS GAMES encantou milhares de visitantes que lotaram o VillageMall nos meses em que esteve em cartaz. O Festival TEEN inovou, trazendo ao vivo para o público estrela do universo virtual e o Festival VIDA & ARTE realizado em Fortaleza emocionou pela grandiosidade e conteúdo ímpar. O projeto TIM MUSIC movimentou legiões de amantes várias vertentes da nossa música e o Sinfonia Samsung Rock mais uma vez surpreendeu ao reunir músicos clássicos a guitarristas em arranjos espetaculares. Sorriso enfrentou o afastamento de Bruno Cardoso com o projeto Todos Cantam Sorriso, Bruno Martini seguiu sua trajetória de sucessos sempre crescente, Saulo Fernandes se apresentou pelo Brasil como representante indiscutível do Axé e Preta Gil, mas uma vez, abrilhantou os carnavais do Rio de Janeiro e Salvador, lançou álbum e clipes impressionantes, além de alegrar milhares de pessoas com seus shows pelo Brasil a fora.
Um dos maiores músicos britânicos de todos os tempos retornou ao palco nas primeiras apresentações ao vivo em 10 anos. No Brasil, apresentações ocorreram em fevereiro no Rio de Janeiro (dia 22, no Maracanã), São Paulo (dia 24, no Allianz Park e Porto Alegre (dia 27, no Beira Rio). Com vendas superiores a 100 milhões em seu nome, álbuns que ocuparam a primeira posição em países pelo mundo a fora e músicas que foram trilhas sonoras de milhões de vidas, Phil Collins é uma lenda viva cujo trabalho tem recebido aclamação crescente, uma vez que toda uma nova geração de artistas tem descoberto e se inspirado em sua carreira notável. As apresentações contaram ainda com a abertura luxuosa do THE PRETENDERS.
Uma das bandas mais aguardadas por fãs, o Depeche Mode anunciou a vinda de sua turnê mundial Global Spirit Tour para a América Latina, e trouxe seu impressionante show ao vivo para os fãs no continente e um show no Brasil, no estádio Allianz Parque, em São Paulo, no dia 27 de março de 2018.
Celebrando um novo movimento no cenário artístico através do YouTube e das redes sociais, o festival reuniu diversos artistas adolescentes com visibilidade impressionante que se transformaram em estrelas de grande popularidade. Em sua primeira edição, o evento contou com apresentações de grandes nomes da internet que, somados, ultrapassavam 1,5 bilhão de visualizações no YouTube, com 23 milhões de inscritos e 30 milhões de seguidores no Instagram, como João Guilherme, Jão, Sofia Oliveira, Mariana Nolasco, Dani Russo, Ana Gabriela e Gabriel Elias, Vitor Kley, Trio Yeah, Big Up! e Audax.
A quarta turnê mundial de uma das maiores artistas da atualidade chegou ao Brasil em março para apresentações em Curitiba, São Paulo e Rio deJaneiro A Witness: The Tour, quarta turnê mundial da super estrela norte-americana Katy Perry,foi baseada em seu quinto álbum de estúdio “Witness”, lançado em2017, e foi vista em março, no dia 15, na Pedreira Paulo Leminsky, em Curitiba; no dia 17 em São Paulo, no Allianz Parque; e no dia 18 no Rio de Janeiro, na Apoteose. Desde seu lançamento em setembro, a turnê já tinha sido vista em várias cidades do Canadá e EUA, e passou ainda pelo México e por vários países da Europa antes de seu encerramento, na Nova Zelândia.
A reverenciada banda trouxe seu Soundhearts festival em abril para o Brasil, concebido como uma viagem sonora para os amantes da música que teve o RADIOHEAD tanto como headliner quanto como curador do festival, com edições de São Paulo e no Rio de Janeiro. Participaram ainda do elenco as bandas Flying Lotus, Junun e Aldo, the Band.
Versão Brasileira do mais saboroso festival do planeta ocupou a Arena Anhembi na véspera da maior parada LGBT do mundo, em um evento previsto com duração de 16 horas e mais de 30 atrações. Com mega estrutura de 20 mil metros quadrados e quatro palcos, o festival recebeu Pabllo Vittar, Preta Gil, Gloria Groove, Wanessa, Gretchen, tops DJs nacionais e internacionais, e a volta aos palcos do Balão Mágico em sua formação original, celebrando 35 anos de sua criação, entre outras atrações.
O cultuado Duo Britânico veio ao Brasil em maio para apresentar sua turnê mundial, “WORLD BE GONE TOUR” com shows em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
Um dos principais grupos de pop-punk da música mundial voltou ao Brasil em 2018 depois de lançar nove álbuns e vender 7,5 milhões de cópias, para comemorar os 15 anos de lançamento do seu primeiro álbum, No Pads, No Helmets… Just Balls, que foi tocado na íntegra. Os shows aconteceram dia 25 de maio, em Porto Alegre, no Pepsi On Stage; dia 26 de maio, em Curitiba, na Live; dia 27 de maio, em São Paulo, na Audio; dia 30 de maio no Rio de Janeiro no Circo Voador e dia 1º de junho, em Uberlândia, na Arena Sabiazinho.
Com a participação especial de Samuel Rosa, Rodrigo Suricato e Lari Basílio, grande espetáculo de som, luz e videoarte ao ar livre aconteceu no Parque Ibirapuera, em 27 de maio, com canções dos Beatles, Guns’n Roses,U2, Legião Urbana, Amy Winehouse, Radiohead e muitos outros, conduzido pela Orquestra Juvenil de Heliópolis que se uniu a guitarristas e músicos de rock para revisitar grandes clássicos do gênero.
Banda de rock britânica trouxe ao país em maio a turnê mundial de seu quinto álbum de estúdio, The Best of… So far, lançado em 2017 e se apresentou em em São Paulo, no Espaço das Américas, no dia 12, e no Rio de Janeiro, no Vivo Rio, no dia 13.
Depois de percorrer 33 cidades de 25 países e ser vista por mais de quatro milhões de pessoas, a megaexposição A Era dos Games chegou ao Rio de Janeiro no Shopping VillageMall, na Barra da Tijuca.Concebida pelo Barbican Centre de Londres, a mostra passou a limpo a história de um dos maiores fenômenos da cultura de massa da era contemporânea, uma indústria que movimenta mais dinheiro que o cinema e a música juntos, e que em menos de 60 anos passou de uma simples brincadeira de nerds a um movimento social e cultural que influencia a maneira como as novas gerações se relacionam com o mundo, , abrangendo desde o celebrado fliperama até os modernos jogos de caça a Pokémons virtuais.
Nos corredores da exposição, além de conhecer em detalhes a história desse fenômeno cultural de nossos dias, o público teve a possibilidade de interagir com mais de 150 jogos de sucesso.
O projeto TIM Music foi uma parceria entre a TIM e a Universal Music para produção de conteúdo, shows, festivais e experiências únicas e diferenciadas, lançado em junho de 2017. Usando o conceito “a música que a sua vida pede”, as marcas proporcionaram experiências únicas para os fãs de gêneros musicais, reforçando a pluralidade do cenário musical nacional. Diversos artistas foram embaixadores do projeto, que destacou a paixão do brasileiro pela música e reforça que a TIM e a Universal ajudam as pessoas a se conectarem com as mais variadas canções, para todos os momentos de suas vidas. Participaram da plataforma TIM Music as duplas sertanejas Simone & Simaria e Matheus & Kauan; os cantores pop Tiago Iorc e Manu Gavassi; o jovem duo de MPB Anavitória; o rapper Projota; a cantora e compositora carioca Mahmundi; os sambistas Mumuzinho e Xande de Pilares; a banda de reggae Maneva; e o DJ Bruno Martini. Ao longo do projeto, foram realizados diversos eventos como Festival TIM MUSIC no Rio de Janeiro e em São Paulo, o TIM Music no Samba e o TIM Music Sertanejo.
Durante os jogos de um dos maiores eventos esportivos do planeta, a Coca Cola reuniu cinco dos principais influencers do país e alguns convidados para comentar as partidas de um jeito novo e descontraído. Sempre presente na copa de uma forma global, a Coca Cola resolveu inovar criando o “Squad Coca Cola”, um time jovem que reúne cinco dos principais influenciadores digitais do país. Juntos, eles estarão comentando os jogos, dividindo suas reações com o público e dando um gás para torcida do país. O “squad” foi formado por Luba, Nah Cardoso, Lucas Rangel, Camila Loures e Kaio Oliveira. Para entender a representatividade do grupo junto à Geração Z, basta ver os números de seguidores reunidos em suas redes sociais: juntos, eles têm mais de 20,1 milhões de seguidores no Instagram e 21,2 milhões no YouTube, apenas para citar duas das principais redes sociais do mundo – números tão expressivos que são superiores às populações de mais da metade dos 32 países que estão disputando a copa.
FESTIVAL VIDA & ARTE 2018
Terceira edição do Festival Vida & Arte promoveu quatro dias de programação multicultural em Fortaleza, realizando aproximadamente 50 horas de evento com nomes de destaque nos cenários de arte, cultura e espiritualidade. Sediado no Centro de Eventos do Ceará, de 21 a 24 de junho, em Fortaleza, o evento abraçou a cidade com mais de 500 atrações e diferentes possibilidades para o público, que pode interagir com linguagens como música, moda, espiritualidade, cultura pop, tecnologia, manifestações culturais, jornalismo, literatura, dança, circo, economia criativa e diversos outros universos, que estiveram em movimento ao mesmo tempo em uma megaestrutura de três andares nomeados como “VIVER”, “SABER” e “FLORESCER”. O festival contou com particiações especiais de Elza Soares, Milton Nascimento, Arnaldo Antunes, José Eduardo Agualusa, IZA e Eduardo Spohr, entre muitos outros.
O Z Festival chegou à sexta edição trazendo a nova turnê mundial de Camila Cabello ao país. O Evento aconteceu em outubro em quatro cidades – São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Uberlândia – e teve em seus line-ups nomes como Anavitória, Iza, Rouge, 1Kilo, Vitor Kley, Zeeba, Cat Dealers, MC WM, Make U Sweat, Kvsh, Big Up, as DJs Thascya, Sabrina Bastos, Barbara Labres e Sr. Banana
Revelação da cena mundial do hip hop, o rapper norte-americano estreou em novembro em palcos brasileiros, apresentando-se no Rio de Janeiro, em 30 de novembro e em São Paulo, dia 1º de dezembro.
Banda formada pelo fundador, baixista e principal compositor do Iron Maiden desembarcou no país em novembro para shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Uma das mais influentes bandas da história do rock e da música eletrônica trouxe sua turnê mundial para apresentações em São Paulo, Uberlândia e Curitiba. Com uma história de mais de 20 milhões de álbuns vendidos, a banda, formada no início dos anos 80, foi uma das pioneiras da dance music eletrônica e a primeira a unir esse estilo musical ao rock, criando um novo gênero, que passou a ser conhecido como Dance Rock. O New Order se apresentou no dia 28 de novembro em São Paulo, no Espaço das Américas, dia 30 de novembro em Uberlândia, na Arena Sabiazinho, e dia 02 de dezembro em Curitiba, no Live.
2018 foi um ano de grandes conquistas para Preta Gil, além da bem sucedida maratona de carnaval em Salvador e Rio de Janeiro, onde comanda há 10 anos um dos maiores blocos da cidade, Preta ganhou o prêmio de Melhor Clipe com “Vá Se Benzer”, uma parceria com a madrinha Gal Costa, no Women’ Music Event. Sinônimo de alegria, alto astral e muita, muita diversão, Preta Gil seduz e encanta o público de todo o país com sua irreverência, personalidade e carisma, com um repertório que vai do samba ao pop. Os shows de Preta Gil são uma verdadeira salada musical, com repertório composto por seus grandes hits, como “Vá Se Benzer”, “Decote”, “Cheia de Charme” “Eu Quero e Você Quer”, além dos sucessos como “Sinais de Fogo”, “Stereo”, “Meu Corpo Quer Você” e muitos ritmos brasileiros como funk, samba, axé e sertanejo. Nos “Bailes da Preta“, a cantora foi acompanhada por uma banda formada por Fabio Lessa (Baixo), Ricardo Marins (Guitarra), André Fernandes (Bateria) e Geovanni Andrade (Teclado). Preta Gil seguiu rodando o Brasil apresentando o Baile e o Bloco da Preta, além do lançamento de seu último álbum Todas as Cores, o sexto da carreira da cantora, uma trajetória que já possui 16 anos de caminhada, desde que seu primeiro trabalho, Prêt-à-Porter, lançado em 2003.
Um dos mais promissores talentos da nova geração de compositores e produtores, autor e produtor do mega sucesso “Hear me now”, que alcançou mais de 420 milhões de plays na plataforma de streaming, o DJ Bruno MArtini colocou sua assinatura em vários outros sucessos que, nos últimos tempos, conquistaram os serviços digitais de música, as rádios e as pistas em todo o mundo – “Never Let Me Go”, “Sun Goes Down”, “Road”, “With Me” e “Living on the Outside” estão entre eles. Com seus hits, o produtor e DJ paulista já esteve nos charts de mais de 40 países em todos os continentes.
Um dos maiores representantes do AXÉ baiano, o compositor e cantor Saulo Fernandes teve um ano extremamente movimentado, com inúmeras apresentações por todo o país, parcerias com nomes como Durval Lelys e lançamentos como o projeto SOL, LUA SOL gravado em São Paulo
Projeto “TODOS CANTAM SORRISO” reuniu amigos em torno do grupo, por causa de uma miocardite que afastou o vocalista Bruno Cardoso por vários meses. Apesar do afastamento, shows pelo Brasil continuaram a pleno vapor e fãs lotaram apresentações da turnê “Todos Cantam Sorriso”, em apoio ao grupo, com Thiago Martins como principal participação nos vocais.
Um dos maiores DJs do país, Dennis deu continuação em 2018 a sua trajetória de sucesso, apresentando-se do BR Day nos Estados Unidos. Com grandes sucessos em seu repertório, Dennis continuou com suas parcerias com artistas da música brasileira, como Marília Mendonça, Maiara & Maraisa, Wesley Safadão, Claudia Leitte, Lucas Lucco, Monobloco e muitos outros. Suas apresentações no “Baile do Dennis” e nos maiores eventos e festas do Brasil afora atrairam uma enorme legião de fãs, que lotaram os shows e alavancam a audiência de seus vídeos, podcasts, programas de rádio e redes sociais. No Carnaval, por exemplo, Dennis reuniu mais de 100 mil pessoas no total de suas apresentações que percorreram o Brasil.
Integrando Office e Mall, um dos mais tradicionais shoppings da Barra da Tijuca iniciou em 2018 um amplo processo de revitalização para se tornar um dos pontos de referência no entretenimento da Zona Oeste da cidade.Um dos mais tradicionais shoppings da cidade, o Città se prepara para comemorar seu 20º aniversário de cara totalmente nova. Em 2019, quando completar suas duas primeiras décadas de funcionamento, o complexo já terá passado por boa parte de um processo de revitalização iniciado em 2017 e atualmente a pleno vapor. O projeto irá não somente remodelar a aparência geral do shopping, mas também transformará o local em um dos principais pontos de entretenimento da Zona Oeste carioca, não só pela realização de uma série de eventos calendarizados, que vêm sendo realizados no local, como também pela construção do segundo maior teatro do Rio de Janeiro, cujas obras já foram iniciadas e se concluem no próximo ano. Além disso, o complexo também irá ganhar modernas salas de cinema.