Em épocas em que as fake news, a distorção da verdade e a discussão sobre a mentira estão tão em voga, um dos principais personagens das telas do cinema (e dos serviços de streaming) em 2021, não poderia ser outro: Pinóquio, o personagem de ficção criado pelo autor italiano Carlo Collodi em 1883, que durante anos fez parte do universo infantil e que agora, ganha ares mais sombrios.
O primeiro a estrear – seu lançamento está marcado para 21 de janeiro no Brasil, é o longa dirigido pelo italiano Matteo Garrone . Nele o ator Roberto Benigni (“A Vida É Bela”) interpreta Gepetto, criador do boneco de madeira que se transforma depois em criança.
No elenco além de Roberto Benigni, estão Federico Ielapi, Marine Vacth e Gigi Proietti. O filme já tem um tease divulgado.
A Netflix também está de olho no personagem e está produzindo o projeto do cineasta mexicano Guillermo Del Toro, também com previsão de estreia para 2021. A animação com técnica de stop-motion será ambientanda na Itália de Mussolini , fazendo de Pinóquio um herói antifacista. “Achei que Pinóquio poderia ser uma ótima oportunidade para falar sobre desobediência” diz Del Toro.
Por fim, a Disney também está preparando sua versão live action do personagem, que já tem oficialmente confirmado no elenco Tom Hanks no papel de Geppetto. O longa será dirigido por Robert Zemeckis, de De Volta para o Futuro. Ainda sem data de estreia e restando do elenco confirmado, o filme é um dos clássicos mais queridos pelo público e será lançado com exclusividade no Disney+.
Por A. Dayrell