O próximo mês marca o 40º aniversário do single de estreia do Duran Duran, “Planet Earth”, o início de uma incrível série de sucessos que os tornaram o grupo definidor da cena neo-romântica da Inglaterra. E esse termo foi ouvido pela primeira vez por muitas pessoas na letra de “Planet Earth”. “Eu ouvi você fazendo padrões de rima,” Simon Le Bon canta no primeiro verso. “Como um novo romântico procurando pelo som da TV.”
Vale a pena conferir o vídeo da banda tocando a música no programa de televisão sueco Måndagsbörsen em 11 de setembro de 1981. Nessa época, “Girls on Film” também havia sido lançado, e a banda estava começando a estourar em todo o mundo. No mês anterior, uma pequena estação a cabo chamada MTV foi lançada na América do Norte. Desesperados por conteúdo, eles tocaram muito Duran Duran em seu primeiro ano, ajudando o grupo a conquistar a América.
O Duran Duran passou por muitos altos e baixos nas quatro décadas seguintes e muitas mudanças de formação, mas quatro quintos da banda original permanecem e eles estão planejando uma turnê de 40 anos pela Europa neste verão, presumindo que a música ao vivo retorne até lá.
O guitarrista fundador Andy Taylor quase certamente não terá nenhum papel na celebração. Ele fez parte da reunião deles em 2004 e tocou no álbum de retorno Astronaut, mas eles se separaram em 2006 quando velhas tensões ressurgiram.
No ano passado, o tecladista do Duran Duran Nick Rhodes disse aos fãs que não esperassem por uma reunião. “Não acho, para ser muito honesto, que ele tornaria as coisas melhores, de qualquer forma”, disse ele. “Andy é um ótimo guitarrista, ele é, sim, difícil de conviver. Quando Andy não estava mais conosco, a paz eclodiu e todos nós nos demos muito mais facilmente. Eu não acho que ele se encaixa em termos de personalidade com a banda, realmente; ninguém jamais tirará nada de sua musicalidade e desejo-lhe tudo de bom, mas não acho que seja conosco. ”
Uma futura introdução no Hall da Fama do Rock and Roll pode forçar o grupo a se reunir com Taylor por pelo menos algumas músicas, e agora que Depeche Mode e The Cure estão disponíveis, parece que é apenas uma questão de tempo antes que isso aconteça. Nesse ínterim, 80 por cento do Duran Duran original será o suficiente para todos que comparecerem à turnê de aniversário.
Confira o vídeo abaixo:
Por Midiorama