A inteligência artificial criou uma música, “Drowned in the Sun”, na semelhança de faixas do Nirvana. A nova música soa estranhamente como uma música da banda, completa com letras angustiantes como “Eu não me importo / eu me sinto como um, afogado no sol.”
Além dos vocais cantados pelo vocalista da banda de tributo ao Nirvana, Eric Hogan, a música é tocada por uma máquina. Começa com um riff sujo e cativante que lembra o início de “Come As You Are” de Nevermind do Nirvana, e é semelhante em intensidade. A energia se acumula ao longo da música, fortemente carregada com densos acordes de guitarra no estilo típico do Nirvana, que um pouco inesperadamente cai em uma repetição mais suave da frase “afogado no sol” para encerrar a peça.
O programa AI analisa as idiossincrasias dos músicos na música original para criar as novas canções, e isso é evidente na faixa, que tem uma sensação significativamente semelhante à gravação do Nirvana.
A música faz parte de um projeto de Over the Bridge, cuja missão é ajudar as pessoas na indústria da música que lutam contra doenças mentais e, por meio de seu projeto Lost Tapes of the 27 Club, eles usaram o programa Magenta AI do Google para escrever músicas “por ”Artistas que morreram aos 27 anos. Jimi Hendrix, Jim Morrison e Amy Winehouse receberam canções“ novas ”ao longo do projeto, além de Kurt Cobain do Nirvana.
Para criar a faixa, 20-30 músicas são carregadas no sistema AI, que analisa a faixa, um instrumento por vez, e então produz suas próprias melodias. O processo não é tão simples quanto parece à primeira vista e, embora seja fácil dizer que a IA escreveu a música, um elemento humano é necessário em todo o processo para selecionar letras e frases musicais que soem coesas para construir as músicas.
Os membros sobreviventes do Nirvana mencionaram recentemente que eles ainda se reúnem e tocam como o Nirvana quando se encontram próximos um do outro e já gravaram algumas músicas. A banda foi nomeada no início deste ano para fazer parte dos indicados de 2021 do Rock & Roll Hall of Fame.
Ouça: