O Primeiro Festival Paulista de Teatro Musical, que vem acontecendo de forma virtual durante a pandemia da Covid-19, apresentará nesta segunda feira (26/04) um sucesso do autor, compositor e diretor paulista Daniel Salve. O espetáculo é “Ponto de Bala”, uma tragicomédia musical, que poderá ser assistida gratuitamente pelo público através do YouTube, em exibição única.
Daniel, que também atua no espetáculo ao lado de Giovana Zotti e Marllos Silva, escreveu um espetáculo de narrativa extremamente original e divertida, tendo como ponto de partida o mito grego de “Prometeu Acorrentado”, que é transferido para o Brasil atual. A trama que tem como pano de fundo o circo da política nacional, reúne personagens como um autor em crise, uma vidente apocalíptica e um senador corrupto. Mais do que uma crítica, o espetáculo se aproveita do cenário político caótico para levar o público a uma reflexão e uma discussão sobre fé, perseverança e a força de vontade para que as mudanças aconteçam dentro e fora de nós.
Segundo a trama um autor de teatro em crise por não conseguir ver sua obra encenada, se envolve acidentalmente com uma vidente e um senador investigado pela Polícia Federal. A partir deste encontro ele se vê colocado em uma situação incomum: ser atirado como homem bala em frente ao Congresso Nacional, em uma tentativa desesperada de conseguir desviar as atenções de um escândalo político.
O Espetáculo estreou originalmente em 2012 e seguiu em temporada até 2014. A versão “reloaded” de Ponto de Bala foi produzida e filmada especialmente para o festival, e Daniel se utilizou de ferramentas do audiovisual para não realizar apenas uma “peça filmada”, criando uma experiência híbrida e dinâmica.
Todas as 9 canções do espetáculo são originais e executadas ao vivo, acompanhadas pela banda “apocalypso”, formada por dois instrumentistas (piano e bateria). Os estilos passeiam por gêneros diversos. A música por vezes serve à cena como uma continuação exacerbada do texto e por outras reflete estados emocionais mais profundos dos personagens.
A transmissão é gratuita pelo Youtube – para acessar entre no link: www.youtube.com/premiobibiferreira
Por A. Dayrell