Oli Sykes está no olho do furacão, fervendo de adrenalina. É agosto de 2008 e sua banda, Bring Me The Horizon, está se apresentando no palco principal do Reading Festival para milhares de pessoas – a maioria com raiva frenética ao invés de alegria. Enquanto o vocalista olha para a multidão a sua frente, ele de repente se vê em um cenário de pesadelo enquanto está sendo atacado com câmeras, cascalho e… bananas. Bring Me The Horizon, ao que parece, havia se tornado vítima de um ataque não provocado.
O incidente foi parte de uma longa tradição de atos no festival por suas multidões aparentemente bem voláteis: My Chemical Romance e Panic! At The Disco ambos sobreviveram à experiência no ano anterior. “Você nem entende como era – eu nunca vi nada parecido”, diz Sykes enquanto reconta a história mais de uma década após a fatídica e inédita performance da banda em Reading. “Foi muito assustador.”
O show no festival deste ano foi uma exibição surpreendente de quão longe a banda progrediu nos últimos 14 anos: depois de serem recebido com as boas-vindas de heróis, a maior surpresa de todas vem quando uma participação não anunciada de Ed Sheeran – com quem eles realizam uma pesada reformulação de sua música ‘Bad Habits’ – é recebida com aprovação de toda a multidão, punhos no ar, em vez da garrafas ou bananas jogadas nos anos passados.
“Ser a atração principal do festival é genuinamente incrível”, diz Sykes . Tem sido uma jornada tão louca para nossa banda: você olha para trás e pensa: ‘Como diabos conseguimos mudar as coisas?’”
Francamente, seria difícil encontrar uma banda mais merecedora de liderar o Reading & Leeds este ano do que o Bring Me The Horizon, cuja formação inicial se deu em 2004. O quinteto de Sheffield – Sykes, guitarrista Lee Malia, baterista Mat Nicholls, baixista Matt Kean e o tecladista Jordan Fish – aperfeiçoaram seu show ao vivo incendiário e de grande sucesso ao se apresentar no festival seis vezes ao longo de sua ilustre carreira.
A NME escreveu que esse show de 2018 no festival viu o Bring Me “chutar as portas de volta e inaugurar uma nova era para a banda”. No entanto, para Sykes, o fantasma de 2008 ainda é grande. “Toda vez que tocamos no Reading & Leeds, mentalmente, sempre voltamos para aquela primeira vez porque era tão insano – e parece pior toda vez que olhamos para trás”, diz ele.
Na época, a banda estava promovendo seu segundo álbum, o inteligente e agressivo Suicide Season, mas a maneira como eles infundiram o metalcore de acelerar o coração com elementos de eletrônica – além de sua estética ‘scene kid’, inspirada na subcultura emo do início dos anos 2000 – arrepiou as penas dos elitistas do gênero, a ponto de Sykes acreditar que a banda “nunca, jamais retornaria ao Reading” depois de 2008.
“Pensamos para nós mesmos: ‘Este claramente não é o festival para nós’”, continua ele. “Na época, as multidões nos assistiam pensando: ‘Esses [garotos] são um bando de idiotas’ – nosso estilo era tão polarizador, e as pessoas claramente pensavam que éramos o tipo de banda em que você gostaria de dar uma surra.”
“Toda vez que tocamos Reading & Leeds, sempre voltamos para aquela primeira vez. Foi insano” – Oli Sykes
Ao longo do início dos anos 2010, o grupo tentou se reconstruir a partir dessa experiência. Eles entregaram um dos álbuns de metal mais bem sucedidos da década com Sempiternal de 2013, um disco que foi, inesperadamente, um enorme sucesso: pela primeira vez, Bring Me The Horizon quebrou o Top 10 do UK Albums Chart, enquanto o single principal “Shadow Moses” recebeu airplay regular em estações convencionais como a BBC Radio 1.
O álbum seguinte That’s The Spirit, lançado dois anos depois, foi ainda mais longe ao alcançar a certificação de platina. Em cerca de 12 meses, o Bring Me The Horizon estava tocando em Glastonbury.
Encontrar o sucesso de alguma forma na carreira da banda deu a Sykes uma “perspectiva”, diz ele. Não apenas no sentido de entender seu próprio passado – ele alcançou maior profundidade lírica nessa época também. “Eu sinto que é muito difícil, especialmente como uma banda britânica, mudar a opinião do público sobre você. Eu realmente ainda me pergunto como conseguimos nos tornar uma banda que as pessoas finalmente respeitam.”
A banda chegou a um verdadeiro ponto de virada, diz Sykes, quando eles tocaram esse set secreto no Reading 2018, que marcou seu retorno ao vivo após 16 meses fora da estrada. Ao longo do show, eles visualizaram faixas do álbum em que estavam trabalhando: amo, um sucesso de experimentos de dança com falhas e metal futurista. Eles tocaram para uma venue lotada, e o single principal “Mantra” encontrou seu destino como um hino de festival para as eras. “Eu sabia ali mesmo que não sentia mais aquela divisão; Sinto que agora temos o apoio de todos”, lembra Sykes.
Apesar da demonstração de amor que a banda desfrutou nos últimos anos, Sykes percebeu no mês passado que estava ansioso com a manchete do Reading & Leeds deste ano quando começou a reler as críticas ao vivo da turnê da banda no Reino Unido, que aconteceu em setembro passado. Como eles conquistaram uma O2 Arena em Londres, com lotação esgotada, com capacidade para 20.000 pessoas, os críticos foram quase unânimes em premiar a banda com cinco estrelas.
“Realmente significou muito para essas grandes publicações dizerem: ‘Vocês são uma banda decente’”, diz ele, descrevendo como, apesar desse extraordinário sucesso de crítica, ele ainda está cheio de dúvidas. “É como se precisássemos dessa garantia de vozes externas, mesmo que essa turnê fosse a primeira vez que eu pudesse realmente olhar para a multidão e dizer a mim mesmo: ‘Você conseguiu. Você está bem; você está seguro.'”
Quando os ensaios para Reading & Leeds 2022 começaram, Sykes começou a questionar seus motivos. “Eu me perguntei: por que é tão importante para mim ter tanto sucesso? Percebi que precisava ter certeza de que não chegaria a um ponto em que a banda fosse apenas minha vida e não houvesse mais nada”.
“No ano passado, eu pude olhar para a multidão e dizer a mim mesmo: ‘Você conseguiu’” – Oli Sykes
No entanto, nas últimas semanas, diz ele, começou a acertar o equilíbrio na vida. No mês passado, Sykes passou férias em Fuerteventura com sua mulher, o cantora e modelo brasileira Alissa Salls. A dupla foi surfar, meditou diariamente e aprendeu a praticar mindfulness.
Quando voltaram para casa, Sykes começou a organizar suas tarefas do dia a dia: treinamento vocal, malhação, reuniões para sua linha de roupas alternativas, Drop Dead – em listas de verificação: “Sou alguém que poderia literalmente acordar às 7 da manhã e até eu ir para a cama, sempre terei trabalho a fazer.” Ele se pega. “Mas com este festival [show] a nossa frente, finalmente estou aprendendo a tirar um tempo.”
Em agosto de 2019, após 15 anos juntos, o Bring Me The Horizon encabeçou seu primeiro festival no All Points East, no Victoria Park, em Londres. A banda fez a curadoria da programação, que contou com, entre outros, os reis do rap norte-americano Run The Jewels, os punks de Bristol IDLES e o ícone pop experimental Alice Glass. No papel, o resto do projeto – os titãs do metalcore Architects e o arrivista do trap-metal Scarlxrd – deveria ter apaziguado tanto os puristas do metal quanto os mais avançados. Nos bastidores, porém, o festival foi um “pesadelo”, diz Sykes.
Ele explica que no primeiro dia de venda de ingressos, eles só conseguiram vender 500: “Nós ficamos tipo, ‘Oh meu Deus – o que aconteceu?’, diz ele. “Acho que não fizemos nada de errado, mas minha visão para o festival era que incluísse todos os tipos de música; não queríamos que fosse puramente um festival de metal e rock. Queríamos que fosse cheio de bandas e artistas que respeitávamos.”
A formação eclética causou um nível de atrito entre os fãs de seus trabalhos mais recentes versus os fãs mais antigos e mais hardcore. “Para muitas pessoas, um festival é como ir a sua própria versão da Disneylândia, onde encontram seu povo, sua música e sua cena”, continua ele. “Mas estávamos tão inflexíveis em romper com nossa cena e dizer ‘Oh, não somos apenas uma banda de metal comum’ que talvez afastamos nossos próprios fãs. All Points East realmente não funcionou, e é por isso que acho que não há muitos festivais assim.”
No início deste ano, no entanto, a banda mudou completamente o roteiro. O Malta Weekender de quatro dias do Bring Me The Horizon viu o grupo assumir Gianpula – o principal destino de boates do país – por cinco dias em maio, onde se apresentaram duas vezes, incluindo um set ‘throwback’ que consistia em raras faixas, mais antigas, que eles não tinham tocado ao vivo em mais de uma década. Ao longo do fim de semana, a banda também subiu aos decks para tocar uma série de DJ sets, durante os quais eles estrearam o último single “Strangers”, uma balada ascendente madura para os muitos outros momentos de canto do festival que estão por vir.
Sykes diz que a contratação de outras bandas de metal influentes, como Bullet For My Valentine e While She Sleeps, foi um caso de “lição aprendida”. “Com Malta, foi como, ‘Vamos tentar seguir o caminho de menor resistência de uma vez, e ir para a opção mais fácil’”, diz ele, explicando como, ao contrário de All Points East três anos antes, ele queria “trazer ativamente o comunidade do metal.
“Há alguns anos, estávamos desiludidos com o rock, mas nos últimos dois anos eu me senti muito diferente sobre isso… É muito emocionante ver agora muitos jovens entrando em estilos e sons alternativos. Parece muito mais diversificado do que nunca.”
Que uma música tão incansável e implacavelmente experimental como a do Bring Me The Horizon agora não apenas inspira uma nova geração de artistas, mas encontra um grande sucesso comercial, talvez seja surpreendente – não menos importante para Sykes. Em fevereiro, a banda incendiou o BRIT Awards com uma então improvável parceria com Sheeran, onde eles estrearam aquele remix amplificado de “Bad Habits”. Foi uma performance que plantou firmemente uma bandeira para o futuro da banda, permitindo que eles cruzassem para o mainstream enquanto mantinham seu lastro de metalcore através de vocais gritantes eletrizantes e uma enxurrada de riffs de pancadaria.
Para Sykes, trabalhar com Sheeran teria sido anteriormente “totalmente fora dos planos”, mas foi a abordagem abrangente de colaboração de ‘Post Human: Survival Horror’ – que incluiu faixas com Yungblud, Babymetal e Amy Lee do Evanescence – que mudou sua mentalidade.
“Sempre fui alguém que fica entediado muito rapidamente”, diz ele. “Quando terminamos uma música, muitas vezes quero passar para a próxima. É um ciclo constante, e nossa banda reflete isso. Bring Me The Horizon é uma das minhas bandas favoritas no mundo – e claro que deveria ser. Muito cedo, decidimos que iríamos mudar as coisas. E compensou.”
No Reading Festival deste ano, o Bring Me The Horizon dividiu o backstage com o Arctic Monkeys. O significado de duas bandas de Sheffield liderando o mesmo festival, dado que ambos começaram no Myspace e no circuito de shows do sul de Yorkshire no início dos anos 2000, não passa despercebido por Sykes.
Ele diz que se sentiu “deslumbrado” quando cruzou várias vezes com Alex Turner no circuito de festivais europeus em 2018 – foi a primeira vez que se viram pessoalmente desde que frequentaram a mesma escola em 2018 na cidade de Stocksbridge. Eventualmente, Turner disse a ele que estava assistindo a vídeos do Bring Me The Horizon no YouTube: “Eu me senti um pouco nervoso, então [Alex] acenou para mim e ele disse: ‘Eu estive esperando séculos por isso!’, e eu fiquei tipo, ‘O quê? Como você se lembra de mim?’”
“Ficamos desiludidos com o rock, mas nos últimos dois anos passei a me sentir diferente” – Oli Sykes
Hoje, Sykes reafirma sua admiração por Turner e companhia, explicando que ele e Fish assistiram recentemente a várias apresentações da banda em festivais europeus neste verão online. “O set do Arctic Monkeys é tão legal e discreto”, diz ele. “Eles pegam seus instrumentos e seguem em frente, mas somos exatamente o oposto disso. Fish pula: “Qualquer set do Monkeys é como uma namorada se divertindo, e é isso que faz você gostar deles, enquanto nós ficamos tipo, ‘Me ame!’
Sykes concorda: “Nós nunca seremos legais, então faremos o nosso melhor para que todos se sintam crianças novamente. Estamos tentando fazer uma experiência no estilo do Universal Studios na forma de um set de rock: estamos com tanto medo de que as pessoas fiquem entediadas por um segundo que nosso show está cheio de luzes piscando constantemente!”
Quando a banda subiu ao palco toda a ansiedade reprimida se transformou em adrenalina e um pouco de medo saudável. Freneticamente andando de um lado para o outro, Sykes é uma constante troca de energia com o público, aparentemente sentindo cada momento.
A produção colossal é usada para amplificar a experiência comunitária do show enquanto os fãs olham para imagens de si mesmos nas telas. Alguns parecem preparados para isso, segurando placas de “BMTH para sempre” e fazendo formas de coração com as mãos. Outros não: uma garota fica tão assustada com a visão de si mesma que parece que há todas as chances de ela ser levada pela barreira. Os visuais também são igualmente impressionantes e divertidos: a trovejante “Parasite Eve” é acompanhada por um corredor de imagens de catástrofe ambiental e marchas de zumbis que se estendem até o infinito, enquanto a rotação de smileys de acid house em “Happy Song” lembra a cultura Club do início dos anos 90.
Você fica impressionado com a sensação, no entanto, de que as ideias de encenação mais simples são tão eficazes: um único clarão vermelho lança uma sombra esfumaçada atrás de Sykes enquanto ele fica desafiadoramente no topo do palco para “Shadow Mose”’.
“Vocês salvaram minha vida tantas vezes que nem entendem”, diz ele, visivelmente emocionado, para a congregação de milhares de pessoas diante dele. Ele fecha os olhos e mergulha em um campo de pura emoção, absorvendo o máximo desse momento duramente conquistado.
E em dezembro, a banda está no Brasil! Vai fazer show em São Paulo com o Motionless in White, no Rio de Janeiro com o SLIPKNOT, e vai ser uma das atrações principais do KNOTFEST Brasil no dia 18 no Anhembi.
Confira abaixo as informações sobre as apresentações do Bring Me The Horizon no Brasil:
Em S.Paulo no KNOTFEST: midiorama.com/knotfest-brasil
Em S.Paulo com Motionless in White: midiorama.com/bring-me-the-horizon-show-com-motionless-in-white
No Rio de Janeiro com o Slipknot: midiorama.com/slipknot-bring-me-the-horizon