O filme está em cartaz nos Estados Unidos desde 2015. No Brasil, ele estreia nos cinemas no dia 11 de fevereiro. Dirigido por Tom Hopper (“Os Miseráveis”, “O Discurso do Rei”) e escrito por David Ebershoff e Lucinda Coxon, o longa conta a história verídica de Lili Elbe (anteriormente Einar Wegener), a primeira mulher transexual a submeter-se a uma cirurgia de redesignação sexual.
Einar Wegener é um pintor dinamarquês do início do século XX, interpretado pelo brilhante Eddie Redmayne (“A Teoria de Tudo”, “Os Miseráveis”), casado com Gerda Wegener, interpretada por Alicia Vikander (“O Agente da U.N.C.L.E.”), também uma pintora.
Modelando como mulher para um dos quadros de sua esposa, Einar descobre que é transexual, ou seja, possui uma identidade de gênero oposta ao sexo designado no nascimento.
O filme mostra a fascinante jornada de autodescobrimento e aceitação de Lili Elbe, enquanto mostra os preconceitos sociais e as dificuldades passadas por transexuais, principalmente na época em que o filme se passa.
Enfim, com uma fotografia incrível, uma atuação impecável de todos os atores e uma direção maravilhosa, “A Garota Dinamarquesa” é, definitivamente, um filme que eu recomendo. Inclusive o filme rendeu indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Ator (Eddie Redmayne), Melhor Atriz Coadjuvante (Alicia Vikander), Melhor Design de Produção e Melhor Figurino.
Dia 11 de fevereiro nos cinemas. Verifique a classificação indicativa.
Por Tommo