Independente do roteiro, do elenco ou da trama, os temas de abertura de séries também se tornam inesquecíveis e nostálgicos ao passar do tempo. Estão aí séries como “Blossom”, “True Blood” e “The Fresh Prince Of Bel-Air” para provar que algumas músicas grudam na cabeça e, de alguma forma, juntamente com a memória do que cada série representou em questões de entretenimento, história e emoção, acabam se eternizando. Pensando nisso, o Über7 selecionou 25 músicas que serviram de tema para produções televisivas – os temas mais criativos, bem construídos, marcantes ou mesmo as mais chiclete de ouvido – que valem a pena ouvir, ouvir de novo, e de novo, e de novo…
01. The Wonder Years, 1988-1993
“The Wonder Years” precisava de uma música tema que reunisse tudo o que ela tentava representar em termos de emoção, produção e, claro, muita fofura. A eleita foi nada mais e nada menos que a clássica “A Little Help From My Friends”, dos Beatles, interpretada na abertura por Joe Cocker. Para quem acompanhou a história de Kevin e Winnie, a música se tornou (como se fosse possível) ainda mais emblemática do que já era.
02. Full House, 1987-1995 / 2016
A abertura de “Full House” se tornou tão familiar que basta o primeiro acorde da introdução para o espectador saber aonde está pisando – e, vamos combinar, não tem jeito melhor de mostrar a força e o efeito de uma trilha sonora do que este. A música se chama “Everywhere You Look”, de Jesse Frederick e já tem toda a cara de São Francisco, dos Tanner, de casos de família, do Netflix…
03. Blossom, 1990-1995
Séries legais pedem músicas legais. Quem foi adolescente nos anos 90 ganhou essas duas coisas de presente com “Blossom”, uma das melhores sitcoms americanas (que, de quebra, dá uma banho em muita série teen dos anos 2010) e dona de uma música de abertura simplesmente sensacional. O tema do seriado foi “My Opinionation”, do Dr. John, que embalou cinco temporadas de uma produção bastante elogiada pela crítica e pelo público. Quem não viu, vale à pena não só fazer aquela maratona, como também acrescentar mais uma música na playlist.
04. The Fresh Prince of Bel-Air, 1990-1996
Quem nunca almoçou com a televisão ligada, ouvindo “The Fresh Prince of Bel-Air” tocar nas tardes do SBT, que atire a primeira pedra. Reprisada inúmeras vezes, a série e seu tema de abertura, homônimos, se tornaram figurinhas carimbadas de tal forma que é impossível não sentir um pouquinho de nostalgia ao reprisar essa divertida opening, que funciona quase como um piloto à parte para quem passou batido pela sinopse. Parceria de Will Smith e Quincy Jones, o tema da sitcom acompanha a chegada do protagonista à farta e sedutora Los Angeles, seu novo lar.
05. Friends, 1994-2004
Impossível lembrar de “Friends” e não pensar ou cantarolar de imediato a música “I’ll Be There For You”, da banda americana The Rembrandts. A canção embalou dez temporadas daquela que, sem a menor dúvida, se consagrou como uma das maiores comédias da televisão, reprisada em loop pela Warner Channel porque, simplesmente, ninguém consegue enjoar. Além de combinar perfeitamente com a proposta da sitcom e promover uma dancinha na fonte como poucas músicas fariam, o hit do Rembrandts gruda na cabeça que é uma beleza, né?
06. That 70’s Show, 1998-2006
A prova de que grandes edições ou efeitos especiais podem ser ingredientes facilmente dispensáveis na hora de se fazer uma abertura de série. Em “That 70’s Show” o maior trunfo é a simplicidade: pegue seis amigos, coloque-os dentro de um carro e deixe-os cantar “In The Street” a plenos pulmões – só porque a música é ótima, a série é ótima e ver Mila Kunis e Ashton Kutcher antes do affair todo e pensar que a Sony previu a parada, vamos combinar, é ótimo também, né, pessoal?
07. Freaks and Geek, 1999-2000
“Bad Reputation” seria um tema incrível em qualquer série de televisão. É o que acontece quando uma música carrega, ao mesmo tempo, tantos simbolismos – a cultura punk, o feminismo, a expressão do rock’n roll enquanto comportamento e estilo de vida, a liberdade de expressão… Cada um embute nos versos de Joan Jett um significado diferente. “Freaks and Geeks” fez isso à sua maneira, deixando a música até mesmo com jeitinho nerd, numa abertura high school que, veja você mesmo, esbanja simpatia.
08. Gilmore Girls, 2000-2007
“Para onde você guiar, eu te seguirei”. Só esse trechinho de “Where You Lead”, de Caroline King, já é suficiente para sentirmos o quanto a música combina com Rory e Lorelai, as protagonistas de “Gilmore Girls”. Como se não bastasse a letra, a abertura da série mescla ainda uma sequência fofíssima de cenas das duas personagens, bem como dos atores que deixaram tanta saudade quando a série acabou, em 2007. Impossível não amar.
09. Scrubs, 2001-2010
Um trechinho. Um simples e pequeno trechinho na abertura de “Scrubs”. Isso já foi suficiente para tornar “(I’m No) Superman”, da banda Lazlo Bane, um hit daqueles – coisa que, a propósito, os temas de seriados fazem muitíssimo bem. A música já tinha participado da trilha sonora de um filme um ano antes, mas nem ele causou o efeito explosivo do seriado, que fez a canção cair no gosto do público, promoveu a banda e ainda a tornou uma referência inesquecível à série.
10. Smallville, 2001-2011
As aventuras do Superboy (cof cof) foram acompanhadas por uma trilha sonora impecável – e mesmo com todas as críticas negativas que a série da Warner colecionou durante suas injustificadas dez temporadas, a qualidade musical é algo que nem os haters mais fervorosos podem negar. Teve Stereophonics, Lifehouse, Weezer, Papa Roach, Kings Of Convenience e tanta coisa boa que é até difícil lembrar. O que a gente não esquece, contudo, é de “Save Me”, do Remy Zero, que se tornou conhecidíssima e sintetiza tudo o que a série foi (ou, pelo menos, tentou ser).
11. The OC, 2003-2007
Quando uma série adolescente projeta não só o rostinho e o talento de seus jovens atores, mas também uma música que, não fosse por ela, talvez jamais chegasse a ser bem sucedida. Os caras do Phantom Planet devem erguer as mãos para o céu e agradecer a sorte de conseguir emplacar “California” no tema de “The O.C.”, série que angariou várias críticas positivas em seu ano de estreia e, certamente, deu um up na carreira da banda. O casamento entre a letra da canção e o personagem Ryan Atwood, no fim das contas, foi perfeito – tanto que hoje o efeito é automático: não existe “California” sem “The O.C.” e não existe “The O.C.” sem “Califórnia”.
12. One Tree Hill, 2003-2012
A trilha sonora de “One Tree Hill” foi impecável – do primeiro ao último episódio, não houve um em que a escolha musical não tenha sido elogiada. A relação entre a série e a música, aliás, sempre foi tão estreita que até o nome dos episódios foram baseados em títulos de canções. Logo, não é à toa que toda persona de bom gosto, fatalmente, se renda aos encantos da criação de Mark Schwahn para a CW, numa produção verdadeiramente apaixonante. A qualidade musical de “One Tree Hill” começa logo na abertura, que popularizou não somente uma canção, mas um artista: Gavin Degraw, cantor e compositor, chegou a fazer participações especiais na série – no papel de Gavin Degraw, é claro – e emplacou outras canções na trilha, mas nenhuma delas foi tão marcante quanto “I Don’t Want To Be”, a música, o tema, o hino da série. É impossível ouvir e não associar a letra aos personagens, às quadras de basquete e lembrar de todas as tramas que, durante nove temporadas, emocionou os fãs.
13. Veronica Mars, 2004-2007
A abertura de “Veronica Mars”, série subestimada da CW, seria como qualquer outra (simples, pouco criativa, padrão…) não fosse um mero detalhe: “We Used To Be Friends”, de Dandy Warhols. A música é tão legal que você assiste a abertura inteira, sem perceber, cantarolando o verso “come on now sugar…” como se não houvesse amanhã.
14. Weeds, 2005-2012
“Prazer, meu nome “Weeds” e tenho um tema de abertura tão bom quanto a minha trama – e olha que eu fui indicada ao Globo de Ouro três vezes, bitchies”. Pois é, amigos. Lançada em 2005 pela Showtime, “Weeds” é uma produção surpreendente em vários aspectos, a começar pelo tema musical que, imagine só, se renova a cada temporada. No ano de estreia a série já impressionou com a performance de Malvina Reynolds para a música “Little Boxes”, mas na segunda temporada, uma surpresa ainda maior: a mesma música, só que regravada por outra pessoa; e assim sucessivamente, até que oito temporadas se passaram, todas tão boas quanto aquela primeira. Cantaram a música de abertura artistas como The Shins, The Decemberists, Elvis Costelo, Death Cab For Cutie e Linkin Park. Sacada excelente de uma série ainda melhor.
15. The Big Bang Theory, 2007-
Não é toda música de abertura que consegue sintetizar, em poucos segundos, toda a expansão do universo e civilização desde o início dos tempos. Essa foi a missão que Chuck Lorre e Bill Prady, criadores de “The Big Bang Theory”, encarregaram a banda canadense Barenaked Ladies. Por sorte, o vocalista e guitarrista, um sujeito chamado Ed Robertson, havia lido um livro na época, que tratava exatamente sobre a teoria do Big Bang. O resultado foi a criativa e ligeira “The History of Everything”, que fez tanto sucesso que a banda lançou, meses depois, uma versão completa, de 1:45, além de incluí-la no seu álbum seguinte. Hoje em dia é impossível assistir à abertura e não tentar acompanhar a letra.
16. True Blood, 2008-2014
Lançada em 2008, a série “True Blood” impactou o público por vários motivos, entre eles sua abertura, digamos, pouco convencional. Trata-se da elaborada mistura de imagens que abordam religião, sexo e violência, contadas a partir do ponto de vista sobrenatural. A edição fez questão de incluir quadros cortados, que dão a sensação de movimentos rápidos, crianças em situações duvidosas, animais mortos em decomposição, além de muita cena em slow-motion. Tudo isso embalado com a música country “Bad Things”, de Jace Everett, que parece ter sido feita sob encomenda para a série. O resultado rendeu a indicação ao premio Emmy na categoria de Melhor Abertura de 2009 – e a presença garantida de “True Blood” em qualquer lista de respeito sobre o assunto.
True Blood (Main Titles) from Matthew J. Clark on Vimeo.
17. Sons of Anarchy, 2008-2014
A lista de prós e contras para assistir “Sons of Anarchy” pesa muito para o lado dos prós. Além do tema ( motoclubes envolvidos com o crime organizado, para resumir) e atores excelentes (vide Charlie Hunnam, Katey Sagal, Ron Pearlman, Mark Boone Jr.), a trilha sonora é muito bem trabalhada – a começar por “This Life”, tema da abertura, composta por Curtis Stigers. Era só começar o “Riding through this world, all alone…” que os fãs automaticamente entravam na vibe da série. O lado bom foi que “SoA” durou sete temporadas e teve 92 episódios – ou seja, 92 oportunidades de ouvir a abertura. Já o lado ruim: infelizmente a série acabou.
18. Misfits, 2009-2013
Uma pegada de dance-punk somada a uma simples animação monocromática. Essa foi a mistura usada para dar à série britânica “Misfits” uma criativa e inteligente abertura. As sequências de imagens são compostas por sutis dicas do enredo e personagens principais da história, tais como o momento em que os cinco desajustados ganham seus poderes. Isso tudo ao som de “Echoes”, da banda americana The Rapture, que, apesar de ter se separado, será lembrada com saudosismo sempre que alguém assistir ao seriado.
19. Community, 2009-2015
Uma das séries mais injustiçadas de todos os tempos, “Community” tem um bocado de fãs espalhados por aí, ainda inconformados com a negligência no tratamento da tão amada produção. Além dos diálogos sagazes e elenco de primeira, a abertura da série é daquelas para se reconhecer imediatamente. Infelizmente os tempos de ver aquela animação divertida ao som de “At Least I Was There”, do The 88, acabaram em 2015, mas nunca é tarde para matar a saudade.
20. Parenthood, 2010-2015
Ao som clássico de “Forever Young”, do Bob Dylan, “Parenthood” conquistou o público com sua abertura amistosa e familiar. A sequência que abre a série se destaca das demais por um detalhe muito especial: o uso de fotos reais da infância do elenco, que quando somado com a canção de 1973, torna a experiencia ainda mais calorosa e convidativa. Pedida certa para quem procura uma série dramática que transcende gerações de uma mesma família.
21. Suburgatory, 2011-2014
Apesar de não entrar na lista das piores séries, “Suburgatory” tinha um público um tanto quanto, restrito. Isso porque a colorimetria majoritariamente composta por tons quentes, os protagonistas jovens e o roteiro cheio de piadinhas ácidas sobre a confusão que é a mente de uma adolescente não a tornavam, claro, a melhor pedida para o público mais maduro. Foram apenas três temporadas e, nesse meio tempo, a classificação da série pode ser “legalzinha” para praticamente tudo – inclusive a abertura. Curto, o recorte da música “Pleasant Nightmare”, de Alih Jey, não é tão marcante como outras músicas presentes nessa lista, mas já deixa saudade nos fãs saudosos de Tessa Altman.
22. Orange is the New Black, 2013-
“Toda boa série começa por uma boa abertura”. Se alguém realmente já falou essa frase, com certeza cairia nas graças de “Orange Is The New Black”. O público ainda estava se acostumando com as produções originais do serviço de streaming quando a série surgiu e presenteou os fãs com “You’ve Got Time”. A canção foi feita especialmente para o programa e se encaixou perfeitamente, desde a letra até o timing que os rostos das detentas aparecem na abertura. De quebra, quem não conhecia Regina Spektor acrescentou uma ótima cantora às suas playlists de músicas mais moderninhas.
23. Outlander, 2014-
Outra série a rechear sua abertura seguindo contextos históricos é ‘Outlander’. O tema que abre o seriado da Starz é conhecido como “The Skye Boat Song”, uma canção de 1884, cantada por Raya Yarbrough, que narra a fuga do príncipe Charles Edward Stuart após sua derrota na batalha de Culloden . As imagens são compostas por cenas de batalhas travadas na Escócia e Grã Bretanha, além de danças circulares que simbolizam o folclore da época. Isso tudo, quando somado com incríveis paisagens europeias e fotografia rica em cores naturais, torna a abertura convidativa e elegante.
24. True Detective (1ª temporada), 2014
A HBO caprichou em tudo relacionado à estreia de “True Detective”. A campanha de divulgação não teve as pompas de “Game of Thrones” – que, honestamente, monopolizava as atenções naquele ano – mas acabou sendo uma coisa boa: as expectativas não estavam muito altas e as surpresas com a qualidade da produção foram muitas. A aceitação do público e da crítica foi tanta que até a abertura foi elogiada – merecidamente. “The Handsome Family”, do Far From Any Road, dá arrepios logo no início de cada episódio, refletindo exatamente o clima da produção.
25. Narcos, 2015
Para quem achava que uma série com Wagner Moura no elenco já estava de bom tamanho, surpresa: Rodrigo Amarante – cantor, compositor, brasileiro e ex-Hermano, o cara que embalou reuniões alternativas, fez colaborações de deixar qualquer hipster com invejinha e homenageou, junto a Marcelo Camelo e companhia, as Ana Júlias desse mundo. É ele que abre cada episódio da série de José Padilha com a música “Tuyo”, canção que, mesclada à combinação de imagens da abertura, captura lindamente a essência da produção e, vamos combinar, é muito boa de ouvir.
Para quem gostou da seleção e quer levar essas músicas para a vida, prepara o play que um repertório ainda mais completo está te esperando no Spotify.
Por Uber7