Um dos principais eventos musicais do gênero no Brasil, a Série Jazz All Nights – apresentada pela Bradesco Seguros com patrocínio da Accenture Performances – traz, em setembro, um dos grandes nomes do jazz internacional: Chucho Valdés. Com oito anos de existência, a série, concebida pelaDell’Arte Soluções Culturais e pertencente ao Circuito Cultural Bradesco Seguros, estabeleceu uma nova plataforma para o jazz e fomenta a criação de novas plateias para o gênero.
Após o sucesso de sua primeira atração deste ano – o compositor, arranjador, regente e pianista Michel Legrand – a Série volta com o cubano Chucho Valdés, considerado a figura mais influente do moderno jazz afro-cubano. Chucho Valdés fará três apresentações pela Série Jazz All Nights no mês de setembro: em São Paulo, no dia 11, no Teatro Alfa, no Rio de Janeiro, no dia 12, no Theatro Municipal, em Porto Alegre, no dia 14, no Oi Araújo Vianna. No dia 13 de setembro, Valdés se apresenta ainda em Salvador, no Teatro Castro Alves.
O pianista, compositor e arranjador Chucho Valdés traz ao Brasil sua mais nova turnê “Border-Free”acompanhado da banda Afro-Cuban Messengers: Yaroldy Abreu (percussão), Dreiser Durruthy Bombalé (tambores e voz), Reinaldo Melián (trompete), Gastón Joya (baixo) e Rodney Barreto (bateria).
Valdés conta em seu currículo com nada menos do que cinco prêmios Grammy e três Grammy Latinos. Já se apresentou no mundo todo, indo do quadro intimista dos principais clubes de jazz dos Estados Unidos ao imenso Carnegie Hall de Nova York. Sempre atuante no mundo filantrópico, Chucho Valdés foi nomeado, em outubro de 2006, Embaixador da Boa Vontade da Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU.
Chucho Valdés
Dionisio Jesus “Chucho” Valdés Rodríguez, nasceu em uma família de músicos em Havana, Cuba, em 9 de outubro de 1941. Seus primeiros professores foram seu pai, o pianista, compositor e maestro Ramon “Bebo” Valdés, e sua mãe, Pilar Rodriguez, que cantava e tocava piano. Aos três anos, Chucho sentou no piano da mãe e tocou, de ouvido, com as duas mãos, os tons de melodias que ouvia no rádio.
Aos cinco anos Chucho começou a receber aulas de piano, com o professor de teoria musical Oscar Muñoz Boufartique e aos 14 ingressou no Conservatório de Música de Havana. Chucho também teve aulas particulares com Zenaida Romeu, Rosario Franco, Federico Smith e Leo Brouwer. Aos quinze anos formou seu primeiro trio de jazz, e em dezembro de 1958, ele trabalhou como pianista em hotéis em Havana. Em 1959, ele fez sua estréia com a orquestra Sabor de Cuba, dirigido por seu pai.
Em 1960 seu pai passou a trabalhar no México e de lá foi para a Europa, estabelecendo-se na Suécia. Bebo Valdes nunca mais voltou para Cuba – pai e filho se encontraram novamente 18 anos mais tarde, no Carnegie Hall, onde Chucho estreou com seu grupo Irakere. Em 1967, Chucho entra na Orquestra Cubana de Música Moderna e, em 1970, estreia liderando um quinteto no Jazz Jamboree Festival Internacional, na Polônia.
Em 1973 nasceu o Irakere, uma banda com uma mistura explosiva de jazz, rock, música clássica e uma grande variedade de música tradicional cubana, incluindo instrumentos e ritmos da música ritual afro-cubana. O grupo teve seu primeiro grande sucesso internacional em 1976, na Finlândia, e no ano seguinte foi descoberto por Dizzy Gillespie, durante uma visita a Havana em um cruzeiro de jazz, do qual também faziam parte o pianista Earl “Fatha” Hines e o saxofonista Stan Getz.
Em 1978, o grupo estreou nos Estados Unidos no Carnegie Hall como parte do Newport Jazz Festival como “convidados surpresa”. Por ironia do destino, o programa de noite também incluiu duas das maiores influências de Chucho: os pianistas McCoy Tyner e Bill Evans. Uma seleção de músicas do concerto no Carnegie Hall e da apresentação do grupo no Montreux Jazz Festival, na Suíça, formaram o programa do primeiro álbum do grupo lançado nos Estados Unidos. Intitulado simplesmente Irakere (CBS), a gravação ganhou um Grammy de Melhor Álbum de Música Latina em 1979. Desde então, o Irakere criou um legado impressionante que inclui grandes obras do jazz moderno.
Em 1980, sem abandonar o Irakere, Chucho começou uma carreira paralela como solista e líder de quartetos e pode explorar mais plenamente o seu potencial como pianista. Chucho se manteve com o Irakere até 2005 e, desde então, está totalmente focado em sua carreira solo. Seu mais recente trabalho, “Border Free”, é outra amostra da evolução constante da pesquisa e do trabalho de Chucho Valdés como pianista, compositor e maestro.
Série Jazz All Nights
A Série Jazz All Nights foi criada em 2007 com o objetivo de estabelecer uma nova plataforma de música para o Brasil e criar uma nova ponte entre a plateia e o gênero de música do jazz. A série se solidificou rapidamente como um dos principais eventos musicais no calendário do país e, em suas sete edições, já apresentou nomes do quilate de Toots Thielemans, Madeleine Peyroux, The Swingle Singers, Teresa Salgueiro, Freddy Cole, Terence Blanchard, Arturo Sandoval, Bobby McFerrin, Branford Marsalis, Esperanza Spalding, Candy Dulfer, Keith Jarrett, New Orleans Jazz Orchestra, Brad Mehldau, Jazz Orchestra of the Concertgebow e Preservation Hall Jazz Band. Em 2013, a série trouxe o grande Paco de Lucia, para a sua última turnê brasileira, além do espetacular duo de violoncelistas croatas 2 Cellos, que se apresentaram no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A Série Jazz All Nights – apresentada pela Bradesco Seguros com patrocínio da Accenture como parte do projeto Accenture Performances -, faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições e grandes musicais.
Discografia
1978 – Live at Newport
1998 – Bele Bele en la Habana
1999 – Briyumba Palo Congo
2000 – Live at the Village Vanguard
2001 – Solo: Live in New York
2002 – Fantasia Cubana: Variations on Classical Themes
2003 – New Conceptions
2005 – Canciones Ineditas
2008 – Juntos Para Siempre (with Bebo Valdés)
2010 – Chucho’s Steps
2013 – Border-Free
Este evento é realizado pela empresa DELL’ARTE SOLUÇÕES CULTURAIS, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com as empresas responsáveis por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.