Dirigido por Tarsem Singh e lançado em 1991, “Losing My Religion” da banda norte-americana R.E.M. é considerado hoje um dos melhores vídeoclipes já criados em todos os tempos – fruto da junção das ideias do diretor com as do vocalista da banda Michael Stipe. Primeiro single do sétimo álbum da banda, Out of Time, “Losing My Religion” é a canção de maior sucesso da carreira do grupo, ficando 21 semanas na Billboard Hot 100 e tendo ganho dois prêmios Grammys (um deles, o de melhor vídeo-clipe do ano).
No início, os músicos aparecem no interior de um casebre vazio, com a presença de diferentes ruídos, movimentos rápidos da câmera e vários recursos de iluminação. O vídeo é recheado de referências pop – histórias do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquês, que escreveu sobre um homem com asas que cai na terra, as fotos dos franceses Pierre ET Gilles, as pinturas dos italianos Caravaggio e Michelangelo, os filmes do cineasta russo Andrei Tarkovsky.
Proibido em alguns países, por conta de seu tema religioso – a canção fala sobre um homem que perde a fé, o vídeo se transformou num sucesso planetário, inclusive vencendo seis das nove categorias às quais foi indicado no MTV Video Music Awards, entre elas melhor vídeo. No YouTube, apenas a versão oficial do vídeo tem quase 200 milhões de visualizações.
Por Alex Dayrell