O Brasil sempre foi e sempre será um dos melhores locais para artistas internacionais fazerem seus shows, não há dúvidas quanto a isso. Muitas bandas ou cantores já consagrados já confessaram ter tido no nosso país o melhor show de suas vidas, pela alegria dos fãs e a entrega que eles proporcionam aos seus ídolos.
Porém, foi da década de 1990 para cá que os grandes nomes da cultura pop passaram a vir para o país mais constantemente. Até então, era muito difícil um grande nome de ponta fazer um show no país, por inúmeras razões.
No nosso top 6 de hoje vamos destacar aquelas turnês que vieram para cá depois da década de 1990 e deixaram marcas em todos nós, e neles também. São turnês históricas, com apresentações épicas.
E temos desde shows que marcaram muito para os artistas (como Katy Perry e U2) até shows que foram um presente para os fãs de cidades que não estão acostumadas com esses shows (como Beyoncé em Salvador).
Fiquem com o top 6 de mais marcantes turnês internacionais da história do Brasil
6 – Katy Perry – California Dreams Tour
Katy Perry esteve bem próxima de cancelar o show que fez em São Paulo em setembro de 2011. Foi no dia da apresentação da cantora, que poucos dias antes havia se apresentado no Rock in Rio e feito um super show. Ela recebeu via SMS a notícia de que seu então marido, Russell Brand, queria o divórcio. O documentário “Katy Perry: Part of Me 3D” registrou os bastidores, mostrando a cantora aos prantos antes de subir ao palco. Tempos depois, ela deu entrevista dizendo que aquele momento, com o público dando apoio, foi um dos mais marcantes de sua vida. Por isso e pelo fato dos fãs terem realmente se conectado com aquela apresentação, esta tour de Katy no Brasil entra no top 6.
5 – Beyoncé – I Am… Tour
A primeira turnê da Queen B no Brasil foi emocionante, por inúmeras razões, incluindo o fato de ela ter escolhido duas cidades que normalmente ficam fora do circuito de grandes shows: Florianópolis e Salvador. Beyoncé fez um dos melhores shows de sua carreira no Brasil e nesta turnê, que contou com a abertura de Ivete Sangalo, uma das responsáveis por conseguir levar a turnê para Salvador. Tour inesquecível para os fãs.
4 – Michael Jackson – Dangerous World Tour
Dangerous World Tour, também conhecida como Heal the World Tour, foi a segunda turnê mundial em carreira solo de Michael e foi a única turnê do cantor que passou pelo Brasil. A apresentação foi daquelas épicas, pelo fato de ser a primeira dele no país e também por trazer uma nova forma de shows, com iluminação e efeitos especiais nunca antes vistos. O Morumbi entrou para a história como palco de um dos shows mais marcantes daquela turnê.
3 – Madonna – The Girlie Show World Tour
The Girlie Show World Tour é o nome da quarta turnê da cantora Madonna, para a promoção do álbum Erotica. Foi iniciada em 25 de setembro de 1993, em Londres. Não foi das maiores turnês de Madonna. No total, foram 39 apresentações, sendo que 23 delas se dividiram entre Austrália, Japão, México, Argentina e Brasil. Ou seja, ela foi bem seletiva e incluiu o Brasil! A apresentação no Morumbi foi surreal, sexy, inesquecível, provocante. Um show grandioso, com um ícone da cultura pop em seu ápice criativo.
2 – Rolling Stones – Voodoo Lounge Tour
Rio de Janeiro, fevereiro de 1995. Primeira passagem da icônica banda pelo Brasil. Show no Maracanã, com transmissão ao vivo pela Rede Globo. Tinha tudo para ser histórico… e foi. O público estava enlouquecido e a cada vez que saía fogo daquele enorme palco os fãs iam a loucura. Todos os hits tocados e cantados em uníssono pelo povo que lotou o Maracanã naquele que foi um dos shows mais marcantes do país.
1 – U2 – Popmart Tour
Esse show ainda está fresco na memória de todos aqueles que foram ao Morumbi assistir á melhor apresentação da história do país. O U2 jogou para um nível inalcançável as turnês de bandas e artistas no mundo inteiro. Aquele palco era algo de outro mundo, o telão… ah o telão! 20 anos se passaram e ainda não surgiu nada mais grandioso que o palco e a atmosfera da Popmart Tour. E além de inesquecível para o público, essa tour está no primeiro lugar porque foi inesquecível também para a banda. Bono já confessou por vezes que aquele show no Morumbi salvou o U2, que estava vivendo um momento conturbado, por conta de problemas na própria turnê. Inesquecível.
Por Cabine Cultural