Neste ano, recebemos no Brasil as Olimpíadas no Rio de Janeiro, uma celebração milenar do mundo do esporte. Com o encerramento dos Jogos Olímpicos neste domingo (21), preparamos uma lista para provar que a paixão pelo desporte é algo evidente também entre os ídolos do k-pop. Alguns deles chegaram a competir como atletas profissionais antes de se aventurarem pelo mundo da música e outros ainda encontram tempo em sua sobrecarregada agenda compromissos como artistas para se dedicar ao esporte.
Navegue pela lista e saiba mais sobre as habilidades dos ídolos coreanos como atletas:
1. Key, do SHINee
Esporte: Esqui aquático
Cheio de estilo e criatividade no mundo das artes, o rapper Key, do SHINee, também possui talento para atividades esportivas. Antes de começar sua carreira na música, o astro ficou em primeiro lugar por dois anos consecutivos em competições na Coreia de esqui aquático, na modalidade do wakeboarding.
2. Nichkhun, do 2PM
Esporte: Badminton
Conhecido como o “príncipe tailandês” na Coreia, o américo-tailandês Nichkhun, do 2PM, foi treinador do time de badminton do seu colégio, o Rosemead High School, após se formar no ensino médio, quando ainda morava na Califórnia. E foi por lá que ele foi recrutado por um representante da JYP Entertainment para se mudar para a Coreia e se lançar como cantor.
3. Jackson, do GOT7
Esporte: Esgrima
Quem também desistiu da vida de atleta para entrar na JYP Entertainment e se tornar cantor foi Jackson, do GOT7. Antes de se mudar para a Coreia, o chinês fazia parte do time de Hong Kong de esgrima e chegou a levar prêmios para o seu país em competições como os Jogos Olímpicos da Juventude de 2010. Quando decidiu ser artista, Jackson teve de abrir mão da oportunidade de representar Hong Kong nas Olimpíadas de Londres, de 2012.
4. Jota, do MADTOWN
Esporte: Judô
O cantor Jota, do MADTOWN, sonhava em seguir carreira como lutador profissional de judô, mas uma fratura em sua perna o impediu de concretizar seus planos. Jota decidiu então seguir na carreira artística, mas a música lhe abriu uma breve oportunidade de relembrar sua antiga paixão. O cantor participou do programa de TV “Cool Kiz On The Block”, da emissora KBS, e pôde mostrar suas habilidades no tatame.
5. Hani, do EXID
Esporte: Natação
A sensualidade de Hani catapultou o EXID para o estrelato, mas antes de entrar no grupo a cantora era uma nadadora pra lá de habilidosa. Na época do colégio, a jovem competia em eventos de triatlo e se especializou em diferentes modalidades de natação. Após o sucesso com o EXID, a cantora mostrou suas habilidades em competições em programas de TV com outros artistas.
6. Bomi, do Apink
Esporte: Taekwondo
Quem vê a imagem doce e inocente de Bomi no Apink provavelmente nem imagina que a cantora é faixa preta no Taekwondo. Antes de se tornar uma cantora, Bomi sonhava em representar a Coreia como lutadora da arte marcial, mas acabou optando pela carreira artística. Esportista nata, ela também não dispensava uma boa partida de futebol com os garotos de seu colégio.
7. Seungyoun, do UNIQ
Esporte: Futebol
Antes de começar sua carreira artística no UNIQ, Seungyeon veio para o Brasil sozinho para tentar realizar seu sonho de ser um jogador profissional de futebol. Durante os dois anos em que morou no estado de São Paulo, o jovem jogou nos times de base do Corinthians e era conhecido como “Luizinho”.
8. Wenhan, do UNIQ
Esporte: Natação
Outro integrante esportista do UNIQ é Wenhan. Antes de fazer os testes para formar o UNIQ, o chinês participou de competições como nadador e chegou a treinar com o medalhista olímpico Sun Yang. Quando se dedicava ao esporte, Wenhan chegou a ser o campeão do Campeonato Júnior de Natação de Hangzhou, na China.
9. Kris, ex-EXO
Esporte: Basquete
Com 1,87m de altura, o chinês Kris era o capitão do time de basquete de seu colégio. A equipe liderada pelo ex-integrante do EXO chegou a vencer uma competição júnior da NBA, principal liga de basquete da América do Norte, realizada na China. O prêmio rendeu um convite para estudar na Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA), maior entidade do esporte universitário dos Estados Unidos, oportunidade que Kris acabou recusando. Recentemente, o astro participou de um time de basquete de celebridades no Canadá, ao lado de Win Butler, do Arcade Fire, e do ator Stephen James.
10. Jonghyun, do CNBLUE
Esporte: Judô
O guitarrista Jonghyun, do CNBLUE, fez judô por quatro anos durante seu período de colégio e chegou a levar uma medalha de ouro para seu time em uma competição na cidade de Busan. A dedicação de Jonghyun no treinamento era tanta que causou um hematoma auricular (a famosa “orelha de couve-flor”, deformação comum em lutadores de judô e jiu-jitsu), que teve de ser corrigido mais tarde em uma cirurgia plástica.
Bônus: FC Men
Esporte: Futebol
A paixão de alguns artistas coreanos pelo futebol é tanta que eles se uniram em um time profissional de estrelas. O FC Men é capitaneado por Xia Junsu (JYJ) e é um time de base do Suwon Samsung Bluewings, um dos clubes mais famosos da Coreia. Além do capitão Junsu e de atores e modelos, o time também é formado pelos cantores Doojoon, Gikwang e Yeoseob (B2ST), Woohyun (INFINITE), Jinwoon e Seulong (2AM), que se unem para competir em partidas beneficentes.
Por ShaKin’ Pop