Embora seja uma dupla de violoncelistas – instrumento que remete mais à ideia do gênero clássico, o que se vê no palco é diferente e surpreendente. Com visual e repertório de pop stars, os croatas Luka Sulic e Stjepan Hauser, conhecidos internacionalmente como 2CELLOS, vão da música clássica aos mais diferentes estilos musicais, construindo um show cheio de energia que conquistou as audiências em todo o mundo e fez com que astros, como Elton John, comparassem seus espetáculos com uma apresentação de Jimi Hendrix nos anos 60.
No repertório das apresentações da dupla há de Bach a Nirvana, de Vivaldi a U2 e Guns N Roses, para citar só alguns. Desde que lançaram na internet, em 2011, um vídeo de uma versão em violoncelo da música “Smooth Criminal”, de Michael Jackson, a carreira deles decolou. O clipe virou fenômeno mundial, com mais de 8 milhões de acessos, e os levou a assinar contrato com a gravadora Sony. Desde então, já dividiram o palco com Elton John e Red Hot Chili Peppers, gravaram como artistas convidados na série Glee, e fizeram inúmeras participações em programas de TV, entre eles The Tonight Show, com Jay Leno e o The Ellen DeGeneres Show.
Apesar de bastante jovens, Luka (25) e Stjepan (26) acumulam uma generosa lista de prêmios internacionais e passagens por prestigiados palcos como Wigmore Hall e Royal Albert Hall. Este mês a dupla se apresenta pela primeira vez no Brasil, encerrando a Série Jazz All Nights 2013. No dia 21 de novembro (quinta-feira), eles estarão no teatro localizado no Complexo Ohtake Cultural, em São Paulo. No Rio de Janeiro, a dupla faz duas apresentações: dia 22 de novembro (sexta-feira) no Teatro Bradesco (Shopping Village Mall), na Barra da Tijuca, e no dia 23 (sábado) no Miranda, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
A Série Jazz All Nights foi lançada em 2007 para estabelecer uma nova plataforma de música para a cidade e fomentar a criação de novas platéias para o gênero. Rapidamente a série se solidificou como um dos principais eventos musicais no calendário do país. Em seus sete anos de existência, o evento já apresentou nomes do quilate de Toots Thielemans, Madeleine Peyroux, The Swingle Singers, Teresa Salgueiro, Freddy Cole, Terence Blanchard, Arturo Sandoval, Bobby McFerrin, Branford Marsalis, Esperanza Spalding, Candy Dulfer, Keith Jarrett, New Orleans Jazz Orchestra, Brad Mehldau, Jazz Orchestra of the Concertgebow e Preservation Hall Jazz Band. Este ano, além o célebre violonista Paco de Lucia, a série traz ao Brasil o duo de violoncelistas croatas 2 Cellos, para apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A Série Jazz All Nights faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições e grandes musicais.
O 2CELLOS
Os jovens violoncelistas croatas Luka Sulic e Stjepan Hauser, mais conhecidos como 2CELLOS, alcançaram um inesperado sucesso internacional, levando o violoncelo para um novo nível e rompendo os limites entre os diferentes gêneros de música. Sua versão única para o clássico “Smooth Criminal”, de Michael Jackson, varreu o mundo como uma tempestade, tomando de assalto a rede mundial de computadores e transformando os jovens músicos em sensações. Apenas uma semana depois de publicado no canal YouTube, o vídeo se tornou um viral, atraindo os olhos do profissionais da música para o duo e levando-os a um contrato com a gravadora Sony Masterworks, além de um convite para participar de uma turnê internacional de Elton John.
Desde então, a dupla tem aparecido nos mais importantes programas de TV das maiores emissoras internacionais e se apresentado em alguns dos principais palcos do planeta. O 2CELLOS também foi o primeiro grupo a ter um número instrumental executado na popular série de TV Glee, onde eles também apareceram como convidados especiais no episódio em homenagem a Michael Jackson, apresentando uma versão do seu sucesso “Smooth Criminal”. A versão para o Glee, que contava com vocais de Naya Rivera, estreou como em 10º lugar na Billboard Hot 100, esteve na parada Digital Songs Chart e levou a dupla e seu álbum de estréia para o Top 100.
Sulic e Hauser tocam violoncelo desde a infância. Sulic se formou na Royal Academy of Music em Londres, e Hauser no Royal Northern College of Music, em Manchester, ambos em 2011. Sulic ganhou uma série de prêmios em vários concursos internacionais de prestígio, incluindo o Prêmio Especial no VII Concurso Internacional de Violoncelo Lutoslawski de Varsóvia (2009), o 1º lugar na União Europeia de Radiodifusão “New Talent” (2006), o 1º lugar na Royal Academy em Wigmore Hall (2011), entre outros. Hauser já trabalhou com artistas clássicos aclamados como Mstislav Rostropovich, Bernard Greenhouse, Mennahem Pressler e Ivry Gitlis, para mencionar apenas alguns. Ele ganhou nada menos do que vinte e um primeiros lugares em competições nacionais e internacionais de música e se apresentou duas vezes para a família real inglesa. O show da dupla tem lotado platéias em casas tradicionais de todo o mundo, incluindo o Wigmore Hall, Royal Albert Hall, Southbank Center, Amsterdam Concertgebouw, Musikverein de Viena e Konzerthaus .
Hoje o sucesso do 2CELLOS vai muito além do YouTube e o número de seus fãs continua a crescer em todo o mundo. Além da turnê com Elton John, também se apresentaram com outros monstros sagrados do pop e do rock internacional, como Red Hot Chili Peppers, George Michael e Leona Lewis, e lançaram seu segundo álbum “In2ition” em janeiro de 2013. O álbum foi produzido pelo lendário Bob Ezrin (Pink Floyd, Alice Cooper, Kiss, Deep Purple) e reúne um grupo eclético de convidados vocais e instrumentais, incluindo Elton John, Steve Vai, Lang Lang, Naya Rivera e Zucherr.
A dupla aponta como suas principais influências Rostropovich, Jacqueline Du Pré e Daniil Shafran, além de Giovanni Sollima, “por ser muito inovador e começar a usar o violoncelo de maneiras diferentes”. Segundo eles, qualquer música pode ser boa – “desde que nos agrade e soe bem no violoncelo”. Para os dois jovens violoncelistas, o contato com a música pop lhes oferece uma energia diferente para o convívio com a música clássica: “transitar pelos dois mundos nos permite uma abordagem nova e interessante da música, sem que a gente jamais caia na rotina”.
Programa
Focado no CD mais recente IN2ITION. E algumas músicas do primeiro CD.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.