No dia 3 de novembro, a Dell’Arte Soluções Culturais lançou oficialmente o Instituto Dell’Arte em uma noite muito especial. Um dos mais importantes projetos do Instituto, a Cia. Brasileira de Ballet apresentou, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, “Paquita Gran Pas Classique” (o Pas de Trois do 1º ato e a parte final do 2º ato do balé Paquita) e “Noite de Walpurgis“, balé de um ato que é uma das cenas mais marcantes da ópera de Charles Gounod, “Fausto”.
A Companhia Brasileira de Ballet é um projeto didático-social idealizado para revelar novos talentos e inseri-los no mercado profissional de dança. Nos anos de 2001 a 2013, mais de 50 bailarinos da CBB foram selecionados para as tradicionais companhias de dança, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Bolshoi, Miami City Ballet, San Francisco Ballet, Washington Ballet, entre outros. Dirigida pelo coreógrafo Jorge Teixeira, é composta por 30 bailarinos profissionais, além de 27 jovens, entre de 12 a 19 anos em estágio de formação.
O Instituto Dell’Arte foi concebido para ser o braço social da empresa de mesmo nome, fundada em 1982 por Myrian Dauelsberg. Sediada no Rio de Janeiro, com atuação em todo o Brasil e no exterior, a empresa contabiliza cerca de 2,5 mil espetáculos realizados e mais de quatro milhões de espectadores. Uma referência de qualidade e tradição no setor de cultura e entretenimento, há mais de três décadas fomenta uma agenda de espetáculos de elevado conteúdo artístico, ajudando a projetar o Brasil no mercado internacional.
A criação do Instituto veio para corroborar a responsabilidade social da empresa, que sempre investiu na atuação expressiva no terceiro setor para colaborar com o fortalecimento das políticas públicas culturais e de educação.
O ponto de partida da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) é consolidar o legado de Myrian Dauelsberg, que além da qualidade impressa em suas atividades empresariais, teve sempre como motivações pessoais a identificação de novos talentos, a formação de plateias, a descentralização territorial da cultura e o fortalecimento das políticas públicas culturais. Essas motivações passaram a ser os pilares do Instituto Dell’Arte, formalizados como projetos institucionais. E a base dos pilares que irão nortear suas ações são iniciativas já realizadas pela empresa, como o apoio a projetos socioeducativos e a realização de festivais de arte e cultura.
Os Projetos do Instituto
Além da Cia Brasileira de Ballet, o SINFONIA PARA TODOS é outro entre os projetos sendo desenvolvidos pelo Instituto. A ser conduzido pelo artista holandês Merlijn Twaalfhoven – premiado pela UNESCO por promover o diálogo intercultural em zonas de conflitos no mundo – ele visa promover a interação entre uma orquestra sinfônica e movimentos culturais na região de Manguinhos, absorvendo iniciativas já existentes na comunidade, aliando a música clássica a elementos de percussão, samba, funk e passinho.
Outra aposta do Instituto é o projeto FESTIVAIS DE INVERNO, onde cidades da região serrana, como Petrópolis, Friburgo e Teresópolis, tornam-se palcos para inúmeras apresentações de concertos de música clássica e popular, grupos de dança e teatro e, principalmente, palestras com conteúdo educativo, que têm como objetivo debater sobre assuntos referentes à cultura artística.
Criado com o intuito de servir de canalizador na troca de experiências de artistas com jovens ainda em processo de aprendizado, o projeto EMBAIXADORES DA ESPERANÇA cria a oportunidade da troca de experiências entre artistas já consagrados em suas profissões e alunos de escolas de música e dança. Destacados artistas e companhias de passagem pelo Brasil podem enriquecer assim as futuras práticas profissionais dos jovens estudantes.
O projeto ORQUESTRA MARIUCCIA IACOVINO, criado em parceria com a ONG “Orquestrando a Vida”, sediada em Campos, no norte fluminense, nasceu em 2008 para apoiar a formação musical de cerca de 85 jovens entre 10 e 19 anos e é mais um projeto herdado da empresa que o Instituto dará continuidade através de captação de recursos, investimentos financeiros e operacionais.
Blog do Instituto Dell’Arte
Também será lançado neste dia o BLOG do Instituto Dell’Arte, para estabelecer uma interlocução com o público, não só comunicando as ações sendo planejadas ou implementadas, mas para absorver e entender as necessidades e carências da área cultural nas diversas comunidades e, principalmente, servir de canal de informação para o público poder colaborar com as ações sociais a serem desenvolvidas, através de doações e serviços.
Programa
Cia. Brasileira de Ballet em duas coreografias – Paquita Gran Pas Classique e Noite de Walpurgis
1ª Parte
“Paquita Gran Pas Classique”
Música – Ludwig Minkus
Coreografia Original – Marius Petípa
Direção, remontagem, adaptação e ensaios– Jorge Texeira
Figurinos – Diego Costa
Cenografia – Carlos Dalarmelino
Paquita é um ballet em dois atos e três cenas, com libreto de Joseph Mazilier e Foucher Paulo, originalmente coreografado por Joseph Mazilier com música de Edouard Deldevez., apresentado pela primeira vez por pelo ballet da Ópera de Paris, em 1846.
Em 1847, Paquita foi encenado pela primeira vez para o Ballet Imperial de São Petersburgo por Marius Petipa e Pierre-Frédéric Malevergne, sendo o primeiro trabalho de Petipa na Rússia. Em 1881, Petipa produziu um renascimento do bailado, para o qual acrescentou novas peças especialmente compostas por Ludwig Minkus. Isto incluiu o Pas de Trois para o primeiro ato, o Paquita Grand Pas Classique e a Mazurka “des enfants” (mazurca infantil ) para o último ato. Hoje particularmente, esta peça, o Paquita Grand Pas Classique, faz parte do repertório tradicional das mais importantes companhias de ballet clássico do mundo. O Paquita Gran Pas Classica, apresenta o pas de trois do 1º ato e a parte final do 2º ato do ballet, incluida acena do casamento entre Paquita e Lucien.
2ª Parte
“Noite de Walpurgis”
Música – Charles Gounod
Coreografia Original – Lavrovski
Direção, remontagem, adaptação e ensaios – Jorge Texeira
Figurinos – Tania Agra
Cenografia – Carlos Dalarmelino
“Noite de Walpurgis” – ballet de um ato – é uma das cenas mais marcantes da ópera de Charles Gounod, “Fausto”, e executada separadamente é uma das obras–primas do ballet mundial. Gounod criou uma música excepcionalmente colorida e rica para este quadro coreográfico. De acordo com o enredo da cena da ópera “Noite de Walpurgis” é celebrada no Monte Broken, reino de Mefistófeles (Pan), quando ele procura desviar os pensamentos de Fausto e Marguerite, convidando-os a desfrutar de todos os benefícios da vida terrena. Fausto vende a alma a Pan (diabo) em troca da imortalidade. Pan começa a mostrar a Fausto os prazeres desta vida. Com esse intuito leva-o ao monte Broken onde se celebra um culto à sensualidade, ao erotismo. E tem lugar uma orgia, onde faunos e bacantes dançam sensualmente. Ameniza o ambiente a presença das Três Graças, que simbolizam o amor espiritual, casto. O final acaba numa dança vertiginosa. Uma bacanal.
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