zoom

Saiba quais astros do k-pop irão prestar o CSAT, o “ENEM coreano”


Alguns, no entanto, optaram por não fazer o importante exame de conclusão do ensino médio coreano

Na próxima quinta-feira (17), jovens de toda a Coreia prestarão o CSAT (do inglês “College Scholastic Ability Test”, ou “Teste de Habilidades Escolares para a Universidade”, em tradução livre). O exame é semelhante ao nosso ENEM e serve para que todos que estão prestando o último ano do ensino médio coreano possam concluir os estudos básicos e tentar uma vaga no ensino superior.

Quem acompanha as novidades do k-pop, sabe que boa parte dos novos ídolos da cena ainda nem completaram duas décadas de vida e, com um grande número de artistas que começam suas carreiras cada vez mais jovens, não é surpresa que parte deles ainda esteja cursando o ensino médio. Dentre os principais inscritos para o exame deste ano estão estudantes que nasceram nos anos de 1998 e 1999, faixa etária que abrange parte dos integrantes de grupos populares na Coreia.

Entre os ídolos que irão prestar o aguardado CSAT, estão Dahyun (TWICE), SinB e Umji (GFRIEND), Hwanhee e Wei (UP10TION), Yeeun (CLC), Dino (SEVENTEEN), Wooseok (PENTAGON), Eunseo (Cosmic Girls’), Eunjin e Hyejoo (HighTeen), Haeyeoung e Chooyoon (A.De), Chaewon (April) e o ator Shin Dongwoo.

Alguns artistas que deveriam fazer o exame, no entanto, optaram por ficar fora da maratona de provas, como Yein (Lovelyz), Jungkook (BTS), Eunwoo e Yebin (Pledis Girlz), Jieqiong (I.O.I), Seungkwan (SEVENTEEN), Xiao (UP10TION), Moonbin e Rocky (ASTRO) e Ungjae (IMFACT).

A mobilização para o exame na Coreia, que dura um dia inteiro com uma breve pausa para o almoço, tem proporções bem maiores do que para o ENEM no Brasil. Por lá, por exemplo, além de alteração nos horários do transporte público para melhor atender os participantes, uma equipe de voluntários se organiza para oferecer carona aos atrasados. Além dos trabalhadores serem orientados a iniciarem seu dia de trabalho após o início das provas para não comprometer o trânsito para os estudantes, até mesmo voos domésticos e internacionais não são realizados no país, para que o barulho das aeronaves não perturbe os candidatos.

Por ShaKin’ Pop


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque