A gravadora YG Entertainment surpreendeu os fãs de k-pop, nesta sexta-feira (25), com duas “bombas”. A empresa confirmou a separação do 2NE1, um dos grupos femininos de maior sucesso da história da música coreana, e anunciou a saída oficial do cantor Taehyun, do WINNER.
Sem lançamentos oficiais desde 2014, com o álbum Crush, o 2NE1 já havia sofrido uma baixa em abril, com a saída da cantora Minzy. Segundo a YG Entertainment, o contrato das artistas terminou em maio e, com a recente saída de Minzy, as integrantes remanescentes decidiram terminar oficialmente suas atividades em grupo.
“Como o 2NE1 foi o grupo feminino oficial da YG Entertainment por sete anos, não podemos expressar como nos sentimos neste momento, mas chegamos à conclusão que seria muito difícil continuar (com o grupo). Ao invés de esperar por um longo tempo para que a banda retomasse suas atividades, decidimos focar nas atividades solos das integrantes”, disse a gravadora. “Agradecemos sinceramente a todos os fãs na Coreia e no exterior que têm amado o grupo e sua música durante todo esse tempo”.
A empresa também informou que renovou os contratos apenas das integrantes CL e Sandara Park. Assim como Minzy, a vocalista Park Bom não faz mais parte do elenco da gravadora. Desde o hiato do grupo, CL tem se dedicado à carreira solo e, recentemente, ao mercado fonográfico norte-americano. Sandara tem estado afastada da música, mas ainda presente na mídia em programas de TV e em trabalhos como atriz. Bom, por sua vez, está afastada dos holofotes desde 2014, quando informações de que ela teria importado medicamentos proibidos para a Coreia do Sul vieram à tona.
Assim como a separação do 2NE1, a saída de Taehyun do WINNER já era, em certa medida, esperada pelos fãs. No último mês, o cantor já tinha se afastado do grupo, segundo a gravadora, para tratar um “problema psicológico”. Agora, o afastamento definitivo do cantor foi oficializado e seu contrato com a YG Entertainmnet foi cancelado.
“Os integrantes remanescentes concordam que a saúde e a recuperação de Taehyun é a prioridade no momento e esperam que ele melhore, mas é difícil definir quando ele vai ser recuperar e retornar ao grupo, por ser uma questão psicológica que Taehyun batalha desde mais jovem”, disse a gravadora.
O WINNER seguirá com quatro integrantes e, de acordo com o comunicado oficial, nenhum outro integrante será adicionado à formação. O último trabalho de Taehyun com o WINNER foi “Exit : E”, lançado em fevereiro, em que o cantor foi o responsável pela composição e arranjo de quase todas as músicas e pela produção do disco.
Por ShaKin’ Pop