O ano de 1997 está bem distante na memória dos fãs saudosistas de grupos como Backstreet Boys, Spice Girls, Oasis e Green Day. Foram 12 meses, porém, que produziram hinos que até hoje embalam festas pelo mundo. No Brasil, por exemplo, tivemos a honra de ver nascer refrões épicos como “mexe a cadeira” – do inesquecível Vinny – e “eu quero mais que um/mais que mil e mil e um/um beijo é muito bom/mais que mil é mais que bom”, cantados por Sandy & Júnior – então crianças de 14 e 13 anos, respectivamente (os anos 90 são inacreditáveis, é sério!).
Foi o ano do lançamento do livro ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’, que iniciaria uma das maiores sagas de fantasia de todos os tempos; Michael Jackson lançou o maior álbum de remixes da história (‘Blood on the Dance Floor’); ‘Maria do Bairro’ foi ao ar pela primeira vez no SBT; ‘Chiquititas’ estreou com um monte de crianças que hoje não fazemos ideia de quem são (menos a Fernanda Sousa, claro); ‘TV Cruj’ fez dos jovens membros do Comitê Revolucionário Ultra Jovem; ‘Pokémon’ estreou no Japão e ‘South Park’ nos Estados Unidos; Batman e Robin ganharam trajes com mamilos no filme de Joel Schumacher; e foi quando começamos a nos perguntar se dava para a Rose chegar um pouco para o lado para que Jack não congelasse, em ‘Titanic’.
Aconteceram mais um bilhão de coisas interessantes em 1997, mas o Uber7 se apegou a algumas das músicas mais populares das últimas décadas nesta lista. Spoiler alert: tem uma playlist no Spotify no final desse post, incluindo grandes hits brasileiros, para você mergulhar de cabeça nesta viagem no tempo!
7 – Oasis: Don’t Go Away
Tudo era muito melhor quando os irmãos Gallagher ainda se aguentavam. Em 1997, foi lançado ‘Be Here Now‘, terceiro álbum do Oasis e sucessor do histórico ‘Morning Glory‘. Outros hits também compunham esse disco além de ‘Don’t Go Away’, como ‘Stand By Me’.
6 – The Verve: Bittersweet Symphony
Se você alguma vez já ouviu falar de The Verve, já ouviu ‘Bittersweet Symphony’. Um dos clássicos do british rock, a canção foi pivô de uma treta das grandes. Toda a letra é de autoria do vocalista Richard Ashcroft (conhecido por ser um chato de galochas), mas um trecho contém um sample de uma versão orquestrada de ‘The Last Time’, dos Rolling Stones. Sem o conhecimento de Mick Jagger e Keith Richards, a ABKCO Records e a Decca Records processaram o The Verve por usarem um pedaço “longo demais” da música. Por isso, todos os lucros gerados pela reprodução da música foram para os Rolling Stones – olha a ideia desses caras!
Pode parecer pouco, mas ‘Bittersweet Symphony’ fez parte da trilha sonora do filme ‘Segundas Intenções’, de 1999, o que rendeu uma boa grana. E o mais bizarro é que a própria ‘The Last Time’ é a causa de os Stones serem acusados de plágio, pois é muito parecida com a música gospel ‘This May Be The Last Time’, do grupo ‘The Staples Singers’. Tretas…
5 – Blur: Song 2
Quem jogou videogames de futebol no final dos anos 90 sabe que ‘Song 2’ era um hino do FIFA (que, aliás, é um palco para excelentes trilhas sonoras até hoje – clique aqui). A música esteve presente no quinto álbum de estúdio do Blur e chegou à segunda posição das paradas britânicas, consolidando o grupo como um dos mais influentes da sua geração.
4 – Green Day: Good Riddance
Na versão do álbum, o vocalista Billie Joe erra o primeiro acorde da música duas vezes antes de finalmente dar seguimento a ‘Good Riddance (Time of Your Life)’. O Green Day mal podia imaginar, mas este single que começa com um erro se tornou uma das músicas mais queridas pelos fãs de rock do fim da década de 90 e início dos anos 2000 – tanto que o grupo norte-americano o utiliza para fechar alguns shows desde então (foi assim no DVD ‘Bullet In a Bible’, gravado em 2005, nove anos após o lançamento da música).
3 – Backstreet Boys: As Long As You Love Me
A princípio a escolha por ‘As Long As You Love Me’ seria em nome da zoeira, mas não tem como negar a importância dessa música. Ela foi apenas o segundo single do segundo álbum dos Backstreet Boys – ‘Backstreet’s Back’ -, mas se tornou uma das mais relevantes na carreira do grupo. Figurou entre o Top 5 da Billboard Hot 100, além de ter o clipe reproduzido incontáveis vezes nos tempos áureos da MTV.
E existe uma canção homônima lançada por Justin Bieber, em 2012, mas não se confunda: a da boyband é bem mais legal!
2 – Hanson: MMMBop
Receita garantida para se sentir velho: mencionar Hanson em qualquer conversa. Sim, se você conhece Hanson e acompanhou lançamentos da carreira dos irmãos mais adoráveis do pop nos anos 90, a idade está chegando para você também. Veja só: quando eles lançaram ‘MMMBop’, Isaac tinha 16, Taylor tinha 14 e Zach, pasmem, 11 anos! Hoje eles têm 36, 34 e 31, respectivamente.
Para a nossa alegria, eles tocaram o hit novamente em 2016, após anos sem pisarem juntos nos palcos. A novidade veio no programa Greatest Hits, da emissora de TV norte-americana ABC. Eles também tocaram ‘Thinking ‘Bout Something’ e deixaram a gente sonhando com uma reunion, né?
1 – Aqua: Barbie Girl
Essa provavelmente é a música mais irritante e pegajosa da lista, por isso ela ficou para o final.
A banda dinamarquesa Aqua deve a ‘Barbie Girl’, do álbum ‘Aquarium’, uns 90% da fama que eles conseguiram na carreira, pois eles chegaram ao primeiro lugar em QUINZE países. O grupo existia desde 1989, mas foram lançados apenas alguns singles e álbuns de remixes e compilados. Em estúdio, a estreia veio – adivinha – em 1997, quando eles bombaram com ‘Barbie Girl’. A Mattel chegou a processar o Aqua pelo uso do nome Barbie, mas ele acabou sendo arquivado.
O Aqua se separou em 2001, voltou em 2009, mas nunca vai chegar ao estrelato proporcionado por esta beleza de música – o clássico caso da banda one hit wonder.
AH! ‘Barbie Girl’ ganhou uma versão em português, em 2005, com a cantora Kelly Key…
Como prometido, está aqui uma playlist caprichada com os outros lançamentos de 1997. Não esquecemos de Aerosmith, Spice Girls e o monte de músicas brasileiras, apenas não cabia na lista! Aproveite e siga nossas outras playlists no Spotify!
Por Uber7