zoom

Bizarra ou Vanguardista? Quem é Brooke Candy?


‘’Um turbilhão de idéias com visual excêntrico se arriscando em versos destemidos’’ é de longe a melhor forma de descrever a norte-americana Brooke Candy

Nascida na cidade de Oxnard, na Califórnia, Brooke Dyan Candy cresceu numa família com bastantes conflitos, fato que, segundo a mesma, marcou não só sua carreira, mas sua existência emocional e artística num todo.

Brooke – que é rapper, compositora, cantora, performer, modelo e, diga-se de passagem, uma verdadeira visionária das artes visuais – não se contenta em gerar polêmica por praxe, como é o caso de vários outros artistas. Candy exala em sua arte a necessidade de elevar sua mensagem a um nível não superficial e unir suas opulentas produções estéticas á mensagem presente em seus versos, algo parecido com a filosofia criativa proposta no álbum ARTPOP (2013), de Lady Gaga, uma de suas contemporâneas com quem a mídia não poupa comparações.

brookecandy_04

A rapper, que teve contrato assinado com a RCA em meados de 2014, tem uma extensa lista de trabalhos antes de se tornar parte de uma grande gravadora. Candy colaborou com Charli XCX, na faixa “Cloud Aura”; é a incógnita no clipe de “Genesis”, da canadense Grimes; lançou diversas músicas como artista independente até que, por intermédio de Sia Furler – que a descreveu como uma “rapper alienígena”, assinou contrato com seu atual selo. Desde então, a americana esteve em estúdio com grandes nomes da música, como Diplo, will.i.am, Greg Kurstin, Jack Antonoff e claro, sua mentora e conselheira do novo projeto, Sia. Além disso, Brooke colaborou com grandes diretores de vídeo e fashionistas como Rankin, Steven Klein e o diretor criativo da marca Diesel, Nicola Formichetti.

Em produção há mais de 2 anos, o álbum de estréia de Brooke Candy, anteriormente intitulado como Freaky Princess e posteriormente alterado para The Daddy Issues, teve seu esquema de lançamentos alterado diversas vezes. Isso graças a uma montanha russa de mudanças entre produtores e demais colaboradores, criando uma cortina de neblina sobre o projeto, o mantendo em mistério e sem muitos detalhes divulgados.

brookecandy_02

Entre as canções lançadas para o disco estão “Rubber Band Stacks”, “Happy Days”, “Changes”, “Nasty”, “Paper or Plastic” e “Living Out Loud”, parceria com Sia. Porém, quase nada se sabe sobre o álbum, nem mesmo se todas as canções lançadas integrarão a tracklist final. A única confirmação feita é que os principais tópicos do álbum, pelo qual as letras decorrem, são os conflitos, magoas, frustrações e as patologias mentais geradas pelos traumas vivenciados pela rapper, como a rejeição familiar a sua bissexualidade, a época que foi expulsa de casa, seu envolvimento com drogas, o contraste financeiro entre um pai milionário e uma mãe simples e a hipocrisia puritana da burguesia americana que contribuiu e muito para a rebelião pessoal e identidade artística de Brooke Candy.

brookecandy_05

Segundo rumores, o ambicioso álbum de estreia da rapper deverá ser lançado entre o intervalo de lançamento dos álbuns de Iggy Azalea e Nicki Minaj, data que deve coincidir com o verão norte-americano. Enquanto isso, confira o mais recente lançamento de Brooke, “Living Out Loud”, com Sia.

Por Matheus Gouthier, do Audiograma.


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.