zoom

Literatura: série Magnus Chase é cultura pop de alto nível


Estamos falando da série Magnus Chase e os deuses de Asgard, de autoria de Rick Riordan, que a Editora Intrínseca traz para o Brasil.

Kurt Cobain, Doctor Who, Scott Pilgrim, Sandman, Watchmen, Stephen King… com todas estas referências você pode estar se perguntando do que se trata a matéria. Será de alguma lista de cultura pop que foi divulgada? A resposta é um sonoro não!

Estamos falando da série Magnus Chase e os deuses de Asgard, de autoria de Rick Riordan, que a Editora Intrínseca traz para o Brasil.   

O primeiro livro e Kurt Cobain
A espada do verão é o primeiro livro da série, onde os leitores são apresentados a Magnus Chase, um herói boa-pinta que é a cara de um dos maiores ícones da história do rock Kurt Cobain, líder eterno do Nirvana, grupo de Seattle surgido nos anos 1990 e que dominou o mundo por alguns anos, até Kurt por fim a sua vida.

Morador de rua, sua vida muda completamente quando ele é morto por um gigante do fogo. Por sorte, na mitologia nórdica os heróis mortos vão parar em Valhala, o paraíso pós-vida dos guerreiros vikings. Lá, Magnus descobre que é filho de Frey, o deus do verão, da fertilidade e da medicina.

E é aí que o primeiro livro, a primeira aventura de Magnus, se mostra para o mundo, e deixa a brecha para a continuação, que chega.

O Martelo de Thor
Seis semanas se passaram, e nesse meio-tempo o garoto começou a se acostumar ao dia a dia no Hotel Valhala. Quer dizer, pelo menos o máximo que um ex-morador de rua e ex-mortal poderia se acostumar. Magnus não é tão popular quanto os filhos dos deuses da guerra, como Thor e Tyr, mas fez bons amigos e está treinando para o dia do Juízo Final com os soldados de Odin – tudo segue na mais completa paz sanguinolenta do mundo viking.

Mas Magnus deveria imaginar que não seria assim por muito tempo. O martelo de Thor ainda está desaparecido. E os inimigos do deus do trovão farão de tudo para aproveitar esse momento de fraqueza e invadir o mundo humano.

Conhecendo Magnus Chase

1- Não foi só você que achou Magnus um pouco familiar. Até mesmo a mãe dele o acha parecido com Kurt Cobain.

2- Ele é fã da série inglesa Doctor Who, e acha os detalhes na ponte Longfellow parecidos com os Daleks.

3- Magnus é canhoto. E isso o atrapalha bastante na hora de desembainhar sua espada e lutar.

4- Apesar de ser filho de um deus nórdico, Magnus teve asma quando criança.

5- Mesmo morando nas ruas de Boston, ele gosta muito de ler, especialmente obras de terror e de fantasia. Entre seus autores favoritos está Stephen King, criador de O iluminado.

6- Além de livros, ele é fã de quadrinhos! Suas HQs favoritas são Scott Pilgrim, de Bryan Lee O’Malley, Sandman, de Neil Gaiman, Watchmen, de Alan Moore, e Saga, de Brian K. Vaughan.

7- Por conta de um trauma do passado, nosso herói tem pavor de lobos.

8- Magnus odeia Frank Sinatra. Especialmente em elevadores — e em norueguês.

9- Como o sobrenome entrega, ele é primo de Annabeth Chase. O que pouca gente lembra é que ele já foi mencionado em O sangue do Olimpo.

 

Por Cabine Cultural


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.