A equipe Midiorama teve a honra de trabalhar com Amy Winehouse em sua turnê pelo Brasil, que foi também sua última turnê. Hoje, dia 14 de setembro, a Diva do Soul Amy Winehouse completaria 34 anos e não poderíamos deixar passar em branco. E como não lembrar de seu maior sucesso, “Rehab”? Então, aproveita e curte o som enquanto lê o resumão que a gente preparou:
Tem gente que nasce para cantar, né? Amy Winehouse é uma dessas pessoas e foi por isso que aos dez anos de idade ela fundou sua primeira banda, de rap amador, a Sweet ‘n’ Sour. Mas foi aos quinze anos que Amy começou a achar seu rumo: compôs suas primeiras músicas e começou a se apresentar em clubes de jazz, em Londres. Nessa época, ela tinha essa carinha aqui:
Depois disso, ainda precisou de um tempo até que nossa Diva fosse descoberta e foi em 2003 que Amy lançou seu primeiro single, “Stronger Than Me”, que fazia parte de Frank, álbum de estreia da cantora, que chegou à 13° posição na lista de álbuns mais vendidos no Reino Unido. Mas isso foi só o começo. Em 2006, Amy lançou Back to Black, resultado de sua relação (um pouco conturbada, é verdade) com Blake Fielder-Civil. As canções desse segundo álbum descreviam sua vida pessoal e eram influenciadas pela música soul e R&B contemporâneo. Foi também nessa época que Amy adotou uma nova identidade e passou a ser conhecida por sua maquiagem pesada e, principalmente, pelos cabelos volumosos.
O álbum Back to Black alcançou a primeira posição na parada de álbuns do Reino Unido. Já em 2007, Amy lançou a faixa-título do álbum, mais um sucesso da cantora. Seu segundo álbum de estúdio chegou à liderança nos mercados musicais de 23 países e ficou entre os dez primeiros lugares em outros 12. No Brasil, foram mais de 250 mil unidades vendidas, chegando à segunda posição em vendas e recebendo o certificado de diamante.
Em 2008, participou da 50ª edição dos Grammy Awards, onde venceu cinco das seis categorias em que estava concorrendo: Canção do Ano, Gravação do Ano, Melhor Performance Vocal Pop Feminina, Artista Revelação e Melhor Álbum Vocal Pop. Era ou não um sucesso?
Mas, infelizmente, Back to Black foi o ultimo álbum de Amy, que chegou a iniciar as gravações do terceiro, mas não concluiu e a produção foi abandonada.
Em 2011, o público brasileiro pode receber a Diva do Soul, em algumas de suas últimas apresentações. Como a vida de Amy chegou ao fim, todo mundo sabe. Mas, para nós, não vale a pena reforçar isso no dia de hoje. O que queremos ressaltar é o incrível legado que ela deixou e que o mundo nunca terá uma voz igual. Agradecemos pelo presente!
Por Isadora Ancora