Nesta segunda-feira (18), a música coreana perdeu uma de suas maiores vozes. O cantor Kim Jonghyun, do grupo SHINee, morreu após ser encontrado inconsciente em um apartamento em Seul. A notícia foi confirmada pela polícia local, que investiga um possível suicídio.
Jonghyun foi encontrado em um apartamento alugado, em Cheongdam-dong, na região sul da capital sul-coreana por sua irmã, que ligou para a polícia às 16h42, no horário da Coreia. Os policiais chegaram ao local às 18h10 e o cantor foi levado ao hospital mais próximo, onde apesar dos esforços da equipe médica, a morte foi confirmada.
De acordo com informações divulgadas pela imprensa coreana, a irmã do artista foi até o apartamento onde o cantor estava após receber uma mensagem dele, em tom de despedida.
“Por favor, me deixe ir. Me diga que eu fiz bem. Essa é minha última despedida”, Jonghyun teria escrito para sua irmã.
Ela informou à polícia que no último sábado, seu irmão havia a procurado buscando por conselhos, quando afirmou que estaria “depressivo e passando por momentos difíceis.”Em sua última postagem no Instagram, no dia 20 de novembro, Jonghyun escreveu “eu rezo para que vocês não se machuquem.”
A polícia investiga a causa da morte como suicídio, por envenenamento com monóxido de carbono. Foram encontrados briquetes de carvão ao lado do corpo do artista. A agência responsável pela carreira de Jonghyun, a SM Entertainment, ainda não se pronunciou sobre o assunto. Também não foram divulgadas informações sobre o velório.
Jonghyun começou sua carreira em 2008, como um dos cinco integrantes do SHINee. Ao lado de seus colegas, conquistou uma das carreiras mais estáveis dentro da música coreana, com diversos sucessos em primeiro lugar nas paradas musicais. O cantor também conquistou sucesso como artista solo e como compositor, já tendo escrito canções para artistas como EXO, IU e seu colega de banda Taemin. Além do sucesso como cantor, Jonghyun também era conhecido por ser um dos poucos ídolos do k-pop a manifestar opiniões em defesa dos direitos LGBT e de gênero. Pelas redes sociais, diversos artistas, como integrantes dos grupos 2PM e FTISLAND, lamentaram a perda do amigo.
Sua última aparição em público foi em seu show solo, “Inspired”, que aconteceu em Seul nos dias 9 e 10 de dezembro. O SHINee estava agendado para se apresentar em shows no Japão, em fevereiro de 2018. Jonghyun lançou onze álbuns de estúdio com o SHINee e quatro projetos em carreira solo. Seu último trabalho foi o disco “Story Op.2”, lançado em abril, como uma compilação de suas composições, que incluíram o single “Lonely”.
Por ShaKin’ Pop