É bem verdade que a Av. Paulista tem muita arte para oferecer. No entanto, nem sempre ela é encontrada em um único lugar, com tamanha pluralidade, como acontece no prédio do Itaú Cultural.
Mesmo com a Japan House, a Casa das Rosas e o Instituto Moreira Salles por perto, todos com excelentes programações, o local consegue se destacar e oferecer muito mais do que arte aos seus visitantes.
Voltado para pesquisas e o fomento da produção de conteúdo artístico, o Itaú Cultural contém muito o fazer, admirar e aprender. Confira!
Exposições
Esse é um dos pontos fortes desse centro cultural, que tem espaço para realizar até três exposições ao mesmo tempo. O mais interessante é que todas elas são sempre gratuitas, o que faz o Itaú Cultural ser um excelente lugar para os paulistanos se aproximarem da arte, e os turistas se divertirem na cidade.
Consciência Cibernética, a Ocupação Nise da Silveira e Ocupação Laura Cardoso são alguns exemplos das mostras temporárias já realizadas nesse espaço, que sempre investe na inovação das apresentações e na interatividade entre o público e o que é exposto.
Um fato interessante para quem gosta de artes visuais é que, no Itaú Cultural, elas possuem um direcionamento bem definido: são focadas em artistas e personalidades que contribuíram de alguma forma com a cultura brasileira. Entre eles: atores, músicos e pintores.
Exposições permanentes
Como diversos museus de São Paulo, o Itaú Cultural também tem mostras permanentes, chamadas de Brasiliana Itaú e Itaú Numismática. Ambas estão no Espaço Olavo Setubal, que ocupa dois andares do prédio.
Ao passo que a primeira retrata alguns séculos da história do Brasil, a segunda conta com peças históricas, como barras de ouro, moedas e medalhas. Juntas, elas somam mais de 1.300 obras.
Teatro
Desde 1987, quando foi criado, o Itaú Cultural já teve mais de 37 mil apresentações teatrais, realizadas por diversas companhias, o que mostra que o espaço acolhe não só os visitantes, como também os artistas e seus trabalhos.
Costumeiramente agendadas para as terças-feiras, há peças de teatro que são voltadas para a família inteira, mas também apresentações que discutem a atualidade, animam o público ou criticam e questionam a sociedade.
O sucesso desse teatro é possível ver do lado de fora do prédio, por onde, não raramente, se estende uma enorme fila de espectadores.
Cinema
A sétima arte também tem seu espaço reservado no Itaú Cultural. Além de organizar mostras de filmes, lá são debatidos diversos assuntos ligados ao cinema, o que reúne entusiastas, produtores, diretores e muitos outros profissionais da área ou simplesmente admiradores.
Shows
No quesito música e shows, esse centro cultural não deixa a desejar. Talvez lá você não encontre apresentações de artistas que estão muito famosos no momento, no entanto, para quem busca novidade ou opções alternativas, esse é o lugar certo.
Quanto aos estilos, novamente a pluralidade se faz presente no Itaú Cultural. Se em uma semana há shows de rap, na outra pode ser que você encontre orquestras sinfônicas, o leve balançar do dueto Duas Casas ou o som de cantoras como a Paulinha, da banda Vó Tereza.
Sempre há novidade, sempre há algo diferente e muito bom para ouvir. Basta deixar o “padrão” de lado e se permitir.
Encontros
Promover encontros é outra ação que está na essência desse centro cultural. Geralmente eles estão ligados ao cinema, mas há também conversas e palestras entre profissionais da mesma área (que podem ser várias) e discussões sobre a cultura de modo geral.
Esse é apenas um dos muitos centros, museus e instituições ligadas à arte em São Paulo. Para conhecer diversas outras opções e aproveitar toda a cultura que a cidade oferece livre e gratuitamente, confira a seção Seja + Turista, do E.T.C..
Por E.T.C.