Considerada uma das precursoras do heavy metal moderno, a banda britânica Judas Priest estará no Brasil para se apresentar no Monsters of Rock em abril, em São Paulo, e passará pelo Rio de Janeiro, trazendo para a abertura de seu show a banda Accept, também presente no line up do festival. Além das duas, também se apresentará no Rio de Janeiro a banda Metal Mania, de Robertinho do Recife.
Com 17 álbuns de estúdio e mais de 50 milhões de discos vendidos em todo o mundo, o Judas Priest se apresenta no dia 23 de abril, no Vivo Rio. Os ingressos já estão à venda. Mais informações abaixo em “Serviço”.
Essa será a sexta vez que a banda fará shows no país e seus fãs poderão esperar canções como “Breaking the Law”, “Painkiller”, “Metal Gods”, “Victim of Changes”, além do single “Redeemer of Souls”, homônimo do último álbum, lançado em 2014. Com diversas formações ao longo de seus 46 anos, oJudas Priest chega ao Brasil composto por Ian Hill, baixista e integrante original da banda criada em 1969, Rob Halford nos vocais, os guitarristas Glenn Tipton e Richie Faulknet e o baterista Scott Travis.
O grupo é considerado por críticos de todo o mundo como um dos mais influentes do metal nos anos 70 e reconhecidos mundialmente como os responsáveis pela adoção das roupas de couro com adereços de metais cromados e correntes.
Judas Priest
Criada em meados de 1969, em Birmingham, no Reino Unido, por Ken Downing (KK Downing, guitarrista), Ian Hill (baixista), Alan Atkins (vocalista) e John Ellis (baterista), o Judas Priest é considerado um dos responsáveis pela criação do heavy metal moderno, sendo um dos grupos mais influentes do metal dos anos 70. De acordo com críticos em todo o mundo, eles foram um dos principais responsáveis pela retirada do blues característico de grupos de hard rock britânico dos anos 70, formado pela tríade Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple.
O nome Judas Priest foi baseado no nome de uma música de Bob Dylan, “The Ballad Of Frankie Lee And Judas Priest” e já havia sido usado por uma banda anterior de Atkins e Ellis, que logo sairiam da nova formação, dando lugar a Rob Halford (vocalista) e John Hinch (baterista), que tocavam na banda Hiroshima. Mais tarde se juntou à banda mais um guitarrista, Glenn Tipton, quando as guitarras dobradas se tornaram mais uma marca a ser imitada entre as bandas de heavy metal inglesas que se seguiram.
O primeiro disco lançado pela banda foi Rocka Rolla, em 1974, pela Gull Records, que dois anos depois lançou Sad Wings of Destiny. Durante anos e lançando discos por selos locais, a banda não conseguiu sair do underground por contar com umas sonoridade realmente nova à época, mas devido ao talento conseguiu juntar uma legião de seguidores e outras bandas que copiavam seu estilo.
A partir do terceiro álbum do grupo, Sin After Sin, em 1977, a banda apareceu pela primeira vez nas paradas inglesas e assinaram com a Columbia / Sony, que foram responsáveis por lançar todos os trabalhos da banda até 1990. Com Stained Class, em 1978, já eram considerados uma banda bastante influente e com o álbum Killing Machine, também lançado em 1978 – na América o trabalho levou o nome Hell Bent For Leather -, se tornaram capitães da grande New Wave Of British Heavy Metal, movimento que revelou praticamente todas as grandes bandas de metal clássico da Inglaterra, como Iron Maiden, Saxon, Venom, entre outros.
Com 14 álbuns de estúdio, mais de 10 formações diferentes e mais de 50 milhões de discos em 46 anos de existência, a banda é consagrada como uma das maiores influências do metal, arrebatando fãs em todo o mundo. No Brasil, o Judas Priest se apresentou em outras cinco ocasiões, 1991, 2001, 2005, 2008, 2011.
Accept
O Accept é uma banda de heavy metal da Alemanha que teve importante papel no desenvolvimento do speed metal e power metal na Europa. O início da banda se deu em 1968, quando era chamada de Band X, mas a carreira profissional foi iniciada em 1976, quando mudaram o nome para Accept. Devido ao vocal arranhado do vocalista Udo e a seu estilo sonoro, o grupo serve de influência para quase todas as bandas de power metal e são um dos precursores do chamado speed metal. Ao longo da carreira, a banda lançou 14 álbuns de estúdio e já vendeu mais de 37 milhões de cópias pelo mundo.
No final da década de 1970 e início da de 1980, a Alemanha começava a despontar como um dos grandes berços do rock and roll. E foi nesse país e nessa época, que o vocalista Udo Dirkschneider, depois de algumas breves experiências musicais, montou o Accept. Seu álbum de estreia, Restless and Wild, lançado em 1982, é até hoje reconhecido como um dos mais importantes do heavy metal. A faixa de abertura “Fast As a Shark” torna-se um dos maiores hits do grupo, e de grande importância no cenário do speed metal.
Em 1986, Udo abandonou o grupo, retornando no começo dos anos 2000, quando foram lançados os álbuns A Tribute To Accept e A Tribute To Accept II, no qual bandas consagradas como Primal Fear, Darkane, Therion e Dimmu Borgir fizeram suas versões para as músicas clássicas do grupo. O mais recente e décimo quarto trabalho do grupo, foi lançado em 18 de julho de 2014 com o título Blind Rage. O disco veio a ser o primeiro da banda a chegar ao topo das paradas da Alemanha, seu país natal.
Robertinho do Recife e Metalmania
Considerado um dos maiores guitarristas do Brasil, Robertinho criou a Metal Mania em 1984, época do lançamento do disco homônimo. Na época, excursionaram por todo o país e chegaram a abrir shows do Quiet Riot no Rio, Porto Alegre e em SP. No ano passado, Robertinho decidiu retomar o projeto, lançando o álbum “Back for More”, 29 anos após o primeiro lançamento. Com nove faixas, das quais sete inéditas, o álbum tem a guitarra como grande estrela e, além do Brasil, será lançado em breve no Japão.
Liderada por Robertinho de Recife nas guitarras, a nova formação do MetalMania traz os irmãos Raphael Sampaio (bateria) e Júnior Mauro (baixo), Fhorggio (efeitos e DJ) e Tibor Fittel nos teclados. “Minha idéia era voltar com a formação original, porém cada um foi seguindo sua vida. Recebi muitos pedidos de fãs para voltar com a MetalMania. É um trabalho do qual me orgulho muito e com o qual me identifico e tive a sorte de encontrar esses músicos que são muito bons”, conta Robertinho. Os irmãos Raphael e Júnior foram apresentados a Robertinho pelo amigo e ex-parceiro da banda “Os Hermitões”, Zé Carlos Meneses. Tibor já era conhecido pelo virtuosismo no piano e Fhorggio, filho de Robertinho, já havia trabalhado com o pai em outros projetos.
Este evento é realizado pela empresa MERCURY CONCERTS, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com a empresa responsável por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.