A juíza distrital dos Estados Unidos Denise Cote, sediada em Manhattan, rejeitou a acusação do compositor britânico Paul Rose de que a banda irlandesa U2 teria copiado sem permissão um riff de guitarra de 13 segundos que pode ser ouvido perto do começo da música instrumental, “Nae Slappin”, lançada por Paul em 1989, para criar um segmento de 12 segundos seguido de um solo de guitarra para a música “The Fly”, lançada por Bonno Vox e companhia em 1991 no álbum “Achtung Baby”.
Segundo Rose, ele havia entregue ao selo Island Records, que lança as músicas do U2, uma fita demo de “Nae Slappin” que foi posteriormente incorporada a “The Fly”. A juíza disse que o riff não é uma porção “suficientemente substancial” de “Nae Slappin” para ser um “fragmento” protegido da obra. Ela também disse que mesmo se o riff fosse protegido, um júri razoável não decidiria que o U2 copiou a obra.
Rose buscava ao menos 5 milhões de dólares em indenização dos integrantes da U2 e da UMG Recordings Inc, que lança discos sob o selo Island Records.
Confiram abaixo a comparação entre as duas músicas:
Por Sonora 2.0