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Les Ballets Trockadero de Monte Carlo


Chegou aos palcos do Rio e S.Paulo em setembro uma das mais irreverentes e hilárias companhias de dança do mundo, formada por talentosos, bem-humorados, impecáveis e anti-convencionais bailarinos, que aliam técnica e humor para encantar platéias dos cinco continentes: Theatro Muncipal do Rio de Janeiro nos dias 14, 15 e 16 de setembro, e Teatro Municipal de São Paulo nos dias 18 e 19 de setembro.

O Lago dos Cisnes? Tudo bem, quem gosta de balé já deve ter assistido a montagem do clássico de Tchaikovsky inúmeras vezes, quem sabe com as principais companhias do mundo. Mas que tal substituir as sílfides e etéreas bailarinas, que dançam a história da princesa transformada em cisne, por um grupo de homens musculosos, não exatamente bonitos, com pelos debaixo do braço e vestindo tu-tus, sapatilhas de ponta e coques no cabelo? Parece estranho? Pois é! E a proposta é exatamente esta. O Les Ballets Trockadero de Monte Carlo é formado apenas por homens e dança as principais peças do repertório clássico mundial, fazendo graça com a arte da dança e ao mesmo tempo apresentando uma técnica impecável. Não é à toa que em 33 anos de carreira a companhia se firmou no cenário artístico internacional, apresentando-se em festivais e turnês por todo o mundo, conquistando prêmios e o respeito da crítica especializada internacional. E principalmente, levando sempre o público a gargalhadas incontroláveis.

No palco, os integrantes do Trockadero brincam – literalmente –  com a dança. Exageram os passos, derrubam-se uns aos outros, demonstram inveja, brigam por um lugar melhor na ribalta e fazem o público morrer de rir com os “clichês” da dança clássica. Tudo isso sem perder o ritmo. No final, não deixa de ser surpreendente assistir aos bailarinos se equilibrando em pontas com seus pés enormes e exibindo um talento poucas vezes visto – uma vez que na maioria das peças clássicas, os papéis masculinos são quase sempre secundários.

Em setembro, o púbico brasileiro poderá checar o talento e com certeza morrer de rir com o Les Ballet Trockadero nos palcos nacionais. A Dell´Arte Soluções Culturais traz a companhia ao país, com a patrocínio da VIVO, para apresentações no Rio de Janeiro e São Paulo dentro da Série Dell´Arte de Dança 2007. Com um programa que inclui o famoso O Lago dos Cisnes, Go for Barroca e Paquita, os bailarinos sobem ao palco do Theatro Muncipal do Rio de Janeiro nos dias 14, 15 e 16 de setembro, e do Teatro Municipal de São Paulo nos dias 18 e 19 de setembro.

História de Sucesso

Fundado em 1974 por um grupo de entusiastas da dança clássica, com a finalidade de realizar uma paródia travestida das formas tradicionais do balé clássico, Les Ballets Trockadero de Monte Carlo surge inicialmente nos horários noturnos da Off-Off Broadway. Os Trocks, como são carinhosamente conhecidos, rapidamente obtêm uma crítica de Arlene Croce na conhecida revista The New Yorker, que juntamente com as críticas subseqüentes publicadas no New York Times e no Village Voice,começaram a estabelecer o êxito artístico da companhia.

Em meados de 1975, a bem sucedida mistura de comédia e amor à dança clássica dos Trocks começa a criar seu público em Nova Iorque. Isto sem falar no fato, excessivamente óbvio, de os homens poderem dançar na pontasem se estatelarem no chão. Artigos publicados em revistas como Variety, Oui, The London Daily Telegraph, assim como um ensaio fotográfico de Richard Avedon para a Vogue, fizeram com que a companhia se tornasse mundialmente conhecida.

A temporada de 1975-76 foi de crescimento profissional. A companhia contrata profissionais gabaritados, que conseguem enquadrá-la para receber fundos do “National Endowment for the Arts” dos Estados Unidos, e pela primeira vez contrata uma mestra de dança clássica para encarregar-se das classes e dos ensaios. Esta temporada marca também o começo das extensas turnês pelos Estados Unidos. Encaixotar, desencaixotar e reencaixotar tutus e telões, sapatilhas de tamanhos enormes feitos sob medida para seus integrantes, e correr de um avião para o outro, além de subir e descer de ônibus, tornaram-se a rotina diária da companhia.

Desde o início os Trocks se estabeleceram como um fenômeno mundial de proporções alucinantes. Eles participaram de festivais de dança na Holanda, em Madri, Montreal, Nova Iorque, Paris, Spoleto, Turim e Viena, e participaram de diversos programas de televisão por todo o mundo, aí incluídos um especial de Shirley MacLaine, The Dick Cavett Show, Real People e On Stage America. Os programas The South Bank Show, na Inglaterra e The Eggna cadeia PBS realizaram documentários sobre a companhia. Os Trockaderos realizaram ainda especiais para redes de TV educativa no Japão, Alemanha e França. Várias apresentações da companhia na “Maison de la Danse” de Lyon foram filmadas por um consórcio de emissora televisivas da Holanda, Japão e França, que resultaram na produção do espetáculo em DVD.

Em 2006, após uma temporada que assinalou recordes de venda em Londres, a companhia recebeu o prêmio de Excelência em Dança, no quadro dos Prêmios TMA (Theatrical Management Awards), assim como o prêmio por Repertório Destacado da Associação dos Críticos de Dança de Londres (Dance Critics Award). Em 2007, como resultado do grande êxito obtido em apresentações em Roma e Milão, a companhia recebeu o cobiçado “Massina/Positano Award”, em Positano, Itália.

As numerosas apresentações de Les Ballets Trockadero de Monte Carlo obtiveram grande êxito. Suas turnês internacionais incluíram seis visitas à Austrália e Nova Zelândia, vinte e três giros anuais no Japão, onde criou um culto de fanáticos a nível nacional, oito turnês à América do Sul, três à África do Sul, e cinqüenta à Europa. Nos Estados Unidos os Trocks se apresentam anualmente no circuito das Universidades, cobrindo cinqüenta estados do país.

Desde a sua estréia em 1974, a companhia apresentou-se em mais de trinta países e trezentas cidades. Atualmente vêm empreendendo temporadas mais longas, incluindo visitas recentes, por várias semanas, a Amsterdam, Auckland, Barcelona, Beijing, Berlim, Buenos Aires, Caracas, Colônia, Hamburgo, Hong Kong, Johannesburgo, Lisboa, Londres, Lyon, Madri, Melbourne, Moscou (no famoso Teatro Bolshoi), Paris (no Théâtre Du Châtelet), Singapura, Sydney, Viena e Wellington.

A companhia se apresenta regularmente em galas internacionais em prol de organizações relacionadas com a AIDS, como a DRA (Dancers Responding to AIDS), e “Classical Action” em Nova Iorque, “Life Ball” na Áustria, “Dancers for Life”, em Toronto, e “Stone Wall”, em Londres.

O conceito original de Les Ballets Trockadero de Monte Carlo não foi modificado desde a sua criação. É uma companhia formada por bailarinos profissionais, masculinos,  especializados na gama do repertório clássico e originais do estilo russo. A comédia é atingida a partir do exagero das circunstâncias da narrativa da dança clássica, dos acidentes e da incongruência das coreografias.

O fato de os homens executarem todos os papéis – o peso de um homem equilibrando-se precariamente nas pontas dos pés e pretendendo ser cisne, sílfide, ninfa das águas, princesa romântica e mulher vitoriana – engrandece, ao invés de ridicularizar, o espírito da dança clássica.

A companhia dá prosseguimento aos seus planos, com o acréscimo de balés inéditos para ampliar o repertório e novas visitas a cidades e países, mantendo desta forma o propósito original da companhia, que é levar o prazer e o divertimento da dança à maior audiência possível. O que fizeram nos últimos trinta e dois anos é o que os espera no futuro.

Site Oficial: http://www.trockadero.org

Programa

Parte I

O Lago dos Cisnes (2º ato)
Música: Piotr Ilyich Tchaikovsky
Encenado por: Truitti Gasparinetti baseado em Lev Ivanov
Figurinos:Mike Gonzalez
Iluminação: Kip Marsh
Cenário: Clio You

Extraído do reino mágico dos cisnes (e pássaros), essa fantasmagoria elegíaca de variações e conjuntos é o cartão de visita de Les Ballets Trockadero.

A história de Odette, a bela princesa transformada em cisne pelo feiticeiro, e de como ela é quase salva pelo amor do Príncipe Siegfried, não era um tema fora do comum quando Tchaikovsky escreveu o balé em 1877. A metamorfose de mortais em pássaros e vice-versa ocorre com freqüência no folclore russo.

O Cisne original no Teatro Bolshoi de Moscou não foi absolutamente um sucesso; um ano após a morte de Tchaikovsky em 1893, o Ballet Mariinsky de São Petersburgo produziu a versão que hoje conhecemos.

Talvez o balé mais conhecido do mundo, seu apelo parece ter origem nas qualidades misteriosas e patéticas da heroína, aliadas ao glamour canonizado da Rússia do século XIX.

 

Parte II

Go for Barrocco
Música: Johann Sebastian Bach
Coreografia: Peter Anastos
Figurinos: Mike Gonzales
Iluminação: Kip Marsh

Herdeiro estilístico do período intermediário de Balanchine, este balé tornou-se o paradigma na identificação da frieza total e delineação coreo-sinfônica na nova (neo) dança neoclássica. Ele foi chamado de um relógio de pulso para o despertador de Balanchine.
Paquita

Música: Ludwig Minkus
Encenada por: Elena Kunikova baseada em Petipa
Figurinos: Mike Gonzales
Iluminação: Kip Marsh

A história tinha um tema espanhol, com Carlotta Grisi (criadora de Giselle) como uma jovem raptada por ciganos, que salva um belo e jovem oficial da morte certa. Na Rússia, o recém-nomeado “maître de ballet” Petipa encomendou a Ludwig Minkus, o compositor de seus dois sucessos mais recentes (Don Quixote e La Bayadère), música adicional para ser inserida como um “divertissement” brilhante em Paquita de Mazilier.

Para tanto, Petipa coreografou um Pas de Trois e um Grand Pas de Deux em seu estilo característico. Eles logo se transformaram nos trechos de bravura da noite – a ponto de se tornarem os únicos fragmentos dePaquita que chegaram até nós.

Os bailarinos executam uma série de fogos-de-artifício coreográficos, que exploram as possibilidades virtuosísticas da dança clássica acadêmica, enriquecida pelas inesperadas combinações de passos.

Serviço
Rio de Janeiro
Local: Theatro Municipal Rio de Janeiro

Datas: 14 a 16 de setembro

 

Horários:

14/09 – 20:30

15/09 – 21:00

16/09 – 17:00

Programa:

Swan Lake Ato  II

Go for Barocco

Paquita

*sujeito a mudanças

Preços:

Frisa e Camarote – R$ 1080,00
Balcão Nobre e Platéia – R$ 180,00
Balcão Simples – R$ 90,00
Galeria – R$ 50,00
Vendas: Theatro Municipal

Informações – Disque Dell`Arte: (21) 3235-8545 / 2568-8742

www.ticketronic.com.br

São Paulo
Local: Theatro Municipal São Paulo

Datas: 18 e 19 de setembro

Horários:

18/09 – 21:00

19/09 – 21:00

Programa:

Swan Lake Ato  II

Go for Barocco

Paquita

*sujeito a mudanças

Preços:

setor I – R$ 180,00
setor II – R$ 100,00
setor III – R$ 60,00
Vendas: Theatro Municipal

Informações – Disque Dell`Arte: (11) 6163-5087

www.ticketronic.com.br


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