Os dias de fundir o cérebro (ou de recorrer ao Shazam) para tentar identificar as músicas ouvidas no YouTube estão contados com a introdução de um novo recurso lançado no dia 16/05 em mais de meio bilhão de vídeos na plataforma do Google.
De acordo com o The Verge, o YouTube começou a fornecer informações adicionais para músicas com uma seção chamada “música neste vídeo”, encontrada na área “mostrar mais”, que pode ser expandida abaixo dos vídeos.
No exemplo abaixo para “Havana”, de Camila Cabello, a seção “música neste vídeo” mostra todos os artistas contribuintes (neste caso, Young Thug), os compositores envolvidos, os rótulos e os editores que os representam, e quando disponíveis, um link para o canal oficial do artista e o videoclipe oficial da música. Essas informações aparecerão nas músicas enviadas diretamente para os canais de artistas, bem como no conteúdo enviado por fãs com músicas gravadas.
Fornecer créditos apropriados às músicas é um problema que muitas plataformas de streaming online tiveram que enfrentar. Em 2016, o YouTube chegou a um acordo entre US $ 30 e US $ 40 milhões com a National Music Publishers Association para pagar royalties aos compositores. Esse é o mesmo valor de um acordo também alcançado pelo Spotify com o grupo.
Ainda assim, o acréscimo desta seção é uma adição bem-vinda do YouTube que ajudará a canalizar o crédito – e o dinheiro que vem junto com ele – para as pessoas certas. “Música neste vídeo” estará disponível a partir de hoje na área de trabalho e no aplicativo do YouTube.
Fonte: The Verge
Por On Stage Lab