O Simple Plan desembarcou pela primeira vez em Uberlândia em junho de 2018, dezesseis anos após o lançamento oficial do seu primeiro álbum de estúdio, “No Pads, No Helmets… Just Balls”. Já no aeroporto, quase às 23h da noite anterior ao show, alguns fãs já esperavam por eles – e, enquanto os músicos atendiam cada uma das pessoas presentes, sem pressa, a produção da banda dançava ao som de ‘Envolvimento’, o hit da cantora de funk Mc Loma, que tocava no celular de um deles, música que também encerrou todos os cinco shows do Simple Plan no Brasil.
Enquanto estiveram por aqui, Pierre, Jeff, Chuck e Sebastien fizeram questão de demonstrar o quanto estavam por dentro da cultura brasileira – elogiaram as praias, a caipirinha, aprenderam a pronunciar os nomes das cidades quase perfeitamente e mencionaram até Tom Jobim e Elza Soares como inspiração – além de darem uma palhinha de ‘Vai Malandra’ no show do Rio de Janeiro.
Uberlândia fechou não só o trajeto da banda pelo país como também a turnê de aniversário do primeiro disco dela, que já durava mais de um ano e que, inicialmente, não pretendia ser estendida para todo o mundo. Por sorte, foi! Com um público respeitável na Arena do Sabiazinho, o Simple Plan fez um show nostálgico, enérgico e divertido, com direito a fãs em cima do palco, ao baterista se jogando na plateia e o vocalista cantando uma das músicas diretamente do meio do público, lá na pista. No meio do show, fizeram até mesmo a famosa piadinha (que funciona tanto em inglês quanto em português) sobre Uberlândia ser a terra do Uber!
Em meio ao público que foi prestigiar a banda naquela noite, era possível encontrar pessoas de todas as idades e com todos os níveis de interesse no show. Enquanto alguns pareciam meros curiosos com os refrões que a banda tocava, outras cantavam todos os versos à plenos pulmões, muitos exibindo tatuagens relacionadas à banda e pegando mais de dez horas de estrada para chegar até ali e prestigiar o show.
Como evidenciado pelo próprio vocalista, é raro que o Simple Plan visite, depois de tanto tempo de carreira, cidades que nunca visitaram antes. Por isso, sempre que isso acontece, é um marco e tanto, como foi neste caso! Uberlândia entra para a história da banda como um local inédito para eles e como a chave de ouro para a turnê de aniversário do primeiro álbum que, sob muitos olhares, foi a melhor que a banda já fez até hoje – em termos de produção, setlist e performance.
Provavelmente, o Simple Plan não volta tão cedo ao Brasil mas, quando isso acontecer, Uberlândia é mais uma cidade que entra oficialmente na lista de possíveis paradas da banda!
Confira os melhores momentos do vídeo:
Foto: Manuela Scarpa / Brazil News
Por Maria Clara do Lacerda Simple Plan Brazil