Em entrevista à BBC News na sexta-feira (8 de junho), Elton John disse que as principais empresas de mídia social “não fizeram nada para tentar conter o fluxo de ódio na internet”, e propôs que um boicote poderia levá-las a agir.
“Eu não sei porque eles permitem isso. Deveria ser liberdade de expressão, mas as coisas que estão nas mídias sociais são tão nojentas que tem que haver ação tomada pelas pessoas que possuem essas empresas… As pessoas dizem, “bem, e minha liberdade de expressão?” Bem, que se dane a sua liberdade de expressão, ele disse.
John explicou que um boicote – e com isso, a falta de receita- faria com que os gigantes das mídias sociais se sentassem e tomassem uma posição contra o discurso de ódio homofóbico em suas plataformas.
A entrevista aconteceu logo após o músico dar a palestra “Diana, Princesa de Gales”, sobre o HIV, onde ele também exigiu que as empresas de mídias sociais tomassem uma ação mais agressiva.
“Empresas como o Facebook e o Instagram não podem fingir que são empresas puramente privadas. Acredito que elas têm um papel e responsabilidade públicos”, disse ele. “Mas se encontrássemos maneiras de responder automaticamente ao ódio com fatos, o bem poderia se espalhar por todo o mundo antes que as mentiras fossem contadas.”
Confira abaixo a entrevista:
Fonte: Billboard
Por On Stage Lab