Uma reunião entre os diretores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, selou hoje o destino da próxima cerimônia do Oscar: ao invés de acontecer como é tradicional em fevereiro (a festa estava marcada para o dia 28), o Oscar 2021 será adiado para o dia 25 de abril
Além do adiamento da cerimônia, a Academia também anunciou que o prazo de estreia para os filmes que podem concorrer também foi extendida: ao invés de 31 de dezembro, como estava previsto antes, agora podem concorrer filmes que estrearem até 28 de fevereiro. Outra data alterada foi a do anúncio dos indicados, que agora acontecerá em 15 de março.
Além de todas essas alterações foi ainda anunciada que a inauguração do Museu da Academia, anunciada na cerimônia deste ano para acontecer ainda em 2020, deverá agora ser realizada no dia 30 de abril de 2021.
Na semana passada a Academia já havia anunciado que, para ser mais inclusiva, a categoria de Melhor Filme passa a ser agora de, obrigatoriamente, 10 filmes. Outras mudanças ainda podem ser anunciadas em breve, inclusive com relação ao formato da festa, que não foi divulgado.
Esta é a terceira vez que a cerimônia é adiada desde a instituição da premiação do Oscar, hoje considerado o mais importante prêmio do cinema: em 1938, por conta de inundações em Los Angeles, em 1968, após o assassinato de Martin Luther King Jr, e em 1981, após a tentativa de assassinato do presidente Ronald Reagan.
Por A.Dayrell