Dono de irretocável carreira nacional e internacional, o compositor, cantor e pianista Ivan Lins é o homenageado da edição 2008 do Accenture Performances. Depois de reverenciar a obra e o talento de Marcos Valle e Tim Maia, o projeto chega a seu terceiro ano com o autor de clássicos como ‘Madalena’, ‘Dinorah Dinorah’, ‘Começar de novo’ e ‘Aos nossos filhos’, ao lado de dois convidados especiais: a cantora Roberta Sá e o grupo New York Voices. Ivan Lins desembarca direto de uma minitemporada na conceituada casa nova-iorquina Blue Note para a primeira das três apresentações, no dia 25 de novembro, no anfiteatro do Morro da Urca, no Rio de Janeiro, em show fechado. Em São Paulo, os espetáculos acontecerão nos dias 1º e 2 de dezembro – o segundo dia aberto ao público – no Bourbon Street. A direção geral é da Dell’Arte Soluções Culturais.
Idealizadora do projeto, a Accenture aposta, desde a primeira edição do Accenture Performances, na realização de projetos culturais que agreguem performances inovadoras. “Para tanto, o público terá acesso a uma plataforma composta por talento, qualidade e reconhecimento à cultura brasileira”, define Sylvia Ferrer, diretora de marketing da Accenture. “Estes valores vão ao encontro de nossa atuação no mercado e do que entregamos aos nossos clientes”.
O ator e músico Cláudio Lins assina a direção de cena do espetáculo e, como mestre-de-cerimônias, subirá ao palco para relembrar um pouco da carreira do pai entre cada um dos três blocos. Para o show, de 80 minutos, Ivan Lins preparou um roteiro que reúne sucessos e novas composições. Acompanhado de sua banda, formada por Teófilo Pereira de Lima (bateria), Leonardo Gabriel Amuedo (guitarra), Marcelo Marcos Martins (saxofone), Marco Aurélio Souza Brito (teclado), Nehemia Antunes Santos (baixo); Ivan abre a noite antes de receber a primeira convidada, a cantora Roberta Sá e seu grupo, que farão uma releitura de quatro músicas. Todas, a pedido do compositor, receberam arranjos inéditos, assinados por Rodrigo Campello, parceiro de Roberta. Em seguida, o grupo New York Voices encerra a noite com algumas canções que marcaram a carreira internacional do artista.
Ivan Lins
Com 37 anos de carreira, mais de 30 discos e centenas de canções gravadas, muitas delas por alguns dos maiores intérpretes do Brasil e do exterior, Ivan Lins conseguiu reunir um raro reconhecimento nacional e internacional, tanto da crítica especializada como do público. Ao iniciar sua carreira musical no final dos anos 60, Ivan emplacou em pouco mais de um ano seu primeiro sucesso, ‘Madalena’, na voz de Elis Regina. Sua música já despontava também nos festivais da época e em pouco tempo estava à frente de um programa musical na TV Globo ao lado de nomes como Gonzaguinha e Aldir Blanc. Em 1970, gravou seu primeiro disco, ‘Agora’, e inaugurou parcerias com Ronaldo Monteiro de Souza e, principalmente, Vitor Martins, com quem escreveu grandes sucessos como ‘Abre alas’, ‘Somos todos iguais nesta noite’, ‘Desesperar jamais’ e ‘Começar de novo’, esta gravada por Simone, que se tornaria sua mais emblemática intérprete.
Nos anos 80, expandiu seus horizontes ao iniciar uma sólida carreira internacional. Não demorou para ser gravado por uma constelação de ícones da música norte-americana como Quincy Jones, George Benson, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Carmen McRae, Barbra Streisand, Sting e Manhattan Transfer, tornando-se o artista brasileiro mais gravado no exterior depois de Tom Jobim. Seus shows, em países tão distintos como Japão, EUA e Noruega, recebem grande público local e não apenas brasileiros ou latinos.
Em 1991, foi ainda co-fundador, ao lado do amigo e parceiro Vitor Martins, da gravadora Velas, onde nomes como Guinga, Chico César, Lenine e Fátima Guedes tiveram espaço para iniciar suas carreiras. Ivantambém assinou a premiada trilha sonora do filme ‘Dois córregos’ e ainda de ‘Bens confiscados’, ambos de Carlos Reichenbach. Indicado para o Grammy Latino em duas ocasiões – 1997 e 2000 – Ivan Lins faz turnês regulares pelos EUA, Europa e Japão, muitas vezes ao lado de nomes do porte do gaitista Toots Thielemans e da cantora Jane Monheit.
Roberta Sá
Nascida no Rio Grande do Norte, Roberta se mudou com a família para o Rio de Janeiro aos cinco anos de idade. Antes de se formar em Comunicação Social, começou a estudar canto e passou dez meses em um programa de intercâmbio nos EUA, onde também participou de um coral. De volta ao Brasil, estudou com Vera do Canto e Mello e, seguindo seus conselhos, fez teste para o programa Fama, da Rede Globo. Lá, conheceu Felipe Abreu, que se tornaria um de seus principais incentivadores, além de parceiro e mentor. Em 2002, fez seu primeiro show como profissional no Mistura Fina e, um ano depois, gravou um cd demo com produção de Rodrigo Campello. Gilberto Braga gostou de sua voz e, antes mesmo de gravar seu primeiro CD, Roberta Sá já tinha uma música na novela ‘Celebridade’, da Rede Globo (‘A vizinha do lado’, de Dorival Caymmi). Por recomendação de Fernanda Abreu, o material chegou às mãos do empresário João Mario Linhares, dono do selo MP,B. Em 2004, lançou por lá o disco de estréia, ‘Braseiro’, com participações de Ney Matogrosso, MPB-4 e Pedro Luis e A Parede. Sua carreira chamou a atenção da mídia especializada e rapidamente conquistou fãs no Brasil e no exterior, levando a cantora para shows pelo país e ainda pela Europa e Cingapura. Em 2007, lançou seu segundo álbum, ‘Que belo estranho dia para se ter alegria’.
New York Voices
Aos 20 anos de carreira, o grupo vocal New York Voices é um dos mais respeitados do gênero. Com um Grammy Award no currículo, o quarteto formado por Kim Nazarian, Peter Eldridge, Darmon Meader e Lauren Kinhan já gravou seis discos e participou de outros 22, incluindo ‘A love affair – The music of Ivan Lins’, de 2000. A mistura de jazz, R&B, pop e música brasileira conquistou público e crítica e rendeu parcerias com artistas do porte de Ray Brown, Bobby McFerrin, Nancy Wilson, The Count Basie Orchestra, George Benson e Paquito D’Rivera, entre outros. Suas performances já foram vistas em alguns dos mais importantes teatros do mundo, incluindo o Carnegie Hall, Lincoln Center, The Kennedy Center, Blue Note e Austria Opera House.
Sobre a Accenture
A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing. Combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a Accenture colabora com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de performance. Com mais de 186.000 profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países, a companhia teve receitas líquidas de US$ 23,39 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de agosto de 2008. Sua página na internet é www.accenture.com.
Serviço:
Accenture Performances
Ivan Lins e convidados: Roberta Sá e New York Voices
Rio de Janeiro
Local: Morro da Urca ( evento fechado) – 25/11
Horários: 19h – 21h -> coquetel
21h – 23h -> show Ivan Lins + convidados
24h -> término do evento ( descida dos convidados)
Endereço: Av Pasteur n° 520 – Urca
Tel Morro da Urca: 2541-5689
São Paulo
Local: Bourbon Street ( 01/12 fechado e 02/12 aberto c/ venda de ingressos)
Horários: 19h – 21h -> coquetel
21h – 23h -> show Ivan Lins + conviadados
24h -> término do evento (descida dos convidados)
Endereço: Rua dos Chanés n° 127 – Moema
Tel Bourbon: 11 5095-6116 / bilheteria 11 5095-6100
Ingresso: R$ 130,00
Forma de pagamento: Crédito ou Débito ( MASTER, VISA, AMEX, DINNER) ou dinheiro
Horário de venda: 2° a 6° -> 9:00 às 20:00
sáb, dom e feriado -> 12:00 às 18:00
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.