Há quem diga que as décadas são cíclicas e suas tendências mais marcantes ressurgem a cada 20 anos. É só lembrar das festas anos 80 tão presentes nos anos 00 e um sem número de noites anos 90, promovidas nos últimos tempos. Alanis Morissette segue cumprindo à risca o movimento, com a edição comemorativa de 10 anos, do seu álbum de maior sucesso, Jagged Little Pill na versão acústica, em 2005 e, no mês que vem, a cantora canadense estará de volta pra soprar as 20 velinhas do seu pupilo. Dessa vez, o lançamento virá acompanhado de uma edição de colecionador, contendo o álbum que embalou uma geração inteira de corações partidos em 1995, além de um show ao vivo da turnê homônima “Jagged Little Pill Live”, gravado em Londres em 95, um CD com demos de canções não incluídas à época e o álbum acústico também lançado há 10 anos. Esta edição, prevista para chegar às prateleiras em 30 de outubro, ainda inclui um livreto autografado.
Sobre esse conflito de gerações, Alanis afirmou estar “super animada para compartilhar minha música com toda uma nova geração, bem como as pessoas que cresceram junto comigo durante as últimas duas décadas”, declarou recentemente à revista Rolling Stone.
Como parte do lançamento, a cantora que faturou 6 Grammys por “JLP”, divulgou o primeiro single, “Superstar Wonderful Weidors”, uma canção com letra atemporal trazendo uma discussão ainda fresca para os dias atuais, sobre o respeito à diversidade cultural e pode ser ouvida aqui:
Para envolver os fãs na celebração, Alanis convidou seu público a produzir o clip oficial de “Superstar” e oferece uma bolada de $4.200 (equivalentes a mais de R$16.500 no câmbio atual), para o vencedor que tiver uma câmera na mão e a melhor ideia na cabeça. Quer participar? Basta se cadastrar no site.
A versão japonesa da coleção, conta ainda com duas faixas bônus. Para você que nunca entendeu porque os japas quase sempre recebem esse privilégio, o Midiorama explica: traduzir o material gráfico dos cd’s para os caracteres japoneses envolve um custo maior na produção e impressão dos discos, que em geral, encarece o produto. Para incentivar o consumo dos produtos nacionais, os artistas colocam esse bônus e, voíla, deixam o resto do mundo com ciúme.
Com exceção das “demos”, o lançamento do álbum será mais do mesmo. A novidade ficará por conta da repaginada visual da cantora, que classificou o novo corte como “experimento capilar 548”. Quem puder conferir os programas de TV onde Alanis estiver divulgando seu trabalho, terá aquela sensação típica da frase pavêoucomê: a voz continua a mesma, mas os seus cabelos…
Disco 1 Jagged little Pill (remasterizado)
01 “All I Really Want”
02 “You Oughta Know”
03 “Perfect”
04 “Hand In My Pocket”
05 “Right Through You”
06 “Forgiven”
07 “You Learn”
08 “Head Over Feet”
09 “Mary Jane”
10 “Ironic”
11 “Not The Doctor”
12 “Wake Up”
13 “You Oughta Know (Jimmy The Saint Blend)” / “Your House (A Capella)”
Disco 2 Demos
01 “The Bottom Line”
02 “Superstar Wonderful Weirdos”
03 “Closer Than You Might Believe”
04 “No Avalon”
05 “Comfort”
06 “Gorgeous”
07 “King Of Intimidation”
08 “Death Of Cinderella”
09 “London”
10 “These Are The Thoughts”
11 Your House (Live) faixa bônus exclusiva para o Japão
12 Right Through You (Live) faixa bônus exclusiva para o Japão
Disco 3 Jagged Little Pill Acoustic
01 “All I Really Want”
02 “You Oughta Know”
03 “Perfect”
04 “Hand In My Pocket”
05 “Right Through You”
06 “Forgiven”
07 “You Learn”
08 “Head Over Feet”
09 “Mary Jane”
10 “Ironic”
11 “Not The Doctor”
12 “Wake Up / Your House”
Disco 4 Jagged Little Pill Live At Subterranean, London (28/09/95)
01 “All I Really Want”
02 “Right Through You”
03 “Not The Doctor”
04 “Hand In My Pocket”
05 “Mary Jane”
06 “Ironic”
07 “You Learn”
08 “Forgiven”
09 “You Oughta Know”
10 “Wake Up”
11 “Head Over Feet”
12 “Perfect”