A dupla Anavitória havia informado na última sexta (12) que o compositor de “Trevo (Tu)” estava impendindo que elas regravassem a música. Após a associação da mensagem a Tiago Iorc, o compositor, ele se defendeu e rebateu a crítica, acusando o escritório da dupla de “sabotar” seu trabalho.
Neste domingo (14), porém, as artistas responderam oficialmente e explicaram que ele estaria impedindo a liberação de outras três músicas.
Acontece que o duo quer lançar o DVD da turnê “O Tempo É Agora”, e Iorc não permitiu que elas relancem as seguintes faixas (que também tem sua autoria): “Porque Eu Te Amo”, “Agora Eu Quero Ir” e “A Gente Junto” – além de “Trevo”.
Tiago havia citado os direitos autorais e Ana Caetano explicou, de forma simples e didática, como isso funciona e que todos os autores ainda são remunerados, independentemente do projeto:
“Isso não tem nada a ver com você abrir mão do seu direito autoral sobre a música. Se você libera, você é remunerado normalmente por cada execução da música. Já regravamos várias músicas nossas e isso nunca foi um problema até o momento.”
As cantoras colocaram que não era intenção delas resolver isso publicamente, mas que Tiago não as respondia desde que deixou de ser sócio delas, há dois anos. Vitória apontou que essa confusão mais parece uma punição sobre o problema pessoal de Tiago Iorc tem com Felipe Simas, ex-empresário do artista e que representa atualmente a dupla.
Veja o vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Simas havia se pronunciado: “Ele teve uma atitude muito pouco respeitosa com as meninas, com as considerações artísticas delas para o disco, e, desde então, não fala com elas, mesmo com a insistência delas em ir ao encontro dele.”
Ressaltou ainda que as acusações de Iorc são graves: “Ele é uma figura pública, tem 3 milhões de seguidores, e precisa ter responsabilidade com as palavras dele. É muito bom que ele esteja extremamente embasado sobre o que está falando. Porque isso eu não vou conversar na imprensa ou de qualquer outra maneira que não em um foro judicial. Pois é lá que esse tipo de questão deve ser discutida. É gravíssimo o que ele fez.”
O empresário diz que o cantor é “irresponsável” ao “tentar prejudicar duas meninas, que não têm nada a ver com questões dele com o escritório”. Ainda segundo o empresário, nos últimos mais de dois anos, Ana e Vitória tentaram por diversas vezes encontrar o cantor, que sempre se recusou a recebê-las.
“Ele é um cara que fala tanto dos laços humanos nas canções. Eu esperava dele mais coerência e humanidade para encerrar uma relação pessoal, artística e profissional de maneira mais digna.”
“Trevo (Tu)” foi o primeiro sucesso nacional de Anavitória. Em 2017, a música ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa.
A composição é de Ana e Tiago, que também assina a produção do disco de estreia das artistas.
Segundo a cantora, a música foi escrita em 2015. Ela diz ter feito o convite de parceria a Tiago, que criou o refrão. “Um refrão lindo, que a gente ama muito”, segundo ela.
O relançamento que a dupla tenta fazer – de acordo com Ana, contra a vontade de Tiago – é parte de um trabalho ao vivo já gravado no ano passado. Com a liberação, o cantor receberia parte do rendimento da canção.
Segundo Simas, outras três músicas do disco de 2016, das quais Tiago participa como coautor, também são alvos da proibição.
Por Midiorama