Reconhecido como “Prince Of Soul” da Motown, Marvin Gaye já era um artista de sucesso por quase uma década quando, em 1971, ele alcançou novos patamares com seu álbum “What’s Going On”. O LP refletiu o início de uma nova tendência na soul music norte-americana, falando de temas explosivos como o abuso nas drogas, a pobreza e a Guerra do Vietnã.
Desde o seu lançamento o disco tornou-se uma sensação e é considerado, pela crítica, não só um marco da música pop, como também um dos maiores álbuns de todos os tempos. Em 2020, “What’s Going On” foi considerado pela revista americana Rolling Stone o maior álbum de todos os tempos substituindo “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, de The Beatles, que até então ocupava o topo da lista. O disco também está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
O disco foi o primeiro dos álbuns de Gaye a alcançar o Top 10 da parada de LPs da Billboard. Além da faixa-título, “Mercy Mercy Me” e “Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)” atingiram o Top 10 Pop Hits e o primeiro lugar da lista R&B da Billbaord. Ele também se tornou o disco mais vendido da Motown.
Para comemorar os 50 anos do lançamento deste álbum icônico, a Universal está lançando em todo o mundo uma versão comemorativa do disco. Além disso, a gravadora ainda irá lançar mais três coleções digitais, que honram a profundidade do álbum e de todo o legado de Gaye.
Por A. Dayrell