No dia 8 de junho, sábado, o Festival Encantado 2013 terá um dia inteiro de programações, comabertura dos portões às 13h e último live-show às 21h. Saborear a inusitada gastronomia da floresta e dançar ao ar livre no por do sol fazem parte do programa.
Os headliners se apresentarão às 17h: ESG (NY/BRONX) e às 19h: CRIOLO. Ingressos Limitados.
Depois de reunir no ano passado um elenco internacional encabeçado por Seu Jorge e pelo francês Matthieu Chedid, o Festival Encantado está de volta, em mais uma maratona de música e arte contemporânea no interior da maior floresta urbana do mundo, tendo como padrinho o músico Criolo. No dia 8 de junho, o Rio de Janeiro sediará o festival internacional pela segunda vez, no recanto com vista deslumbrante da Praia da Barra conhecido como Vale Encantado, no Alto da Boa Vista.
O Festival Encantado promove mais uma vez um eclético encontro artístico de tendências, estilos e ritmos, composto pelos artistas franceses na nova geração como o rapper CSEN e DJ DAX, o coletivo de produtores do ClekClek Boom com os djs French Fries, Ministre X e The Boo, o antológico DJ do Favela Chic de Paris e Londres, Gringo da Parada, a presença carismática da cantora brasileira Simone Mazzer e, pela primeira vez no Brasil, o lendário grupo feminino de hip-hop/pós-punk dos anos 80, E.S.G, diretamente do Bronx, Nova York. O elenco do Festival Encantado contará ainda com o grupo musical-performático paulista Voodoohop, liderado pelo DJ Thomash, que coleciona apresentações que vão do Carnaval carioca ao Fusion Festival na Alemanha, o sambista de raiz Rudão, diretamente de Minas Gerais para as rodas de samba cariocas, e a Escola de Samba Alto da Boa Vista. Completam a programação dois projetos do designer paulista Ygor Marotta: o duo performático VJ Suave, formado ao lado de Ceci Soloaga, que realiza intervenções de tecnocultura, artes plásticas e animação digital, e o Mais Amor Por Favor, movimento de intervenção urbana surgido em 2009 a partir de cartazes com a frase, que ganhou as ruas de São Paulo e se alastra pelas grandes cidades para despertar a reflexão sobre um mundo menos violento, mais solidário e com mais educação, respeito, afeição, gentileza e amor.
Criado para divulgar e apoiar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da Comunidade do Vale Encantado, o projeto GERAÇÃO ENCANTADO – que tem como parceiro fundador o grupo de energia francês GDF SUEZ –, tem o seu ponto alto no Festival, marcando o reencontro dos criadores do clubFavela Chic de Paris e Londres, da Pineapple prod e da Be-Linked community business inteligence.
Tudo começou em 2005, quando a Comunidade do Vale Encantado conheceu a ONG franco-brasileiraAbaquar, presidida por Jérôme Auriac, que coordena projetos de combate à pobreza e acesso à educação ao redor do mundo. O encontro deu origem a uma cooperativa local, presidida pelo líder comunitário Otávio Barros, que permitiu a realização de ações nas áreas de formação profissional (ecoturismo e gastronomia) e o estabelecimento de parcerias para a preservação da natureza e desenvolvimento sustentável das 42 famílias que vivem no local. Anos mais tarde, Rosane Mazzer, Dani Mazzer e Jérôme Auriac começaram a pensar em um festival de música internacional de qualidade que atraísse as atenções da sociedade, empresariado, ONGs e das diversas esferas do governo para os projetos de crescimento com sustentabilidade iniciados pela cooperativa.
A partir da parceria firmada com o grupo francês GDF Suez, o festival saiu do papel para um projeto de continuidade que se estenderá por um período de cinco anos, intitulado GERAÇÃO ENCANTADO, e que tem o apoio também da Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Bureau Export, Teleramae Nova. “Esse festival, através da arte e da emoção, deseja inverter os símbolos, mudar a imagem das favelas do Rio, valorizar as iniciativas positivas e construtivas, despertar as consciências e tornar concreta a ideia de desenvolvimento sustentável e de solidariedade”, destaca Rosane.
Festival promove a autonomia das comunidades, catalisando iniciativas e irradiando durante um ano inteiro novos projetos na região do Vale Encantado
Mais do que somente gerar visibilidade às necessidades da comunidade, o Festival Encantado conta com a participação ativa dos moradores, seja através da criação de 80 empregos diretos – marceneiros, ajudantes, guias, carregadores, cozinheiros etc – como da venda de artesanato e dos pratos da original gastronomia agroflorestal desenvolvida pela comunidade. O público tem a oportunidade de experimentar iguarias locais como o jacalhau, o pastel de taioba, a geléia de chuchu com pimenta rosa e a torta de coração de bananeira e os sucos de couve com maracujá e chuchu com hortelã, alguns dos itens que já fazem sucesso entre moradores, turistas e visitantes da região.
O festival dentro da GERAÇÃO ENCANTADO se concretiza em legados à comunidade como a completa revitalização e reforma do clube que sedia o evento, gerando empregos permanentes e mais movimento à região, além de vários programas sociais celebrados durante o festival, e desenvolvidos ao longo do ano.
Responsabilidade ecológica – um dos pilares do festival
O Festival Encantado é eco-responsável causando impacto zero na natureza, com a venda de bolsas e camisetas desenvolvidas com a ética do comércio justo (https://www.facebook.com/TudoBomParisRio) redução da fabricação de material impresso de comunicação, utilização de material biodegradável etc.
Gastronomia da Floresta, em parceria com o chef Roland Villard
Valorizando a cultura agroflorestal da região, o renomado chef francês Roland Villard, Chef executivo do SOFITEL América do Sul, eleito diversas vezes “Chef do ano” desde 2000, é uma das autoridades da alta gastronomia francesa no país. Ele apadrinha nessa edição a COOVE (Cooperativa do Vale Encantado) propondo ações ao longo do ano, como a criação de receitas feitas a partir de produtos locais, apadrinhamento de jovens talentos etc.
Infra-estrutura contará com transporte gratuito
Para evitar trânsito e congestionamentos no entorno, garantindo o conforto do público e da comunidade local, será proibida a entrada de carros no Vale. O transporte será feito gratuitamente através de vans, que se deslocarão entre o largo próximo ao Colégio Santa Marcelina e o Corpo de Bombeiros, no Alto da Boa Vista, e o Vale Encantado, separados por 4,5Km de distância, em uma viagem de 10min. Haverá um contingente de seguranças e brigadistas no festival e em pontos estratégicos no caminho para garantir a segurança do público, além de uma ambulância para emergências médicas. Os brigadistas darão todo apoio também ao público PNE. O festival contará com toda a infra-estrutura necessária para receber o público com pontos de alimentação, bares, banheiros, serviço de taxi e cartões de crédito.
- http://www.festivalencantado.org
- http://www.criolo.net/
- http://www.valeencantado.org.br/site/
- https://www.facebook.com/FestivalEncantadoValeEncantado?fref=ts
- https://www.facebook.com/pages/ESG/108177682536734?fref=ts
- http://www.lecsen.com
- http://clekclekboom.com/
- https://www.facebook.com/simonemazzer.music
- http://flafluprod.com/qui/jerome-pigeon/
- http://vjsuave.com/”http://vjsuave.com/
- http://ygormarotta.com/filter/mais-amor-por-favor
- https://www.facebook.com/vjsuave?fref=ts
O ELENCO 2013
Atrações Musicais
Criolo
Seu Jorge em 2012, Criolo em 2013. Nossos headliners e ilustres padrinhos nacionais das primeiras edições do Festival Encantado.
Sua ascensão meteórica não é uma coincidência.Comprometido e militante, filho do Grajaú, bairro popular de São Paulo, Criolo é o rapper sem fronteiras, é o novo artista da cena mundial brasileira.Seu último álbum, “Nó na Orelha”, atesta essa afirmação.Já em turnê ao redor do mundo, CRIOLO é músico brasileiro dos tempos modernos nos honrando com a sua presença.
Desde o lançamento do disco “Nó na Orelha”, em maio de 2011, o MC, cantor e compositor Criolo já apresentou o repertório de seu premiado álbum em mais de 100 shows realizados no Brasil e em outros onze países. Depois de passar por Buenos Aires e Nova York, tocou ao lado do ícone do ethio-jazz Mulatu Astatke em Londres, cativou plateias de todas as idades em Paris, Milão e Roma e integrou o line up de um dos maiores festivais de música do mundo, o Roskilde, na Dinamarca. Apresentou-se pela primeira vez em Los Angeles e voltou a Nova York, dessa vez para tocar no festival Summer Stage, no Central Park, onde encerrou sua primeira e elogiada turnê internacional. A segunda turnê fora do Brasil, realizada em novembro e dezembro de 2012, passou por onze cidades em países como Alemanha, França, Inglaterra, Suíça, Bélgica, Portugal e Países Baixos. O repertório do show conta com canções do álbum “Nó na Orelha”, um dos mais comentados e premiados discos de 2011; “Bogotá”, que celebra a influência da música africana com sax tenor de Thiago França; o clássico imediato “Não Existe Amor em SP”, que exibe poesia e interpretação que não deixam dúvidas a respeito da força da composição e da garganta de Criolo; “Freguês da Meia-Noite”, samba canção acirrado por arranjo de cordas certeiro e um dos hits dos shows; “Sucrilhos”, “Subirudoistiozin”, “Lion Man“ e “Grajauex” completam a lista de raps defendidos pelo MC no palco
Sobre Criolo – Aos 37 anos, 25 deles dedicados ao rap, Kleber Gomes, o Criolo, lançou seu primeiro álbum de canções, “Nó na Orelha”, em maio de 2011, com apoio da Matilha Cultural. Compositor de canções contundentes e letras bem construídas, destila versos habilidosos como MC, sem necessariamente utilizar-se de rimas para tal, e profere vocais que surpreendem pela beleza e versatilidade.
ESG /NYC – Bronx
Pela primeira vez no Brasil o lendário grupo feminino de hip-hop dos anos 80 do Bronx, NYC: E.S.G., popular por ter sido sampleado por TLC, WU-TANG CLAN, BEASTIE BOYS, BIG DADDY CANE e TRICKY
Renee Scroggins (vocais, guitarra), Valerie Scroggins (bateria), Marie Scroggins (congas), Nicole Nicholas (back vocals, percussão), Nicholas Nicholas (congas, percussão mão), Leroy Glover (baixo).
Vindas do Bronx, ESG foi formado no início do Hip-Hop. Elas se destacaram entre os grupos de sua geração como Public Enemy, LL Cool J, Marl Marley e Grandmaster Flash..
Pouco tempo depois se adaptaram, seduzidas pela cena de dança underground. ESG foi o único grupo a tocar na noite de abertura do lendário Hacienda de Manchester e na noite de encerramento do Paradise Garage de Nova York onde dividiram a noite com Larry Levan! Originalmente assinaram contrato com a Factory Records, no Reino Unido. Seu primeiro álbum foi produzido por Martin Hannett, que trabalhou na mesma época com a banda Certain Ratio. Nos EUA lançaram músicas pela 99 Records ao lado de grupos como Liquid Liquid, The Tetras Bush e Konk. No final de 1980 lançaram o single “Don’t Pay Our Bills”. ESG continuou ao longo dos 34 anos de carreira a lançar suas próprias músicas originais inspirando e influenciando novas gerações.
https://www.facebook.com/pages/ESG
C.SEN / Paris
“O segredo mais bem guardado do underground francês” (Les Inrocks)
Este carioca de coração faz um beat da crônica do quotidiano esculpida com lâminas e toca pela primeira vez no Brasil, seu país de adoção. No palco, com o DJ Dax”
Três anos depois do seu primeiro álbum “Correspondances” C-Sen , libera o Le Tunnel,um segundo disco, moderno e elegante.
Nestes novos títulos, a vida desenha-se em relevo. Armado com um fluxo técnico e expressivo, o rapper desova o fruto de suas andanças noturnas. A proposta parece trivial, mas a escrita transforma tudo: a sua força reside na sua capacidade de abraçar no mesmo fôlego o dentro e o fora, distúrbios privados e sociais, descrições vividas e ressentidas. Como a obra-prima “La nuit de temps” um portrair da noite no bairro de Pigalle, as ruas “pagas” ao norte de Paris, C.Sen está constantemente no coração do tópico.
Nem intelectual, nem “bling-bling” ou político, C.Sen representa apenas si mesmo, seu verdadeiro sujeito é ele, é através de seus olhos que o mundo está tomando forma aqui mesmo entre carícias , tapas de amargura e felicidade passageira. Contando com uma escrita poderosa que cristaliza impressões, sensações, cheiros e visões, suas letras falam mais alto do que qualquer rap clássico de descrição trivial. Com essa textualidade moderna, uma profundidade de alma que faz dele um dos mais interessantes personagens do rap contemporâneo.
Produçao de Olivier Dax (Dax Riders) com participação de Walter Wallace e Twoda além de Toxic Avenger, DJ LBR e Nicolas Berger-Vachon.
Simone Mazzer
Herdeira do talento das divas dos anos 70 (Elza Soares e colegas) e atriz de teatro premiada, Simone é dona de uma voz poderosa e interpretação ímpar, a cantora e atriz londrinense produzida por Ronaldo Bastos é explosiva e carismática, balança-samba e drama, com sua essência única no palco do Festival Encantado.
“Todos os dias aparece alguém na música brasileira. Nesse show é possível presenciar o aparecimento raro de uma fabulosa intérprete que só se parece com ela mesma. Simone Mazzer é o novo que vai ficar para sempre.” Ronaldo Bastos.
“Sou um mobile solto no furacão/ Qualquer calmaria me dá solidão” , auto define-se Simone Mazzer através de verso de um móbile no furacão (Paulinho Moska), música que abre o show da cantora e atriz londrinense radicada no Rio de Janeiro (RJ) há 15 anos. Por conta da teatralidade exercitada em peças, Mazzer se porta em cena como um furacão que arrasta para si todas as atenções da plateia ao longo das 18 músicas que formam o roteiro de seu cabaré de espírito independente. Longe da calmaria que pauta as interpretações das cantoras de tom cool, dominantes na atual cena brasileira, Mazzer é intérprete quente, enérgica. Aliada à presença cênica e à voz grave da artista, a personalidade que norteia as escolhas e as abordagens de repertório e vai de Rita Lee a Assis Valente configura show impactante e faz Mazzer se impor e fazer diferença no país das cantoras com seu canto emblemático. Mérito a ser dividido com o trio formado por André Bedurê (contrabaixo), Eduardo Rorato (bateria) e Marco Antonio Scolari (piano).
https://www.facebook.com/simonemazzer.music
ClekClekBoom Records /Paris
O selo electro parisiense da moda enviará três dos seus melhores DJs ao Festival Encantado.Verdadeiramente inovador e excitante o Clek Clek boom, que têm como colaborador o dj Sandrinho do Rio, produz tracks de sucesso nos clubs de toda a Europa. Menção especial para French Fries, compositor, produtor e remixer–star, ultra-talentoso e ascendente do electro francês.
Lançado em 2007 por dois amigos, Jonathan Chaoul aka Ministro X e Adrien Creuse aka The Boo. Inicialmente, criado para liberar a música de DJ Sandrinho do Baile Funk, evoluiu drasticamente na França e depois de integrar em 2011, Steve Paton, ex-”Wave 4″, da Carl Craig’s Planet label, tornou-se um verdadeiro “hub” na cena emergente de música em Paris.
O coletivo ClekClekBoom agora ostenta toda uma nova leva de DJs parisienses nascidos nos anos 90 como French Fries, The Town, Ministre X, The Boo, Sandrinho, Chaos in the CBD, Coni, Manaré, Bambounou & Jean Nipon (juntos, eles foram campeões do UK em Bass / Funky, House, B-More/Jersey Club, Rap)
Para o festival estarão presentes os fundadores da label Ministre X, The Boo e French Fries, o novo “cheri” parisiense que tem aberto shows para Snoop Dogg e teve seu último álbum “Champagne / Hugz feat. Bambounou”, esgotando para as vendas em duas semanas.
- http://clekclekboom.com/
- http://soundcloud.com/clekclekboom/sets/boomcast/
- http://soundcloud.com/cablelondon/french-fries-cable-promo-mix
- http://soundcloud.com/clekclekboom/boomcast-21-ministrex-paraone
- http://soundcloud.com/clekclekboom/the-boomcast-25-theboo-manare
DJ GRINGO DA PARADA
http://flafluprod.com/qui/jerome-pigeon/
O produtor do álbum “Cru”, de Seu Jorge, e criador dos clubs Favela Chic em Paris e Londres, é um dos DJs mais atípicos e adorados do East London. Residente do conceituado Notting Hill Arts Club em Londres, Gringo Da Parada é um aventureiro do ecletismo, da justaposição inventiva, dos raros e excelentes tracksque celebram “the wilder side of life”. Nada de monótono ou minimalista, ele é tipo uma montanha russa musical de onde ninguém quer descer.
VOODOOHOP
Voodoohop, o coletivo artístico hedonista, como ele mesmo se define, surgiu em 2009 pela junção da eletrônica distorcida de Psilosamples, o vídeo mapping vívido de Jardim Elétrico, as performances tropicais-psicodélicas de KeroǾàcidu Suäväk, Hugo Perucci, Volatille e Timalina, os mixes de ritmos misturados de DJ Thomash, Urubu, Piero Chiaretti, Carlos Capslock e A Macaca e a imersão visual de Daniel Lie e Ton Candido. Este liquidificador de diferentes linguagens, backgrounds e origens convergiram para criar eventos experimentais que reúnem música, projeção, iluminação, decoração, dançarinos e performers em uma verdadeira explosão sinestésica que contagia e envolve a participação do público por onde tem passado, desde o carnaval de rua no Rio de Janeiro, o festival MCI em São Paulo, o Fusion Festival, na Alemanha até festas em prédios abandonados, favelas, estacionamentos e florestas.
RUDÃO
O samba na sua essência, swing gostoso que mostra a força de nossas raízes mais puras, no ritmo e bossa. Falo de Rudison Cleiton Osvaldo Duarte, conhecido no meio artístico como Rudão. Sua vida artística começou em 1980, quando começou a estudar música no Conservatório Estadual de Música de Visconde do Rio Branco/MG, por influência de sua família, formada por amantes da música e do samba. O seu lado sambista e compositor surgiu no bar do Mozar, no Alto da Boa Vista, em Visconde do Rio Branco, onde a roda de samba local deu origem ao grupo Família, que se tornou referência do samba na região. Em 1989, mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a frequentar as rodas de samba da cidade: Cacique de Ramos, Pagode do Leão(Estácio), Pagode do Helênico, Renascença, entre outros, onde conheceu vários sambistas e compositores de renome como Claudio Camunguelo, Serginho Miriti, Bruno Maia, Aluizio Machado e Brasil, além de ter sido músico de Jovelina Pérola Negra, entre outros artistas. Em 2009, lançou seu primeiro CD, como cantor e compositor, e já prepara seu segundo trabalho.
VJ SUAVE – MAIS AMOR POR FAVOR
Um novo DUO da arte, Ygor Marotta e Ceci Soloaga são especialistas em projeções de animações em movimento e grafite digital, e já lançaram três curtas metragens neste estilo: “RUN”. “HOMELESS” e “LA CENA. A sua principal performance é “SUAVECICLO”- um triciclo adaptado para projetar nas ruas pinturas ao vivo e animações em IPAD, vídeo-mapping e instalações em sites específicos. Intenção de comunicar o amor através da Luz.
“Mais amor por favor” nasceu em 2009. A intenção era a de tentar despertar a atenção das pessoas sobre o que há de mais belo: o amor.
É um pedido, uma imploração (mas com educação) em meio à toda agressividade, indiferença e velocidade de uma metrópole como São Paulo. Uma proposta que tenta fazer com que o observador se surpreenda com o conteúdo da frase inserida no âmbito urbano, reflita por um tempo, ou pelo menos abra um sorriso no momento da leitura e passe adiante a mensagem.
Concientização social ou intervenção urbana, como preferirem, originou-se na rua, a partir de “tags” em telefones públicos de São Paulo. Dias depois estava pixado nos muros da cidade. Letra cursiva, para diferenciar-se dos demais pixos. E também porque o amor pede delicadeza.
O pixo se transformou em poster, impressos em letras de madeira, em época de eleição política, onde a cidade estava suja por políticos corruptos pedindo votos.
Não tem a intenção de agredir ninguém, apenas encontrou nos muros e paredes da cidade um suporte possível e eficaz para a mensagem.
No decorrer do tempo, a frase ganhou dimensão, repercussão e aliados, se transformou em um organismo vivo. Saiu de São Paulo, está estampando muros de diversas cidades, inclusive fora do Brasil. Através da internet, ganhou mais divulgação e vida. Está em blogs, tumblrs, flickrs, twitter e facebook. Se tornou inspiração para poesia, música, fotografia e até mesmo tirinhas de jornal. Abriu uma discussão sobre a necessidade de um princípio básico para vivermos em comunidade.
Aplique o amor em doses diárias, compartilhe respeito, solidariedade, generosidade, gestos de gentileza, carinho, sorria.
Mais amor por favor Rio de Janeiro
- http://vjsuave.com/
- http://ygormarotta.com/filter/mais-amor-por-favor
- https://www.facebook.com/vjsuave?fref=ts
GERAÇÃO ENCANTADO, parceiro fundador GDF SUEZ.
O Festival celebra GERAÇÃO ENCANTADO promovendo a autonomia das comunidades, catalisando iniciativas e irradiando durante um ano inteiro novos projetos na região do Vale Encantado
ONGs e projetos da GERAÇÃO ENCANTADO
Aquassistance é uma associação humanitária formada por membros voluntários oriundos do quadro de pessoal do Grupo GDF SUEZ, destinada a dar auxilio às populações em dificuldade nas esferas da água, do meio ambiente e dos resíduos. Ela se propõe a colocar à disposição destas populações competências e qualificações diversas dos membros que a compõem, além de recursos materiais. No quadro do Festival Encantado, a AQUASSISTANCE fez em março de 2013 um estudo no gerenciamento da questão hídrica; centro da problemática de desenvolvimento local.
PlaNet Finance
Através da sua parceria com a PlaNet Finance, a GDF SUEZ incentiva iniciativas de solidariedade internacional baseadas nas microfinanças para melhorar o acesso das populações carentes aos serviços financeiros. A PlaNet Finance é beneficiada pelo apoio da Fundação GDF SUEZ desde 2006. Após as oficinas de microfinanças do Festival Encantado 2012, a PlaNet Finance deu continuidade ao seu compromisso durante todo o ano. Junto à comunidade, este projeto de educação financeira (orçamento e acompanhamento da cooperativa ecoturística) será desenvolvido com os moradores e incluirá um apoio em gestão financeira à cooperativa do Vale Encantado
http://www.planetfinancegroup.org/
SustentArte é uma ONG do Rio de Janeiro que organiza durante todo o ano programas de educação ambiental nas escolas da cidade. Para o Festival Encantado, ela está presente com um projeto de animação de ateliês destinados a crianças e adultos e voltados para as questões ambientais, tais como a proteção da Floresta da Tijuca, área verde pertencente ao Patrimônio Mundial da UNESCO. Graças ao apoio da Fundação GDF SUEZ, a SustentArte criou um projeto de educação ambiental semanal de um ano a ser lançado em abril 2013 com a escola local na comunidade de Mata Machado
ModaFusion “geração encantado”
Graças a um apoio da Fundação GDF SUEZ, de março até junho serão realizadas oficinas semanais com os jovens das comunidades do Alto da Boa Vista através de um projeto de criação artística, design e moda liderada pela ModaFusion, uma associação famosa no Brasil por ter trabalhado em várias comunidades de SP ou Rio no resgate da cultura comunitária e conectada com o mundo da moda e a indústria do luxo. O foco será a valorização dos talentos criativos das jovens adolescentes e das mulheres através dos workshops Geração Encantado que já estão em andamento no Vale.
Gol de Letra
Parceira da Fundação GDF SUEZ desde 2012, a colaboração do festival com a Gol de Letra se concretiza em um jogo de futebol com times dos amigos do Raí, time dos artistas, time dos jovens da Gol de Letra e time dos jovens do Alto da Boa Vista.
Lócus Foundation
O Fonds Locus é uma ONG apoiada pela Fundação GDF SUEZ que visa dar suporte a toda ação de interesse geral com caráter cultural e sócio-ambiental, promovendo o desenvolvimento de uma arquitetura a serviço do homem, embasado na sustentabilidade. Para a primeira edição do Festival Encantado, ela organiza uma exposição itinerante nas ruas das favelas a fim de promover uma discussão com os moradores acerca da história arquitetônica da região. A longo prazo, há a intenção de desenvolver um projeto de acupuntura urbana comunitária e de embelezamento da favela, mobilizando a comunidade dentro do seu espaço vital
Abaquar Paris
Lançamento da criação da Horta Orgânica Comunitária em parceria com o grande chef de cozinha francês Claude Troisgros e com a Universidade Rural do Rio de Janeiro.
Haverá um desafio aos chefs franceses liderados por Roland Villard (Le Pre Catelan), de inventar a receita carro-chefe do festival 2013. Ela terá que ser barata, saudável e feita com produtos quotidianos e típicos da floresta. Em maio, a comunidade dará a lista dos ingredientes para agitar a criatividade dos mestres. E no dia 15 de maio, será realizada uma votação para escolher a receita vitoriosa. Durante o festival, uma oficina de culinária acontecerá com os chefs no restaurante da cooperativa do Vale Encantado.
A cooperativa da comunidade do Vale Encantado oferece aos seus visitantes um buffet com produtos da agrofloresta elaborado a partir de receitas locais. O espaço está aberto a turistas e outros freqüentadores do Alto da Boa Vista como, ciclistas, alpinistas, corredores e praticantes de vôo livre. O buffet pode ser contratado para eventos fora da comunidade.
http://www.valeencantado.org.br/site/fr/o-vale-encantaddà
Oficinas de Fotografia
Com as fotógrafas Laurence Guenoun Trivulce, fotógrafa de Moda e da Gol de Letra + diretora do Online Magazine Platform
Além de novas parcerias recentemente fechadas, que desenvolverão projetos no ano que vem:
EARTHTALENT( http://www.earthtalent.net)
Originalmente desenvolvido como um laboratório de idéias e inovações sociais na lógica de empreendedorismo, Earthtalent é o primeiro programa 2.0 de filantropia internacional nascido dentro de uma grande empresa. Este programa destina-se a funcionários do Grupo Bolloré e opera em mais de 100 países. Ele permite trabalhar de forma colaborativa para alcançar a autonomia das mulheres, objetivada pela ONU no terceiro milênio. Earthtalent oferece aos seus membros uma ferramenta de inteligência coletiva propondo em todos os países e em todas os níveis hierárquicos a oportunidade de expressar suas diversas culturas e talentos e oferecer solidariedade e ações criativas.
NANOPOP (https://www.facebook.com/nanopopapp)
Nanopop é uma plataforma móvel e web-based, que permite às organizações uma forma inovadora e eficiente de fazer engajamento para campanhas com impacto social, cause marketing e campanhas de pesquisa de mercado usando imagens.
SOLIDARIEDADE FRANÇA-BRASIL (ww.sfb.org.br)
A Solidariedade França-Brasil (SFB) é uma Organização Não Governamental fundada em 1986 por franceses e brasileiros, de utilidade pública federal, sem fins lucrativos e sem vinculação religiosa ou partidária. A SFB atua na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, incidindo sobre políticas públicas e investindo nas áreas de educação, saúde, mobilização social e organização popular, objetivando a disseminação de metodologias participativas, a equidade social e a prática da cidadania.
S2LIFE (www.s2life.fr)
Viagens esportivas solidarias: “play in Rio” (www.s2life.fr)
Parcerias universitarias
PROJETO TUDO BEM
http://www.trophees-solidaires.fr/projets/tudo-bem
Dez estudantes da Escola francesa Euromed Management (Kedge Business School), integrantes da associação solidária Tudo Bem, parceiras do projeto ModaFusion, serão voluntárias na cenografia do festival e da CASA MODAFUSION, GERAÇÃO
PARCERIAS
GDF SUEZ / parceiro fundador
http://www.gdfsuez.com/en/commitments/climate-environmental/environment/
A GDF SUEZ concentra suas atividades no crescimento responsável (eletricidade, gás natural, serviços de energia e meio ambiente) para enfrentar os grandes desafios: atender às necessidades de energia, garantir a segurança do abastecimento, lutar contra as mudanças climáticas e otimizar o uso dos recursos.
O Grupo oferece soluções eficazes e inovadoras a clientes particulares, cidades e empresas, apoiando-se em uma carteira de abastecimento de gás diversificada, um parque de produção de eletricidade flexível, com baixa emissão de CO2 e uma perícia única em quatro setores essenciais: gás natural liquefeito, serviços de eficácia energética, produção independente de eletricidade e serviços ambientais.
Agente comprometido e responsável, a GDF SUEZ atua como empresa cidadã e tem uma participação ativa no desenvolvimento dos países onde está instalada. Sua política de mecenato personifica a responsabilidade corporativa do Grupo e ilustra seus valores. Vínculo entre o mundo da empresa e seus públicos, ela marca um envolvimento concreto do Grupo na vida da cidade e seus compromissos cidadãos.
INSTITUT FRANÇAIS
http://www.institutfrancais.com/
O INSTITUT FRANÇAIS é o operador da ação cultural exterior da França.
Subordinado ao Ministério de Assuntos Estrangeiros e Europeus, ele é responsável pela promoção deintercâmbios artísticos e pela difusão no mundo do livro, do cinema, da língua francesa, dos saberese das ideias. No âmbito das músicas atuais, o Institut Français favorece:
• o intercâmbio, o diálogo das culturas, o encontro de artistas e de novos públicos para todas as músicas;
• a presença francesa nas grandes manifestações musicais e o apoio às turnês de artistas, especialmente nos territórios de influência.
O Institut Français também deseja inscrever os projetos nas estratégias de desenvolvimento, tanto para os artistas como nos territórios futuros para a atividade musical.
A cada ano, o Institut Français apoia mais de 250 projetos em músicas atuais no mundo inteiro, com um orçamento entre 850.000 e 1 milhão de euros.
MODA SUSTENTAVEL
VERT *
Facebook VERT facebook.com/shoes.vert
Twitter VERT twitter.com/VERTSHOES
Site: www.vert-shoes.com.br
VERT significa “Verde” em francês
“O festival é parceiro da marca francesa VERT, que esta lançando este ano seus tênis no Brasil. A VERT é uma marca amiga, que compartilha nossos valores. Todos os produtos da VERT são feitos no Brasil com matéria-prima sustentável: borracha nativa da Amazônia e algodão orgânico do Nordeste.
Os tênis sustentáveis franceses que viraram hits na Europa, desde o lançamento em 2005, chegam ao Brasil.
A lona dos tênis é feita de algodão orgânico. O algodão é cultivado sem insumos químicos nem agrotóxicos por uma associação de agricultores familiares cearenses. As 300 famílias seguem princípios de agroecologia, um modelo de cultivo sustentável.
A Amazônia é o único lugar do mundo onde as seringueiras crescem em estado selvagem. No coração da floresta amazônica, a VERT trabalha diretamente com uma cooperativa de 40 famílias de seringueiros. VERT compra o látex e paga um preço diferenciado. Esse preço justo permite a valorização da floresta e ajuda a luta contra o desmatamento.
Couro com curtimento ecológico:
Contrariamente à maioria dos couros tratados com cromo, o couro usado nos tênis VERT é curtido com extratos de acácia, um tanino natural, não poluente.
O tênis são fabricados no Sul do Brasil, numa fábrica respeitosa dos direitos dos funcionários.
Adotada pelas lojas mais seletivas da Europa, a marca francesa estará disponível a partir de setembro de 2013 no Brasil.
TUDO BOM
Tudo Bom? faz sucesso na ponte entre o Brasil e a França de uma maneira amigável, responsável e sedutora. A empresa segue não somente as tendências da moda, como também todas as implicações do comércio justo.
A confecção de roupas é fruto de um acordo com costureiras da cidade de Petrópolis onde a remuneração justa é assegurada. Trinta e três costureiras, de bairros modestos do estado do Rio de Janeiro, também funcionam para a Tudo Bom. Elas têm um rendimento digno e um contrato de longo prazo. Eles ganham confiança em si mesmos com seus retratos e assinaturas na etiqueta que acompanha cada produto. O controle de toda a cadeia produtiva, desde o algodão orgânico aos corantes certificados não prejudiciais ao meio ambiente, permite que a Tudo bom? obtenha o mérito de uma marca inteiramente ética e sustentável. Desde 2004, a Tudo Bom produz no Brasil roupas com algodão orgânico do Nordeste. Em colaboração com ONGs, trabalha com 300 famílias de pequenos agricultores num empreendedorismo sustentável e autônomo. Ela compra uma parte de sua produção, a um preço justo.
Tudo Bom também pode se encontrar nas lojas: Rio de Janeiro – Shopping da Gávea – Terceiro piso – Loja 315
Paris – 8 rue des Abesses 75018 – Montmartre -19 Rue Pavee 75004 – Marais
TRANSPORTE FACIL
CJ Executive – O Festival Encantado VIP
Vocês vêm ao Festival Encantado e sonham com um serviço sob medida? Deixem nossos concierges guiá-los.
Uma equipe franco-brasileira esta à sua disposição para você viver o evento e descobrir a Cidade Maravilhosa e seus tesouros culturais.
Hospedagem, transportes, sugestões e reservas de restaurantes…
Seus desejos são os únicos limites.
Informações e condições: [email protected]
Resolve aí
Você pensa, nós resolvemos. Comece pedindo um táxi de um jeito que você nunca viu antes.
Pedir táxi envolve algumas experiências ruins, certo? Aquela conversa longa tentando explicar onde você está é uma delas. O ResolveAÍ termina com os aspectos ruins da experiência de pegar um táxi. Somos uma plataforma inteligente que localiza os carros mais próximos de você e despacha, automaticamente, suas corridas. Para terminar com a agonia da espera, você pode monitorar o táxi em tempo real, acompanhando o trajeto até chegar em você. Chame o ResolveAÍ pelo site ou pelo aplicativo para smartphones.
MIDIA ATIVA
NOVA (GRUPO DE MÍDIAS FRANCES)
O grupo NOVA, fundado em 1970 por Jean-François BIZOT, é um grupo multimídia independente que defende uma concepção aberta de todas as culturas e que ajuda na criação de novas correntes e novas idéias em um universo cada vez mais segmentado. Da revista ACTUEL de 1970 até 1994 à Nova Magazine (1995 – 2004), o grupo NOVA forjou sua imagem com a imprensa e a desenvolveu com a Rádio NOVA, criada há 30 anos. Atualmente, o grupo e seus 70 funcionários desenvolvem suas atividades em torno do reforço da marca NOVA em todos os universos associados ao som e à imagem e concede novamente espaço à escrita. O grupo é produtor e divulgador de conteúdo, para preservar e reforçar sua independência.
A Rádio NOVA transmite seus programas em 23 cidades da França e reúne a cada dia cerca de 440.000 ouvintes, dos quais 218.000 em Paris IDF e 222.000 no interior. Cerca de 1,8 milhões de ouvintes únicos/semana, em crescimento contínuo há 5 anos. Em 30 anos, muitos apresentadores e sons surgiram na Nova: Edouard Baer, Ariel Wizman, Jamel Debbouze, Frédéric Taddéi, Tania Bruna-Rosso e Aline Afanoukoé pelas palavras e, pelo lado do som, a sonorização mundial que se tornou a world music, o rap, o reggae, o acid jazz, e toda a cena francesa e internacional da música eletrônica.
A programação musical sempre de vanguarda, forma radiofônica sempre reinventada, apresentadores que são jornalistas e roupagem sonora sempre renovada fazem da Rádio NOVA uma referência mundial em rádio.
RIO ETC
O RIO etc é um site de estilo de vida que retrata e exalta o jeito de se viver na Cidade Maravilhosa. Foi criado em novembro de 2007, pelo casal Renata Abranchs e Tiago Petrik. Ela, consultora de moda; ele, jornalista.
A alma encantadora das ruas como “tagline” do Rio, com o objetivo de enaltecer sua cidade através de seus habitantes e de sua capacidade criativa.
Nos cinco primeiros anos de trabalho, foram cerca de 12 mil personagens retratados, não apenas no Rio, como em cidades de outros 13 países visitados por eles. Afinal, é assim que se descobre o que os faz diferentes.
Aos poucos, o RIOetc se tornou um prestador de serviços, oferecendo essa percepção da cidade. Em janeiro de 2009, foram convidados pela feira Prêt-à-Porter, de Paris, para expor 300 fotos no salão. Logo depois, clicaram seu primeiro catálogo, para a Maria Filó, na coleção “A Praça” – que tinha a rua como inspiração. Em outubro de 2010, passaram a colaborar semanalmente com a entrega de fotos de streetstyle para o site do canal GNT. Dezenas de empresas, ligadas ou não à área de moda, se associaram ao RIOetc em projetos pontuais. Entre elas, Farm, Adidas, Burberry, os shoppings Rio Design Leblon e Barra e a Natura. E já lançaram quatro livros, além de uma revista.
Desde o início do trabalho, o Rio mudou. Hoje é possível sentir que a percepção de segurança melhorou; a cidade foi escolhida para sediar grandes eventos mundiais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos; os investimentos voltaram; os gringos redescobriram a cidade como o lugar onde se quer passar as férias – ou até viver.
DRINKS
Busca Vida
www.caipirinhabuscavida.com.br
Há quinze anos, a Busca Vida foi concebida como um o drink à base de cachaça que representaria a alma brasileira, para ser tomada junto com toda a alegria do nosso país. Sua fórmula secreta faz mistura da mais pura cachaça artesanal com limão e um toque de mel.
Lançando uma nova categoria de bebidas no Brasil, após anos de um cuidadoso processo de industrialização, ela ainda mantém seu sabor original, sendo produzida com ingredientes 100% naturais.
Celebrada pelas artes e pela moda, a Busca Vida está presente nos melhores bares, restaurantes, clubes noturnos, lojas-tendência, grandes redes supermercadistas e lojas do Duty Free no Brasil.
Hoje em dia, a Busca Vida continua destilando a essência do nosso país: o sorriso, a alegria e a celebração que acontecem naturalmente.
Serviço
Festival Encantado
Data: 8 de junho, sábado
Local: Clube Do Vale Encantado
Horário: A partir das 13:00 horas ( último show às 21:00 h)
https://plus.google.com/107844954345576215542/about?gl=GB&hl=pt-BR
Endereço: Estrada da Paz n°17 – Alto da Boa Vista – RJ
Estacionamento: próximo ao Colégio Santa Marcelina e o Corpo de Bombeiros, no Alto da Boa Vista. De lá, haverá transporte gratuito realizado por vans até o Festival.
Não será permitida a entrada de carros particulares no Vale Encantado.
Ingressos: Passe 1 dia – R$ 150,00
Estudantes: 50% de desconto
Classificação etária: 18 anos (menores somente acompanhados dos pais)
Vendas: www.ingressorapido.com.br
Ponto de venda sem taxa de conveniência (dinheiro somente)
Loja do Shopping da Gávea – TUDO BOM – Terceiro piso – Loja 315
Abertura dos portões: 13h
Informações: http://www.festivalencantado.org
Aceitamos cartão de débito
Acesso para deficientes
Área de Alimentação
Haverá um contingente de seguranças e brigadistas no festival e em pontos estratégicos no caminho para garantir a segurança do público, além de uma ambulância para emergências médicas. Os brigadistas darão todo apoio também ao público PNE.
O Festival Encantado 2013 contará com toda a infra-estrutura necessária para receber o público compontos de alimentação, bares, banheiros, serviço de táxi e cartões de débito.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.