zoom

Após dez anos de carreira, Wonder Girls anuncia fim do grupo


Girlband foi uma das mais inovadoras do k-pop e lançou sucessos como “Nobody” e “Tell Me”

Na última quinta-feira (26), o mundo do k-pop sofreu mais uma baixa: o grupo Wonder Girls anunciou sua separação após uma década de carreira. Donas de hits que marcaram a música pop coreana e ajudaram a definir os rumos da cena, as garotas seguiram os passos de outros grandes grupos femininos do país, como KARA, 4minute e 2NE1, que recentemente também anunciaram o fim de suas atividades como banda.

Segundo anúncio oficial da JYP Entertainment, empresa que lançou o Wonder Girls em 2007 e tem gerenciado sua carreira desde então, a decisão tomada após o fim dos contratos das cantoras com a gravadora. As integrantes Yoobin e Hyerim optaram por continuar na empresa de Park Jinyoung, enquanto Yeeun e Sunmi decidiram deixar a gravadora.

Tal qual o 2NE1, o quarteto se unirá ainda mais uma vez em estúdio para gravar uma canção de despedida, “Thank You For Being So Wonderful”, que deve ser lançada no próximo dia 10, data em que a banda celebraria dez anos desde sua estreia.

Ao longo de sua carreira, o Wonder Girls lançou sucessos como “Nobody”, “Tell Me” e “So Hot”, que se tornaram verdadeiras febres na Coreia. Conhecidas por suas inspirações “retro”, as garotas já navegaram pelos anos 60, 70 e 80 em seus hits, sempre com maestria na reconstrução visual e musical de cada época.

Apesar do sucesso e das investidas no mercado fonográfico americano (quando as garotas chegaram a fazer os shows de abertura da turnê dos Jonas Brothers em 2009, no auge do sucesso do trio de irmãos, e lançaram dois singles em inglês), as alterações na formação do grupo renderam altos e baixos em sua carreira. Já passaram por seu elenco Hyuna (que alcançou a fama mais tarde como integrante do 4minute e em carreira solo), Sunye (que deixou o grupo para se dedicar ao marido e aos filhos após seu casamento) e Sohee (que optou por sair da JYP Entertainment em 2013 após o fim do seu contrato).

As quatro formações do Wonder Girls. Inspirações em sons de décadas passadas caracterizaram o som do grupo.
As quatro formações do Wonder Girls: inspirações em sons de décadas passadas caracterizaram o estilo do grupo.

Recentemente, o grupo havia dado um novo gás em sua carreira quando, além de cantar e dançar suas músicas, as garotas passaram também a gravar como instrumentistas. A formação mais recente, que trouxe Yeeun nos teclados, Yoobin na bateria, Sunmi no baixo e Hyerim na guitarra, se reinventou com o lançamento do disco “Reboot”, em 2015, e o single oitentista “I Feel You”. No ano passado, o grupo voltou a passear pelo topo das paradas musicais com o reggae setentista “Why So Lonely”.

Yeeun, a única integrante presente em todas as formações do grupo, comentou a separação em sua página, com um vídeo que relembra momentos de várias fases da carreira do Wonder Girls. “Por favor, apreciem esses momentos…”, escreveu a cantora:

A ex-integrante Sunye, que durante oito anos liderou a banda, também comentou o fim do Wonder Girls, em seu perfil no Twitter: “Eu gostaria de agradecer sinceramente a todos que caminharam ao lado do Wonder Girls durante os últimos 10 anos, apesar de tantas mudanças. Eu espero que vocês deem apoio e estejam animados para o novo começo de cada uma das meninas”, escreveu a ex-líder, que se aposentou do entretenimento após deixar o grupo.

Relembre o estrondoso sucesso de “Nobody”, lançada pela formação mais clássica da girlband. A canção inspirada em hits dos anos 60, de grupos como o The Supremes, foi a primeira música coreana da história a aparecer nas paradas da Billboard:

Por ShaKin’ Pop


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque