A cantora country pop Shania Twain é atualmente uma das cantoras com maior vendagem de discos no mundo todo. Ao todo, são mais de 75 milhões de cópias vendidas mundialmente, além de inúmeros prêmios e certificações. Mas para obter o grandioso sucesso, a garota de vida humilde lá do Canadá, teve que criar suas marcas e derrubar alguns tabus da indústria fonográfica. Resolvemos assim, elencar as 5 maiores marcas que Twain deixou em sua carreira:
1 – Composição:
Era relativamente difícil ser uma cantora country, na época na qual Shania começou. Muitas cantoras haviam passado pelo gênero antes dela, mas o estilo imponente dos cowboys e suas posições dominantes sobre as damas, deixava o meio um tanto preconceituoso. E foi a murros e pontapés que Shania Twain mostrou o poder que uma mulher pode ter. Ela mostrou o poder feminino em canções como “Man! I Feel Like A Woman!” e “That Don’t Impress Me Much”. Além disso, impôs aos homens um livro de regras em “Any Man Of Mine”, que se tornou seu primeiro grande hit.
2 – Sensualidade:
“Ela é um escândalo! Veja como ela mostra o corpo”. Comentários como esse foram muito ouvidos por Shania e sua equipe no período em que estava em ascensão. Conforme descrito no item anterior, a sensualidade da cantora estava fora dos padrões e das regras impostas pelo estilo musical a que se propusera. Era incomum uma mulher do country mostrar o corpo ou ser sexy, mas Shania o fez. E convenhamos, fez muito bem feito!
3 – Crossover:
Além de ser difícil cantar para um público machista e dominado por homens, Shania Twain quebrou mais uma regra. Misturou estilos! Até sua entrada no gênero, o mesmo parecia intocável mantendo sempre as velhas tradições e velha filosofia de cowboy. Os críticos em geral criticaram Shania ao misturar country com outros estilos, – principalmente pop – até mesmo, rejeitando-a do meio. Ela poderia ter sido expulsa de Nashville naquele período, mas o sucesso que seu crossover obteve, fizeram aqueles mesmos críticos se calarem.
4 – Leopard Print
O que hoje parece ser peça indispensável do guarda-roupas feminino, se tornou a marca registrada de Shania Twain. O figurino todo feito em estampa de leopardo usado em seu vídeo de “That Don’t Impress Me Much” até hoje, chama a atenção. A cantora chegou a refazer o look icônico para sua residência em Las Vegas, realizada entre 2012 e 2014. O original? Está muito bem guardado, esperando um possível retorno à ativa (que só ela decidirá se irá acontecer).
5 – Barriga
A bela – e magra – barriga de Shania está presente desde o primeiro vídeo de Shania, o que chamou ainda mais atenção. Seja no palco, nos vídeos ou em programas de TV e premiações, a cantora sempre deu um jeitinho de mostrar o chamativo umbigo.
“Muitas pessoas mostram a barriga, não sei porque o meu chama tanto a atenção”, disse a cantora em um especial para o canal VH1 em 1999, será por que você foi a primeira artista country feminina a fazer isso, Shania?
É de fato, inumerável os feitos e as contribuições de Shania Twain para a indústria da música e da moda. Mas indo além das vendagens e recordes quebrados, a cantora jamais se arrepende das marcas que deixou.
“Se cada um se sente bem com o que faz, então está certo. Eu me sentiria horrível ao ter de olhar pra trás e me arrepender de algo que tenha feito.”
Por Diego Brambilla – Portal Shania Twain