Criatividade e rigor técnico são algumas das principais características do Ballet de Santiago, que tem a consagrada bailarina Marcia Haydée como sua diretora criativa desde 2004. A companhia é um exemplo bem-sucedido de parcerias com os mais criativos coreógrafos de nosso tempo, construindo espetáculos que fazem do Ballet de Santiago atualmente uma das companhias mais conceituadas do mundo.
Na turnê brasileira, que deu início em São Paulo, no dia 17 de julho, eles apresentaram Zorba, O Grego, a história do aventureiro que conquistou milhões de espectadores ao redor do mundo e foi imortalizado no cinema por Anthony Quinn.
O Ballet de Santiago se apresentou em São Paulo, entre os dias 15 e 17 de julho, no Teatro Alfa, em Belo Horizonte, no dia 19, no Palácio das Artes, e no Rio de Janeiro, entre 22 e 24 de julho, no Theatro Municipal. Agora, será a vez do sul do país conferir Zorba, O Grego e a companhia segue para Curitiba e Porto Alegre, nos dias 27 e 29 de julho, no Teatro Guaíra e no Oi Araújo Vianna, respectivamente.
A história de Zorba, O Grego é baseada no romance de Nikos Kazantzakis e o balé é considerado uma obra-prima da companhia chilena, que ganhou força e impacto visual nesta montagem, com música de Mikis Theodorakis. A coreografia de Lorca Massine mescla o clássico com outros estilos, em uma proposta contemporânea e arrojada. O cenário e o figurino são de Jorge Gallardo, que tem reconhecida trajetória internacional.
Levar o clássico para os palcos é um desafio que o Ballet de Santiago cumpre de forma irretocável, contagiando o público do início ao fim. Entre os principais bailarinos, estarão na turnê Rodrigo Guzman Yacsich, Emanuel Alarcón Lucas e Natalia Berríos Fuentes, além dos brasileiras Andreza Delgado Randisek, Michelle Bittencourt e Lara Gonçalves Costa.
A apresentação do dia 24 de julho, no Rio de Janeiro, faz parte da Temporada Dell’Arte de Dança – Rio de Janeiro 2016. Tornando-se assinante da temporada, o espectador garante assento reservado durante toda a temporada, 50% de desconto no valor dos ingressos (mais informações no “serviço” abaixo), prioridade na compra de outros eventos da Dell’Arte e as revistas “Programa” de todos os espetáculos.Confira todos os espetáculos da temporada 2016.
A Temporada Dell’Arte de Dança 2016 faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos, exposições e grandes musicais.
O Ballet de Santiago
Em 1959, a Câmara Municipal de Santiago convidou o Ballet de Arte Moderna (BAM) a se integrar com uma companhia residente do Teatro Municipal de Santiago, entregando as salas de ensaio com o compromisso de colaborar com a ópera. O BAM havia sido criado pelo ex-membro do Ballet Nacional do Chile, Octavio Cintolesi, que, em seu retorno da Europa no ano anterior, reuniu bailarinos de várias companhias já existentes. A empresa continuou a se desenvolver e, com o passar dos anos e o papel que o grupo artístico alcançou, teve seu nome alterado para Ballet de Santiago.
Em fevereiro de 1982, Iván Nagye sua esposa, Marilyn Burr, assumiram a direção artística da companhia e estabeleceram metas ambiciosas que, uma vez alcançadas, elevaram o Ballet de Santiago a uma categoria internacional. Nagy elevou o nível técnico dos integrantes, incorporou novos bailarinos à companhia, especialmente da América do Sul, convidou professores de padrão internacional para dar aulas e ampliou o repertório com a participação de diferentes coreógrafos, tais como John Cranko, Ben Stevenson, Ronald Hynd, Kenneth MacMillan, George Balanchine, Luc de Layress, André Prokovsky, Hilda Riveros, Jaime Pinto, David Parsons, Robert North, Trey McIntyre, Glen Tetley, Marcia Haydée e Jerome Robbins, entre outros.
Ao longo dos anos, vários artistas nacionais e internacionais também foram responsáveis pela direção do corpo artístico, como Imre Dosza, Denis Poole, Luz Lorca e Marcia Haydée, para citar alguns.
Entre 2000 e 2003, o colombiano Ricardo Bustamante foi o diretor do Ballet de Santiago. Sob sua gestão, a companhia lançou, no Chile e na América Latina, obras como Manon, de Kenneth MacMillan, um drama de grande sucesso de público e crítica, e Sonho de uma Noite de Verão, de George Balanchine.
Algumas estrelas da dança internacional já se apresentaram com o Ballet de Santiago, como Dame Margot Fonteyn, Natalia Makarova, Julie Kent, Fernando Bujones, Valentina e Leonid Kozlov, Alexander Godunov, Marianna Tcherkassky, Eva Evdokimova, Marcia Haydée, Richard Cragun, Tamas Detrich, Maximiliano Guerra, Agnes Oaks, Thomas Edur, Paloma Herrera, Carlos Acosta, José Manuel Carreño, Julio Bocca, Nina Ananiashvili e Svtelana Zakharova, entre outros.
A companhia é responsável pela temporada oficial de balé no Teatro Municipal de Santiago. Além disso, também cumpre um compromisso paralelo na temporada do Teatro Municipal da cidade de Viña del Mar.
Seu compromisso com o paísleva a companhiaa se apresentar uma vez por ano em algumas das regiões mais importantes do Chile, em suas tradicionais turnês nacionais. Desta forma, cumpre a sua extensa missão com uma média de cem apresentações por ano, tanto na capital quanto nas províncias.
Em suas turnês no exterior, que já passarampelos Estados Unidos, Uruguai, Peru, Argentina, Espanha, Hungria, Alemanha, Itália, Brasil, México, Colômbia e China, o Balletganhou reconhecimento da crítica especializada, que o destacou como a melhor companhia de balé na América Latina.
Em 2004, quem assumiu a direção artística do Ballet de Santiago foi a brasileira Marcia Haydée, uma das mais importantes personalidades da dança do século XX, que já havia ocupado essa posição em 1993 e 1994, além de ter sido bailarina principal e diretorado Balé de Stuttgart por 26 anos. Marcia Haydée continua até hoje no cargo e, em sua gestão, a companhia já realizou turnês dentro e fora do Chile e também lançou importantes obras de balé clássico.
Atualmente, a companhia apresenta entre cinco e seis títulos a cada ano, como parte da temporada de balé, incluindo diversas estreias e novas coreografias, sendo a única companhia de baléclássico profissional do Chile.
Este evento é realizado pela empresa DELL’ARTE SOLUÇÕES CULTURAIS, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com as empresas responsáveis por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.