Apaixonado confesso pelo Brasil desde sua primeira vinda ao país há mais de duas décadas, um dos grandes nomes da dança contemporânea, o coreógrafo norteamericano David Parsons já está de volta ao Rio de Janeiro, onde acompanha a montagem de um programa dedicado a sua obra pelo Ballet do Theatro Municipal.
Ele assina as seis coreografias do espetáculo ‘Parsons’, que estreia em 17 de julho no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, em curta temporada.
No palco, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o bailarino convidado Miguel Quiñonesinterpretarão seis dos mais representativos trabalhos do coreógrafo. Desde o eletrizante solo ‘Caught’, de 1982, ao inédito ‘Nessun Dorma’ (2009) – duo criado especialmente para Ana Botafogo, que dançará com Andrea Volpintesta, recém-chegado do La Scala de Milão e convidado a integrar o balé na condição de bailarino principal. ‘Hand Dance’ (2003), ‘Swing Shift’ (2003) e ‘Wolfgang’ (2005) completam o programa ao lado de ‘Nascimento Novo’ (2006), segundo trabalho de Parsons criado com música de MiltonNascimento.
“Uma das principais qualidades do Ballet do TMRJ, além do apuro técnico, é a diversidade do seu repertório, que inclui desde grandes obras do balé clássico até peças criadas pelos expoentes da dança contemporânea”, destaca a presidente da Fundação TMRJ, Carla Camurati. “Este é o resultado do somatório de esforços, não apenas no âmbito governamental, mas também por parte dos patronos do TMRJ – BNDES, Eletrobrás, Rede Globo, Petrobras, Embratel e Vale – que ajudaram a viabilizar tanto a reforma quanto a programação da casa”, destaca.
O ex-bailarino e coreógrafo David Parsons veio ao Brasil especialmente para acompanhar e supervisionar o trabalho, que reúne criações suas de 1982 a 2009: “São coreografias representativas da minha obra. Será um imenso prazer e uma honra vê-las no palco interpretadas por uma companhia brasileira do porte do Ballet do Theatro Municipal”, afirma Parsons. “O que mais me impressionou foi a facilidade com que assimilaram todo o programa em tão pouco tempo. Isso é uma qualidade rara”, impressiona-se.
Para Ana Botafogo, Parsons criou especialmente o duo ‘Nessun Dorma’: “Sempre fui fã dos balés dinâmicos de David Parsons mas sempre estive na platéia. É uma grande alegria poder estar agora no palco dançando uma coreografia sua”, diz Ana.
Diretor do Ballet do TMRJ, Hélio Bejani enfatiza a importância do espetáculo: “Com coreografias tecnicamente precisas, dinâmicas e esteticamente bem construídas, David Parsons traz a possibilidade de mostrarmos toda a versatilidade e talento de nossa Cia, também na dança contemporânea. Com inteligência e grande riqueza de vocabulário coreográfico, Parsons explora, acima de tudo, a questão humana do bailarino. Sem fazer uso de cenários, apenas com uma bela e eficaz iluminação, ele valoriza o talento do artista em cena, através de movimentos cheios de energia e emoção”.
David Parsons
Bailarino, coreógrafo, professor, diretor e produtor de dança, o norteamericano David Parsons, nascido em Chicago e radicado em Nova Iorque, é um dos grandes nomes do balé contemporâneo. Foi bailarino principal da Paul Taylor Dance Company entre 1978 e 1987, dançando papéis especialmente criados para ele em trabalhos como ‘Last Look’, ‘Ardent Court’ e ‘Roses’.
Parsons também se apresentou como convidado na Ópera de Berlim, Momix, New York City Ballet, White Oak Dance Project, entre outras prestigiosas companhias. Em 1987, fundou a companhia que leva seu nome e criou mais de 70 obras, muitas das quais sob encomenda para companhias como o American Ballet Theatre, New York City Ballet, Alvin Ailey American Dance Theater, Paul Taylor Dance Company, o American Dance Festival, Festival de Dança Jacob Pillow, Festival de Spoleto e do Het Muziektheater de Amsterdam.
Sua obra foi interpretada pelo Ballet da Ópera de Paris, Teatro de Dança da Holanda, English National Ballet, Batsheva Dance Company, Hubbard Street Dance Company, entre outras companhias. É também reconhecido por seus esforços para a promoção da educação através da dança. Administrou oito edições do Festival de Dança de Fort Myers, na Flórida, levando bailarinos famosos a trabalharem com estudantes de dança de todos os níveis.
Em 1999, recebeu o prêmio ‘National Artist’, da Universidade do Arizona, por seu trabalho com jovens. Por ‘Aeros’, produção criada para a Federação Romena de Ginástica, ganhou o Prêmio Americano de Coreografia 2001 e no ano anterior o Dance Magazine 2000.
Miguel Quiñones (bailarino convidado)
Nascido em Jamaica, Queens, Nova Iorque, e criado em Miami, Florida, Miguel começou seus estudos de dança com apenas sete anos, com Ruth Weisen, no Conservatório de Miami. Passou ainda pelo Dance Theatre of Harlem e Joe Michaels Dance Studio, onde estudou com Barbara Delgado.
Quiñones trabalhou com coreógrafos como Michael Uhtoff, Jennifer Muller e Donald McKayle e interpretou trabalhos assinados por Robert Battle, Jose Limon, Peter London e Freddick Bratcher. Quiñones integra a Parsons Dance desde julho de 2005, dois meses depois de diplomar-se em Fine Arts in Dance, na New World College.
Andrea Volpintesta (bailarino convidado)
O italiano iniciou seus estudos de dança em Cosenza, onde nasceu em 1976. Em 1994 e 1995, venceu o concurso ‘Scarpetta D’oro’, em Montecarlo, e foi premiado no Concurso Internacional de dança da cidade de Rietti. Desde 1997, atua no Balé do Teatro Scala de Milão como solista e primeiro bailarino, onde desenvolveu repertório de obras como Giselle, Ondine, Romeu e Julieta, Onegin, The Cage, A bela adormecida, Don Quixote e O Lago dos Cisnes, entre outros. Ao lado de Sabrina Brazzo, dançou Carmen, de Roland Petit, no Scalla de Milão, e Aida, de Zeffirelli, na The Israeli Opera, de Tel Aviv, e NHK, de Tóquio, entre outras produções.
As Coreografias
WOLFGANG
Uma demonstração feérica de movimentos, “Wolfgang” coloca lado a lado a música clássica de Mozart com a linguagem moderna de Parsons. A coreografia destaca a técnica e a musicalidade dos dançarinos, ao mostrar que os inúmeros movimentos que se multiplicam sem interrupção por toda a música parecem fluir sem qualquer esforço.
HAND DANCE
Este trabalho alegre e “brincalhão”, feito sobre a música vibrante de Kenji, é caracterizado por dez “mãos” que decidem tomar vida própria. Imaginativo e divertido, “Hand Dance” tem sempre um enorme impacto sobre as audiências, que morrem de rir e pedem por mais.
NESSUN DORMA
Esta coreografia, feita especialmente para a bailarina Ana Botafogo apresentar na temporada, foi pinçada de uma parte da ópera rock “Remember Me”, estrelada pela Parsons Dance e pelos vocalistas e músicos da East Village Opera Company
CAUGHT
Solo que será interpretado por Miguel Quiñones, o trabalho foi definido pela crítica como ‘uma das grandes peças dos últimos tempos’. O uso da luz estroboscópica reforça a coreografia vigorosa de Parsons, dando a impressão de que o dançarino desafia a gravidade e voa sobre o palco.
NASCIMENTO NOVO
Muitos anos após sua primeira parceria com Milton Nascimento, Parsons voltou a criar, em 2006, a partir da música do compositor brasileiro, que classifica como ‘hipnotizante e exótica’. Utilizando a percussão como base para a coreografia, Parsons explorou temas como a sensualidade, o senso de comunidade e acima de tudo a impactante coesão do grupo no palco.
SWING SHIFT
Essa coreografia trata das diversas viagens e descobertas que todos temos que fazer durante nossas vidas e a análise e descobrimento interior que cada ser humano desenvolve com suas investigações e questionamentos.
SERVIÇO
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Ballet do Theatro Municipal
Programa: ‘Parsons’
‘Wolfgang’ (2005) – 16’35
Coreografia: David Parsons
Desenho de luz: Howell Binkley
Música: Wolfgang Amadeus Mozart
Figurinos: David Murin
Com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
‘Hand Dance’ (2003) – 5’20
Coreografia: David Parsons
Música: Kenji Bunch
Com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
‘Nessun Dorma’ (2009) – 4’30
Direção e coreografia: David Parsons
Desenho de luz: Howell Binkley
Música: Giacomo Puccini interpretada e arranjada pela East Village Opera Company
Duo com Ana Botafogo e Andrea Volpintesta (bailarino convidado)
‘Caught’ (1982) – 5’25
Coreografia: David Parsons
Concepção e desenho de luz: David Parsons
Música: Robert Fripp
Solo de Miguel Quiñones (bailarino convidado)
‘Nascimento Novo’ (2006) – 16’
Coreografia: David Parsons
Desenho de luz: Howell Binkley
Música: Milton Nascimento
Com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
‘Swing Shift’ (2003) – 21’35
Coreografia: David Parsons
Música: Kenji Bunch
Desenho de luz: Howell Binkley
Figurinos: Mia McSwain
Com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Solo: Cláudia Mota / Márcia Jaqueline
Diretor do Ballet do TMRJ: Hélio Bejani
Dias 17, 20, 21, 22, 24 e 25 de julho às 20h e 18 de julho às 17h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/nº – Centro
Preços:
Plateia e balcão nobre – R$ 84,00
Balcão superior – R$ 60,00
Galeria – R$ 25,00
Frisas e camarotes – R$ 84,00 (por assento)
Desconto de 50% para estudantes e idosos
Classificação etária: Livre
Duração: 100 minutos (um intervalo)
Informações: (21) 2332-9191 / 2332-9005
Ticketronic: 21 3344-5500 ou site www.ticketronic.com.br
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