zoom

“Bios. Vidas Que Marcaram a Sua”, do Nat Geo, conta a história inspiradora de Mauricio de Sousa além dos gibis


Feche os olhos e lembre da sua infância. Tente recordar das principais referências que traz daquela época, do que te marcou por toda a vida. A Turma da Mônica apareceu entre as lembranças? Pois saiba que não está sozinho!

Foi pensando na importância que Mauricio de Sousa e seus personagens icônicos têm para os brasileiros que o canal National Geographic escolheu o artista para ser o primeiro biografado nacional pelo programa documental “Bios. Vidas que marcaram a sua”.

Em uma hora e meia, o público poderá conhecer um pouco mais sobre o artista além das páginas dos gibis. Acompanhado por Fabio Porchat, apresentador do programa, Mauricio de Sousa percorre importantes lugares da sua vida, desde a casa em que viveu com a família na infância em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, passando pela redação do jornal Folha de S. Paulo, onde emplacou as primeiras tirinhas, até a sede da Mauricio de Sousa Produções.

No documentário, ficamos sabendo sobre os altos e baixos da vida de Mauricio, suas inspirações e sobre como ele encontrou o nicho infantil e se tornou um grande ídolo nacional – já parou para pensar que muitos pequenos foram (e ainda são) alfabetizados e introduzidos no mundo da leitura pelos gibis da Turma? Isso há quatro gerações!

O documentário conta com as participações dos filhos e familiares de Mauricio, além de funcionários, amigos e a presença especial de Xuxa. Os depoimentos são interessantes por mostrarem mais do Mauricio pai, marido e chefe, quebrando a mística do ídolo no pedestal. E por mostrar esse lado humano, o programa é inspirador e deixa a mensagem da importância de confiar nos sonhos e não desistir apesar das turbulências. A semelhança com “Lua de Cristal” é pura coincidência.

O formato já tinha edições feitas na América Latina, com os biografados Charly García, Gustavo Cerati e Alex Lora. Mauricio dá início à versão brasileira do programa.

Em encontro com a imprensa para a primeira exibição do documentário, na segunda-feira (01/04) em São Paulo, Mauricio deixou escapar que mais filmes estão por vir – “Turma da Mônica: Laços” estreia em 27 de junho – e que o foco da empresa agora está na internacionalização. “Não vou parar por aqui”, disse o artista, de 83 anos. Ainda bem!

Bios. Vidas que marcaram a sua” estreia no próximo sábado (13/04) às 21h, no National Geographic, com transmissão simultânea no aplicativo Nat Geo.

Por Balde de Pipoca


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.