Depois de ter tido sua turnê mundial cancelada e seu novo disco adiado, o Bon Jovi anunciou hoje que “2020” será oficialmente lançado no próximo dia 2 de outubro, pela Island Records. A banda também lançou o single “Do What You Can”.
“2020” estava programado para ser lançado em 15 de maio. Mas, junto com todo o mundo, Bon Jovi se viu inesperadamente no meio de uma pandemia que alterou o mundo, seguida rapidamente pelos eventos surpreendentes da morte de George Floyd e o movimento nacional pela igualdade racial. Ele sabia que havia ainda mais a dizer sobre “2020”. Compondo no estúdio de sua casa, duas novas músicas nasceram: “American Reckoning” e “Do What You Can” abrangem esses eventos e se tornaram parte do conjunto da obra deste álbum.
“Eu sou uma testemunha da história. Acredito que o maior presente de um artista é a capacidade de usar sua voz para falar sobre questões que nos sensibilizam e comovem”, declarou Jon Bon Jovi.
Conhecido por seu extenso trabalho filantrópico, Jon passou as semanas iniciais da quarentena ajudando a alimentar pessoas necessitadas em seu restaurante comunitário JBJ Soul Kitchen, em Red Bank, New Jersey. Chamando a si mesmo de “o lavador de pratos do hall da fama”, Jon foi capturado por sua esposa, Dorothea em uma foto que mais tarde foi postada nas redes sociais com a legenda “Se não puder fazer o que você faz … Faça o que você pode” (“If You Can’t Do What You Do… Do What You Can”). A mente do compositor entrou imediatamente em ação e uma música completa foi criada no dia seguinte. No espírito de união que encarnava os primeiros dias da quarentena, em vez de lançar a música completa, Jon pediu aos fãs que “escrevessem seu verso” e contassem sua história. Jon cantou o primeiro verso e o refrão e passou a receber milhares de versos criados por fãs, comoventes e emocionantes, em uma avalanche de respostas através das redes sociais da banda, sob a hashtag #DoWhatYouCan (#FaçaOQuePuder).
“Nenhuma banda despertou mais empatia, articulou os sentimentos de incerteza e confortou os fãs com tanta tranquilidade do que os roqueiros de Jersey nas primeiras semanas da epidemia”, disse o USA Today .
Por A. Dayrell